Partilhar

Remédios para dor de urina

 
Por Nídia do Carmo. Atualizado: 14 agosto 2018
Remédios para dor de urina

Sentir ardência ou dor ao urinar é um sintoma bastante comum que é muito incômodo para quem padece do mesmo, uma vez que cada ida ao banheiro se transforma em um verdadeiro pesadelo. No geral, este desconforto costuma ser associado à presença de algum tipo de infecção urinária mas existem outras patologias, fatores e distúrbios ginecológicos que podem provocar o seu aparecimento. Por esse motivo, é muito importante consultar o médico quando se experiencia uma sensação constante de ardência ou dor de urina e iniciar o tratamento adequado para cada caso. nesse artigo do umCOMO, mostramos como eliminar esse sintoma com os melhores remédios para dor de urina. Além dos medicamentos recomendados, existem remédios naturais e cuidados diários que podem fazer esse tipo de sintomas desaparecer mais rapidamente!

Também lhe pode interessar: Por que sinto dor ao urinar

O que causa dor de urina

A dor e ardência ao urinar, chamada clinicamente de disuria, é um sintoma muito incômodo que pode afetar tanto homens como mulheres em qualquer momento da sua vida, podendo ser uma consequência de diferentes patologias ou condições que vamos indicar em seguida.

Ardência ao urinar em homens

  • Cistite ou infecção de bexiga.
  • Doenças da próstata como prostatite, hiperplasia benigna de próstata ou câncer de próstata.
  • Cálculos renais ou pedras nos rins.
  • Cálculos ou pedras na bexiga.
  • Uretrite.
  • Ureterite.
  • Pielonefrite ou infecção do rim.

Ardência ao urinar em mulheres

  • Cistite ou infecção de bexiga.
  • Infecção do rim.
  • Infecções vaginais.
  • Vulvovaginite.
  • Cálculos renais.
  • Cálculos ou pedras na bexiga.
  • Doenças de transmissão sexual como clamídia, herpes genital, gonorreia, etc.
  • Irritação da vagina devido ao uso de produtos íntimos com aromas ou agressivos como loções, lubrificantes, cremes, camisinhas de sabores, etc.
Remédios para dor de urina - O que causa dor de urina

Dor de urina: quando ir ao médico

Como já mencionamos antes, a ardência ao urinar pode ser provocada por múltiplas condições que afetam a saúde do nosso sistema urinário e do organismo em geral, pelo que este é um sintoma que não devemos ignorar. É importante consultar um especialista médico se ocorre qualquer uma das seguintes circunstâncias:

  • Se urina com muita mais frequência do que a habitual ou se tem perdas de urina.
  • Dor, ardência e prurido durante a micção.
  • Dores no fundo das costas ou no pé da barriga.
  • Urina com mau odor, turva ou escura.
  • Presença de sangue na urina.
  • Febre, tremores e/ou calafrios.
  • Se você está urinando pouco ou quase nada.

Perante os sintomas anteriores, você deve consultar um médico para obter um diagnóstico seguro da situação e conhecer a causa exata da dor de urina. Normalmente, são realizados diferentes exames médicos para fazer o diagnóstico como uma análise de urina, uma urocultura, análise do corrimento uretral ou vaginal, ultrassonografia de bexiga, rins e próstata, etc.

O tratamento médico da dor e ardência ao urinar depende, em cada caso, da doença ou condição causante. Quando a origem é uma infecção urinária, a mesma requer um tratamento antibiótico específico. Confira esse outro artigo que explica como tratar uma infecção urinária. Além do antibiótico, podem ser prescritos outros medicamentos para reduzir o desconforto provocado pela doença da qual se sofre.

Remédios caseiros para dor de urina

Além do tratamento facilitado pelo especialista médico, existe uma série de remédios caseiros que podem ser uma grande ajuda para quem quer saber o que é bom para dor de urina. Esse tipo de soluções naturais e/ou caseiras podem ajudar a eliminar a dor de urina mais rapidamente e oferecer alívio. Entre eles, podemos também encontrar mais do que um remédio para infecção urinária que favorecem a expulsão dos micro-organismos presentes na bexiga, como as bactérias.

Chás para infecção urinária

Para aliviar a dor de urina e a sensação de ardência na micção e ajudar a eliminar as bactérias presentes na bexiga em caso de infecção, você pode tomar duas xícaras de alguma das seguintes infusões:

  • Chá de salsinha: é diurético e aumenta a produção de urina graças ao seu conteúdo de apiol, além de melhorar as funções renais e atuar como anti-inflamatório.
  • Infusão de malva: possui componentes que desinflamam a bexiga e aliviam a dor de urina, assim como a ardência, o prurido e outros desconfortos.
  • Infusão de tomilho: combate as infecções urinárias graças aos seus efeitos antibacterianos, antissépticos e anti-inflamatórios.
  • Chá de alho: as suas propriedades antibióticas naturais fazem do alho um dos melhores aliados para lutar contra as bactérias causadoras das infecções no trato urinário.

Bicarbonato para infecção urinária

Tomar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio diluída em um copo de água pode ajudar a reduzir a acidez da urina e, por isso, reduzir a dor de urina e a ardência.

Banho de assento com camomila

A camomila é uma erva medicinal com propriedades antibióticas e depurativas muito benéficas para prevenir e tratar infecção urinária. Além disso, tem efeito calmante, sendo ideal para ajudar a aliviar o desconforto na zona íntima de forma externa.

Para fazer um banho de assento com camomila, você apenas precisa ferver uma boa quantidade de camomila com um litro e água e, posteriormente, verter a mistura em um recipiente grande para poder fazer o banho genital. Também se pode colocar a infusão de camomila na água morna da banheira e tomar um banho de 20 minutos.

Óleo de coco

O óleo de coco é um grande antibacteriano natural que pode até ajudar a combater a bactéria E.coli, responsável pela maioria das infecções urinárias, quando ela resiste aos antibióticos. Além disso, ajuda a manter os rins limpos e em boas condições.

Para isso, consuma 2 colheres de sopa de óleo de coco virgem e não refinado diariamente.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser um bom remédio para dor de urina porque impede a proliferação das bactérias no trato urinário, atuando assim ativamente contra a infecção.

Para beneficiar dessas propriedades, dilua 2 colheres de vinagre de maçã em um copo de água e tome essa preparação duas vezes por dia.

Aplicação de calor

Em muitos casos, a ardência e dor de urina são acompanhadas de dor ou pressão no pé da barriga ou no fundo das costas. Para melhorar este tipo de desconforto, pode ser muito útil aplicar um pouco de calor nessas zonas do corpo. Para isso, recorra a compressas de água quente ou ao uso de uma almofada térmica elétrica.

Remédios para dor de urina - Remédios caseiros para dor de urina

Recomendações para tratar dor de urina e prevenir infecções

  • Beber muita água durante o dia para aumentar o fluxo de urina e, assim, facilitar a eliminação das bactérias.
  • Não segurar a vontade de urinar.
  • manter uma boa higiene íntima e limpar a zona genital sempre da frente para trás para evitar novas infecções.
  • Lavar as mãos antes e depois de ir no banheiro.
  • Usar preservativo em todas as relações sexuais e urinar depois das mesmas para evitar que as bactérias entrem no organismo.
  • Preferir o uso de roupa interior de algodão e de tecidos naturais.

No seguinte artigo do umCOMO você pode conferir alguns truques para prevenir esta condição: como evitar as infeções urinárias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios para dor de urina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios para dor de urina

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios para dor de urina
1 de 3
Remédios para dor de urina

Voltar ao topo da página