menu
Partilhar

Como hidratar o couro cabeludo

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como hidratar o couro cabeludo

As mudanças de temperatura drásticas, o frio do inverno, o uso de produtos inadequados para o cabelo e fatores internos, como as mudanças hormonais ou a falta de hidratação, podem conduzir a um problema muito comum: couro cabeludo ressecado. Este problema causa secura, coceira e irritação, afetando também a aparência saudável do cabelo.

Prevenir que esta zona delicada perca sua hidratação é possível. Mas o que acontece quando já está seco? Também existem boas opções para devolver a hidratação perdida, por isso no umComo.com.br explicamos-lhe como hidratar o couro cabeludo e conseguir que esteja novamente saudável.

Também lhe pode interessar: Como tratar a psoríase do couro cabeludo

Antes de mais nada, faça mudanças importantes

Ainda que nem sempre possamos controlar as condições que costumam produzir a secura do couro cabeludo, como o frio ou as mudanças de temperatura, podemos sim escolher o tipo de cuidado que damos ao nosso cabelo e reduzir ao mínimo a possibilidade de que esta zona resseque.

Se for propensa a sofrer deste problema saiba que não vale usar qualquer xampu do mercado; deve optar por um que hidrate profundamente, que seja suave e amável com a sua pele e cabelo, caso contrário o problema sempre voltará. Os xampus com ingredientes como a ureia ou os produtos contra a caspa podem ser excelentes aliados para você. Além disso, é importante aplicar condicionador e máscaras também no couro cabeludo e massagear a zona com as pontas dos seus dedos; lembre que devido à secura esta área requer hidratação.

Retirar muito bem o xampu e condicionador durante o banho é igualmente importante, pois impedirá que os resíduos se armazenem nos poros capilares obstruindo e ocasionando irritação. É igualmente importante lavar o seu cabelo com água morna ou fria, pois a quente incrementa a irritação e secura.

Também deve saber que muitos cremes para pentear e produtos de acabamento são responsáveis pela falta de hidratação desta zona, por isso é importante optar por produtos com ingredientes delicados que ajudem principalmente a manter a manter a umidade natural. Para terminar, evite as altas temperaturas ao secar o seu cabelo, pois isso aumenta ainda mais a falta de hidratação. Deve usar sempre o secador à temperatura média e evitar o calor extremo na zona.

Como hidratar o couro cabeludo - Antes de mais nada, faça mudanças importantes

Óleo naturais para hidratar o couro cabeludo

Uma das formas mais simples e eficazes de hidratar o couro cabeludo é usando azeites naturais. Estes produtos são eficazes, econômicos e muitos deles estão presentes em nossos lares.

As alternativas mais recomendáveis são:

  • Azeite de oliva
  • Óleo de amêndoas
  • Óleo de argan
  • Óleo de árvore de chá

Modo de utilização

A aplicação destes azeites é similar em todos os casos e com ¼ de xícara de produto basta. A recomendação é aproveitar para realizar uma máscara integral tanto para o couro cabeludo como para o cabelo, deste modo o nutriremos completamente. No caso do óleo de árvore de chá deverá acrescentar apenas 3 gotas em uma xícara com outro óleo natural de sua preferência.

Penteie bem seu cabelo; depois, com as suas mãos aplique o óleo escolhido no couro cabeludo insistindo nas zonas mais secas, depois pode aplicar da metade do cabelo para baixo, evitando as raízes. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos seus dedos por 5 minutos, depois coloque uma touca de banho e aplique calor com o secador por 5 a 10 minutos. Ele abrirá os folículos e poros, permitindo que o produto penetre e hidrate melhor.

Deixe a máscara atuar por 30 minutos e depois retire lavando o seu cabelo como de costume. Pode aplicar uma vez por semana.

Como hidratar o couro cabeludo - Óleo naturais para hidratar o couro cabeludo

Máscara de mel e azeite de oliva

O azeite de oliva por si só é uma alternativa hidratante muito potente, mas se quiser conseguir um efeito ainda mais profundo, combinar com o mel é uma ótima opção. Este produto é um poderoso hidratante natural, incrementa a suavidade do cabelo, possui um efeito de limpeza e faz com que o cabelo fique mais brilhante, por isso, convém provar.

Para fazer esta máscara você precisa de:

  • 2 colheradas de azeite de oliva
  • 1 colherada de mel

Para começar, esquente um pouco o mel; deste modo será mais fácil de aplicar no cabelo. Depois de quente, incorpore o azeite de oliva e misture até que pareça homogêneo; depois aplique no couro cabeludo e no resto do cabelo como faria com qualquer xampu. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos por minutos, depois coloque uma touca de banho e deixe atuar por mais 10 minutos.

Retire lavando seu cabelo com normalidade; pode aplicar esta máscara para hidratar o couro cabeludo uma vez por semana.

Como hidratar o couro cabeludo - Máscara de mel e azeite de oliva

Vinagre de maçã para limpar o couro cabeludo

Além de hidratar seu couro cabeludo usando um bom condicionar ou máscara comercial, ou optando pelos azeites ou máscara mencionados anteriormente, também é importante favorecer a limpeza da zona, eliminar os resíduos acumulados nos poros e reduzir a presença de crostas que muitas vezes se formam devido à secura desta zona. Para tudo isso o vinagre de maçã é uma excelente alternativa.

Para usá-lo deverá misturar em iguais proporções vinagre de maçã e água; coloque a mistura em um pulverizador e aplique, com o cabelo úmido, no couro cabeludo, massageando suavemente com as pontas dos dedos. Deixe atuar por 20 minutos e depois lave seu cabelo com água, de preferência morna ou fria.

Como hidratar o couro cabeludo - Vinagre de maçã para limpar o couro cabeludo

Melhore sua dieta

Além de aplicar produtos para hidratar localmente, é importante otimizar a sua alimentação para conseguir que o seu corpo esteja adequadamente hidratado sempre, por isso recomendamos:

  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia para garantir que o seu corpo e inclusive seu couro cabeludo tenham sempre a quantidade de líquido necessária.
  • Consumir alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 como os peixes azuis, que trazem gorduras benéficas e naturais para o nosso organismo.
  • Incorporar ingredientes ricos em vitamina E, como os frutos secos ou os óleo vegetais também é conveniente, pois ajudará a nutrir adequadamente a pele, incluindo a delicada zona do couro cabeludo.
  • Lembre que isso não significa que deva consumir mais alimentos ricos em gorduras nocivas, que podem afetar a sua saúde, como é o caso das frituras, dos salgadinhos, etc.
Como hidratar o couro cabeludo - Melhore sua dieta

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como hidratar o couro cabeludo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Elisa Pereira Branco
Percebo que após lavar os cabelos, passo condicionador, ocorre uma queda acentuada de cabelos.Seria o condicionador?
A sua avaliação:
Maria Antonieta Lisboa
Adorei esta dica, Eu tenho o meu cabelo muito seco, acho que é derivado as tintas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! As tintas podem deixar o cabelo muito seco sim, tem que usar com moderação e hidratar muito. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como hidratar o couro cabeludo
1 de 6
Como hidratar o couro cabeludo

Voltar ao topo da página