Prevenção de infeções urinárias

Como interpretar exame de urina

Como interpretar exame de urina
Imagem: estilo.br.msn.com

Um dos exames mais solicitados em um laboratório de analises clínicas é o exame de urina. Trata-se de uma avaliação quantitativa dos componentes químicos que podem aparecer na urina de um indivíduo. Se você quer mais informações sobre como interpretar exame de urina, nós em UmComo.com.br preparamos esse post para você!

Índice

  1. As fases da análise de urina
  2. Tipos de exame de urina
  3. O que é analisado no exame de urina
  4. Outros dados

As fases da análise de urina

A análise da urina é feita em 3 fases:

  • Analise física: onde é analisada a cor, o aspecto e a turveis da amostra.
  • Análise química: dosagem das substâncias químicas da amostra, através da fita.
  • Análise microscópica: essa é uma fase confirmatória para quantificar e qualificar as células presentes na amostra, e também medir a turves da amostra.

Tipos de exame de urina

  • O exame de urina de 24 horas: que dosa a quantidade de proteína na urina de uma forma mais precisa.
  • Urocultura: para fazer diagnostico de doenças infecciosas, identifica as bactérias causadoras da patologia e também servem para indicar o melhor antibiótico a ser tomado pelo paciente (através do antibiograma)
  • Exame de urina simples (EAS): nele é dosado o ph da urina para que associado á outros componentes que possam estar alterados, possa ser feita a conclusão final do laudo.

O que é analisado no exame de urina

  • Glicose: observar a presença de glicose na urina também é parte fundamental do EAS., se tiver superior a 210 mg/dl significa que o paciente esta com alguma alteração. Glicose na urina pode significar gravidez, diabetes, e também algum distúrbio dos túbulos renais.
  • Corpos cetonicos: quando estão presentes podem significar que o corpo esta com dificuldades de fazer a metabolização correta de glicose, aparece com muita freqüência em diabéticos ou pessoas que prática a dietas e regimes. Também pode aparecer em doenças agudas, febres e distúrbios dos hormônios da tireóide. Em um individuo normal e saudável não deve apresentar cetonas na urina.
  • Bilirrubina: quando alterados pode indicar doenças no fígado ou pode resultar da destruição das hemácias. Em indivíduos normais deve estar ausente na urina.
  • Nitritos: são visualizados só quando á bactérias na urina, pois são elas que são capazes de transformar nitrato em nitrito. Se presente, indica infecção urinária.
  • Leucócitos: Uma urina purulenta sempre apresentará leucócitos, eles indicam um processo inflamatório, traumas, ou até mesmo podem aparecer se o individuo estiver fazendo uso de algum medicamente ou substancia irritante. O valor normal é inferior a 10.000. Para analisá-lo deve-se fazer uma analise microscópica e contar 5 células por campo.
  • Cristais: existe uma enorme gama de cristais que podem aparecer na urina. Alguns deles não têm importância clínica como: oxalato de cálcio, fosfato de cálcio e urato amorfos, e muitas vezes são mal interpretados. Os cristais que realmente podem ser conseqüência de distúrbios patológicos são: Cristais de cistina: aparecem na cistinúria Cristais de fosfato triplo: urina alcalina. A urina fica alcalinizada com a presença de bactérias Proteus ou Klebsiella. Cristais de tirosina: tirosinemia Cristais de bilirrubina: complicações hepáticas Cristais de colesterol: perda de proteína na urina.Cristais de ácido úrico: indicam gota e neoplasias: como linfoma e leucemia.
  • Densidade: indica a quantidade de água e sais minerais na urina.
  • Proteína: Não deve estar presente na urina quando aparece indicam complicações renais, desidratação, estresse emocional, infecção ou febre.
  • Hemácias na urina: indivíduos normais apresentam números baixíssimos de hemácias, um número alto de hemácias na urina pode indicar hematúria, infecção, pedra nos rins, hemorragias, glomerolonefrite, e etc.

Outros dados

Lembre-se que você sempre deve procurar um médico para ter diagnósticos precisos, não se automedique! Se você quer mais informações sobre outros exames, aqui temos informações sobre hemogramas e aqui sobre o que é pedido em exames de sangue. Qualquer dúvida, deixe um comentário, será um prazer lhe ajudar!

Sugestão: Posso ter relações antes de um exame de urina?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como interpretar exame de urina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Edmilson Xavier Cavoto
obrigado.
ALINE CONCEIÇÃO MELO
tenho 17 anos .tive um descontrole mestruei por 30 dias e tive muintas dores fis um exame de urina que o medico solicitou ,me passou dois remedios segui corretamente a mestruação regularizou e as dores pararão fas dois meses e depois disso comecei a porde o apetiti e estou emagrecendo muinto estou com medo de ser algo grave .gostaria de saber outra opinião sobre o resultado do meu axame
Rosana Dias Damasio de Aguiar
Olá ! Boa tarde! meu irmão tem 44 anos e fez o exame de urina 24 h.. O resultado foi de 348,0 mg/dl Meu pai que ja é falecido..fez hemodialise durante 8 anos..... Gostaria de saber se este resultado indica alguma doença renal cronica ....Grata
Leocádia C. de Camargo
Sinto sempre vontade de urinar mas muitas vezes não sai nada.gostaria de saber o porque.tenho um pequeno cisto no rin o medico urologista disse pra não me preocupa que não e nada grave.Mas penso que esse problema de retenção da urina pode ser do cisto no rin.
RUI ALFREDO
sera que um paciente com herpes tipo2 precisa fazer exame de urina?
Imagem: estilo.br.msn.com
Como interpretar exame de urina