Como evitar o mau cheiro na vagina
Existem vários fatores que podem provocar mau cheiro na zona genital feminina. Entre eles estão as infecções como a candidíase, doenças sexualmente transmissíveis como a tricomoníase, falta de higiene adequada ou uso de roupas demasiado justas. Existem várias formas de controlar o mau cheiro mas é essencial consultar um ginecologista especialmente se apresentar outros sintomas como coceira, corrimento de cor forte ou ardor na área vaginal. Se gostaria de saber como evitar o mau cheiro na vagina e acabar com este problema constrangedor, continue lendo esse artigo do umComo.
Passos a seguir:
Higiene
Para evitar o mau cheiro na vagina, a mulher deve fazer uma higiene correta da zona íntima. Uma higienização insuficiente faz com que o suor e as secreções vaginais se acumulem na zona, favorecendo a proliferação de bactérias que podem provocar coceira e outros problemas da flora vaginal. Para evitar que isto aconteça, lave bem todas dobras durante o banho.
É muito importante usar um sabonete neutro ou próprio para uso vaginal, de forma a manter o pH da vagina.
A higiene excessiva também pode provocar mau cheiro e criar um ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias e fungos, causando doenças. Os pelos e as secreções vaginais são essenciais para proteger a zona, pelo que não deve ser feita uma higiene excessiva. Duas lavagens por dia (incluindo o banho diário) são suficientes para manter a zona limpa.
As duchas vaginais devem ser evitadas, pois a lavagem interna da vagina altera toda a região, podendo até criar pequenas lesões internas. Lave a vagina apenas por fora para que ela se autorregule no interior.
Dica: Saiba como manter uma boa higiene íntima feminina, lendo as dicas desse artigo.
Roupa íntima
Algumas calcinhas podem estar promovendo o mau cheiro da sua vagina. Prefira calcinhas 100% algodão a materiais como renda, lycra ou materiais sintéticos. Os demais materiais não favorecem a transpiração da zona vaginal, podendo criar maus odores.
Evite cuecas fio dental no dia a dia, para que as bactérias na zona do ânus não sejam transferidas para a área vaginal causando infecções.
Incontinência
Se tem pequenos escapes de urina, esse pode ser o problema que está causando o mau odor vaginal. Se sofre de vazamentos, mesmo que muito pequenos, troque de calcinha sempre que isso acontece e seque bem a vulva.
Excesso de peso
O excesso de peso pode provocar mau cheiro na zona vaginal, uma vez que as pequenas dobras na pele pode estar acumulando sujeira e bactérias. Para evitar essa situação, lave a zona com cuidado, use uma toalha para secar e, após o banho, prefira esperar algum tempo antes de vestir a roupa.
Roupas justas
Os tecidos muito justos impedem que a zona respire. Além das calcinhas de algodão, opte por peças largas e, de preferência, de algodão. Calças ou shorts muito justos também devem ser evitados.
Absorventes diários
Os absorventes diários abafam a área vaginal. Prefira usar estes produtos apenas na altura da menstruação de forma a promover a circulação de ar na zona.
Sugestão: Por que sinto ardência quando transo?
Banhos de assento
Uma das formas de evitar o mau cheiro na vagina é fazer banhos de assento regulares com produtos naturais.
Os banhos de assento com água morna e vinagre de maçã, um dos maiores antibacterianos naturais, ajudam a eliminar o mau cheiro na zona vaginal e a combater infeções na zona íntima. Encha meia banheira e adicione três xícaras de vinagre de maçã. Sente nessa mistura por 20 minutos e tome um banho normal de seguida.
Dica: Saiba como fazer banho de assento, acessando esse artigo.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o mau cheiro na vagina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.