Outros Infecções urinárias

O que fazer quando a urina está espumando

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 31 outubro 2023
O que fazer quando a urina está espumando

Com saúde não se brinca. O nosso corpo é muito complexo e nos dá vários sinais de como está o seu funcionamento. Se algo vai mal, o organismo indica. Como o corpo está programado para atender às nossas diversas necessidades, se há algum perigo, ele emitirá algum tipo de alerta para nos avisar que algo não vai bem.

Alterações na urina são alguns desses alertas. O aspecto, a cor e o cheiro da urina são ótimos indicadores de doenças. Por isso, é tão comum os médicos solicitarem exames de urina a seus pacientes. Uma urina com aspecto de normalidade é estéril, com vago cheiro e de cor amarelo claro.

Mas como sabemos quando estamos com uma urina normal e quando há sinal de alerta? Em algumas situações o nosso xixi fica com bolhinhas, como se fosse espuma. Nesse caso, o que fazer quando a urina está espumando? Neste artigo de umComo te explicaremos o que isso pode significar e que atitudes você deve tomar.

Também lhe pode interessar: Urina turva, o que pode ser?

Índice

  1. Urina com espuma: o que pode ser
  2. Espuma na urina é diabetes?
  3. Urina com espuma pode ser gravidez?
  4. Tratamento para urina com espuma
  5. Outros alertas relacionados à urina

Urina com espuma: o que pode ser

Apesar de poder parecer alarmante num primeiro momento, a urina com espuma nem sempre é um sinal de alerta ou de problemas de saúde. Mas, até quando espuma na urina é normal? A espumação, em pequena quantidade, pode ser decorrente de um jato mais forte de urina ao urinar ou até a presença de algum produto químico, que já estava no vaso sanitário. No entanto, "se a espuma na urina for excessiva ou persistente”[1] pode indicar algum problema no seu organismo.

Proteína na urina

Uma das principais causas desse excesso de espuma é a chamada proteinúria, ou a presença de proteína na urina. Isso pode ser um sinal de que você está com algum problema renal, uma vez que uma função vital dos rins é filtrar as proteínas no sangue, que, por sua vez, desempenham funções importantes no organismo.

Dano renal

Se a pessoa está com algum dano renal, essa proteína que não é bem filtrada acaba se tranferindo dos rins para a urina. Essas proteínas extras acabam aumentando a tensão superficial da urina, causando a espuma[2]. Um sinal precoce de problema renal, a proteinúria se soma a outros sintomas para fechar um diagnóstico, tais como: comichão, fadiga sem motivo aparente, falta de ar, inchaço, náusea, vômito e vontade frequente de urinar.

Diabetes ou hipertensão

Outra doença renal que pode causar a proteinúria e, consequentemente, a espumação, é a presença de pedras nos rins. Doenças como diabetes e hipertensão também podem aumentar a quantidade e a frequência da espuma na urina. Em cada um desses casos é importante consultar um urologista para avaliar a causa e orientar o tratamento mais adequado[3].

A identificação da proteína na urina é feita através de um teste simples, quando se coleta o segundo jato de xixi e leva-se o material para análise laboratorial. Se identificada a presença de proteína, o médico pode solicitar que o paciente repita o exame após 24 horas para verificar a quantidade da substância liberada na urina durante o dia. Ainda, observa-se a relação entre a albumina e a creatinina para atestar se a causa é renal. Também a partir desta urina colhida são realizados outros exames para verificar diabetes e hipertensão.

Como os rins e a urina estão relacionados, uma vez que o órgão filtra a proteína do sangue que resulta na produção de urina, qualquer outra doença renal pode causar espumação, como por exemplo, infecção ou insuficiência renal.

Desidratação

A desidratação também acarreta em uma urina mais concentrada, que pode ser mais espumosa. Outra causa pode ser a infecção urinária que provoca espuma na urina quando as bactérias entram na bexiga. Apesar de não ser muito frequente, a presença de sémen na urina do homem também pode acarretar em espumação.

Espuma na urina é diabetes?

A espuma na urina é diabetes quando a pessoa tem altos níveis de açúcar no sangue, fazendo com que a glicose, assim como a proteína, escapem para a urina, uma vez que os rins não conseguirão filtrar todo o acúmulo dessas substâncias. Pacientes com diabetes tipo 1 e 2, ou que estão com a doença descontrolada, podem apresentar urina espumosa, já que a doença pode afetar o funcionamento dos rins.

Urina com espuma pode ser gravidez?

Sou mulher e não me encaixo em nenhuma das situações citadas anteriormente, então será que a minha urina com espuma pode ser gravidez? A resposta é não. A ocorrência de espuma não é sinal de gravidez, mas pode indicar que a gestante tem pré-eclâmpsia — hipertensão arterial gestacional — que pode se traduzir, dentre vários sintomas, no excesso de proteína na urina.

Tratamento para urina com espuma

A maneira como você irá tratar a espumação da sua urina vai depender da causa a ela atrelada. Cada uma merece uma abordagem específica. Veja a seguir:

  • Controlar o diabetes: aprender a controlar o nível de açúcar no sangue pode ajudar a diminuir o excesso de proteína na urina de diabéticos e, consequentemente, na formação de espuma;
  • Manter um peso saudável: o sobrepeso é uma das causas do aumento da pressão arterial, ou de seu descompasso;
  • Medicamentos: já existem alguns medicamentos que ajudam a controlar a proteinúria, sem contar naqueles que tratam a causa base dessa condição de saúde;
  • Reduzir o sal: a baixa ingestão de sal nas refeições ajuda a controlar tanto o aumento da pressão arterial, quanto a ocorrência de proteína na urina;
  • Tratar a pressão arterial elevada: uma vez que a hipertensão é uma causa que pode levar a espumação da urina, realizar o controle dessa condição cardíaca pode resolver a questão da urina espumosa.

Outros alertas relacionados à urina

A cor da urina pode dizer muito sobre a nossa saúde. Sabemos que urina saudável é aquela de coloração amarela clara, sendo que o tom mais escuro já indica que a pessoa deva aumentar a ingestão de líquidos, de preferência claros. Veja a seguir o que indicam as demais cores[4]:

  • Transparente: revela que o seu organismo recebe água em excesso;
  • Âmbar ou mel: maior nível de desidratação;
  • Laranja: indica desidratação ou presença de algum pigmento oriundo de alimentos. Caso persista, pode estar relacionado a um problema no fígado ou na vesícula;
  • Rosada/avermelhada: a coloração pode ser de causa alimentar. Se o quadro se mantiver, pode indicar um dano no fígado, vesícula, rim, próstata ou alguma infecção;
  • Marrom: indica desidratação severa ou problema no fígado;
  • Esverdeada: a causa pode ser alimentar, medicamentosa ou a presença de alguma infecção bacteriana.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a urina está espumando, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. A PRESENÇA DE ESPUMA NA URINA PODE SER UM SINAL DE PROTEINÚRIA? Disponível em: <https://drasaramohrbacher.com.br/a-presenca-de-espuma-na-urina-pode-ser-um-sinal-de-proteinuria/>. Acesso em 16/10/2023.
  2. POR QUE A MINHA URINA É ESPUMOSA? Disponível em: <https://www.anad.org.br/por-que-minha-urina-e-espumosa/>. Acesso em 16/10/2023.
  3. O QUE PODE CAUSAR URINA COM ESPUMA? Disponível em: <https://www.tuasaude.com/o-que-pode-causar-urina-com-espuma/>. Acesso em 16/10/2023.
  4. COR DA URINA. Disponível em: <https://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/cordaurina/>. Acesso em 16/10/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que fazer quando a urina está espumando