Outros Infecções urinárias

Posso ter relação antes de fazer exame de urina? - Principais dúvidas

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 17 julho 2017
Posso ter relação antes de fazer exame de urina? - Principais dúvidas

O exame de urina consegue detectar anormalidades na nossa saúde e problemas relacionados, principalmente, ao sistema renal, urinário ou hormônios. Existem diferentes tipos de exame de urina com diferentes objetivos e, consequentemente, a preparação para essa análise, ou os resultados podem sair alterados. Apesar dos diferentes tipos de exames, alguns preparativos são básicos para todos e certas dúvidas são bem comuns, como é o caso da pergunta: Posso ter relação antes de fazer exame de urina? O umCOMO foi atrás dessas informações e te responde agora.

Também lhe pode interessar: Como interpretar exame de urina

Índice

  1. Exame de urina: preparo - Tipo 1 ou EAS
  2. Exame urina 24 horas, para que serve?
  3. Posso ter relação antes de fazer exame de urina?
  4. Posso fazer exame de urina usando pomada?
  5. Para fazer exame de urina precisa estar em jejum?
  6. Pode ter relação antes de fazer ultrassom?
  7. Pode ter relação antes do exame preventivo?

Exame de urina: preparo - Tipo 1 ou EAS

Essa é a análise urinária mais simples. Trata-se daquele exame onde a urina é armazenada em um potinho de plástico e, quando requisitada pelo médico, deve ser a primeira urina da manhã. A partir do material coletado, o laboratório provoca reações químicas no conteúdo e analisa gotas no microscópio, a partir desses resultados já é possível identificar valores de referência como densidade, glicose, pH, hemácias, leucócitos, proteínas, cristais, células e outras substâncias e elementos.

Pode acontecer de o médico pedir alguma preparação específica, mas na maioria dos casos o pré-exame consiste em:

  • Primeira urina da manhã;
  • Não usar pomadas ou cremes genitais na véspera do exame;
  • Não estar menstruada (se você estiver menstruada e o exame for urgente, a enfermeira dará as instruções);
  • Evitar cigarro e álcool na véspera, pois podem interferir nos resultados;
  • Tomar bastante água é recomendado, mas o excesso de água pode interferir.

Exame urina 24 horas, para que serve?

O exame de urina de 24 horas consiste em coletar toda a urina das 24 horas de um dia em um garrafão. Embora haja controversias quanto à necessidade e eficácia desse exame, ele ainda é utilizado para analisar o trabalho dos rins e identificar a concentração de sais minerais.

Os principais requisitos de preparo para o pré-exame e o exame, que dura um dia inteiro, são:

  • Desprezar a primeira urina do dia;
  • Sempre que for fazer xixi, faça no recipiente fornecido pelo laboratório;
  • Não demora mais do que 48 horas para entregar a urina para o laboratório.
Posso ter relação antes de fazer exame de urina? - Principais dúvidas - Exame urina 24 horas, para que serve?

Posso ter relação antes de fazer exame de urina?

No caso das mulheres, é recomendado não ter relações sexuais na noite que antecede a coleta do exame de urina. A principal causa dessa recomendação é pelo fato de que muitas vezes os espermatozoides ficam visíveis na urina da mulher que teve uma relação na noite anterior e isso atrapalha a análise dos outros elementos que compõem aquela amostra.

Posso fazer exame de urina usando pomada?

A não ser que o seu médico esteja consciente disso, não é recomendado fazer o exame de urina quando você está usando alguma pomada ou creme ginecológico. Se isso for imprescindível, converse com o médico ou enfermeira responsável e eles deverão indicar os cuidados necessários. Geralmente, consistem em uma assepsia em que se lava bem a região para tirar todo o creme ou o uso de um tampão vaginal para evitar que o creme ou óvulo se misture à urina da amostra.

Para fazer exame de urina precisa estar em jejum?

Essa resposta vai depender do objetivo do exame e do que será analisado. Na dúvida, é sempre bom perguntar ao laboratório. A maioria dos exames que pedem jejum pede um período de 8 a 14 horas sem comer, o que dá a preferência para que esse exame seja feito no período da manhã. Mesmo assim, é importante não se esquecer de desprezar o primeiro xixi da manhã e o primeiro jato.

Pode ter relação antes de fazer ultrassom?

A maioria dos exames transvaginais não exige abstinência sexual. O mais importante é estar com a bexiga parcialmente cheia e informar ao médico se você é alérgica à látex ou algum componente dos preservativos, que são usados no aparelho do ultrassom.

No entanto, existem outros exames que se confundem com o ultrassom e exigem a abstinência sexual. É o caso da Colposcopia e Citologia, pesquisa de Chlamydia e biópsia de colo, vulva e vagina.

Posso ter relação antes de fazer exame de urina? - Principais dúvidas - Pode ter relação antes de fazer ultrassom?

Pode ter relação antes do exame preventivo?

Para o exame preventivo, também conhecido como papanicolau, recomenda-se não ter relações sexuais (mesmo com preservativo) nas 48 horas que antecedem a coleta. Quem se pergunta se pode ter relação antes de fazer o exame ginecológico também costuma ficar em dúvida sobre estar menstruada. As condições ideais é que você não esteja, mas se estiver no começo ou no final do fluxo, você pode conversar com o seu médico e talvez o exame possa ser realizado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso ter relação antes de fazer exame de urina? - Principais dúvidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não tenha vergonha de fazer esse tipo de pergunta para médicos ou enfermeiros, esse é o trabalho deles e eles estão totalmente acostumados com isso.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
daiany
muito útil amei
1 de 3
Posso ter relação antes de fazer exame de urina? - Principais dúvidas