Tratamentos de infeções de bexiga

Remédio para infecção urinária: tratamento caseiro com vinagre

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 fevereiro 2021
Remédio para infecção urinária: tratamento caseiro com vinagre

A infecção urinária, ou cistite, é uma inflamação do trato urinário causada por microorganismos e bactérias muito comum em mulheres, mas que também pode aparecer em homens e crianças. Trata-se de um problema que precisa de tratamento, já que além de ser doloroso também pode se alastrar e afetar os rins. O ideal é que um médico avalie cada caso. Mesmo assim, existem tratamentos naturais que podem ser usados paralelamente ou em caso de emergência, é por isso que o umCOMO preparou este post sobre remédio para infecção urinária: tratamento caseiro com vinagre.

Também lhe pode interessar: Tratamento para infecção urinária

Índice

  1. Sintomas de infecção urinária
  2. Infecção urinária: tratamentos caseiro com vinagre
  3. Outros tratamentos caseiros para infecção urinária
  4. Tratamento caseiro para infecção urinária em gestantes
  5. Como evitar infecção urinária

Sintomas de infecção urinária

Os sintomas mais comuns de infecção urinária são:

  • Dor ou ardência na hora fazer xixi;
  • Vontade de urinar frequentemente;
  • Urina mais escura ou com sangue;
  • Dor na região pélvica;
  • Dor na região retal;
  • Dor nos rins;
  • Febre;
  • Enjoos;
  • Urina com cheiro forte.

O ideal é que um médico faça o diagnóstico com base nos sintomas e também com exame de urina para confirmar a suspeita de cistite.

Tratamento para infecção urinária

O tratamento convencional ideal para cada infecção urinária sempre deve ser prescrito por um médico já que existem diferentes graus da infecção. Geralmente são receitados analgésicos para aliviar a dor e o incômodo, sendo que o Pyridium e Cystex são os mais conhecidos, e antibióticos para se livrar da bactéria. Não recomendamos que você compre os remédios por conta própria sem se consultar com um médico antes.

Infecção urinária: tratamentos caseiro com vinagre

Na urgência de não conseguir um médico que indique o tratamento ideal, muita gente procura pelos tratamentos caseiros para infecção urinária. Um dos mais conhecidos é o vinagre, devido às suas propriedades antibacterianas, ele pode ser usado para preparar o banho de assento ou em uma solução oral:

Banho de assento com vinagre para infeção urinária

O banho de assento com vinagre é um dos remédios caseiros para infecção urinária:

  1. Prepare uma bacia limpa ou banheira com água morna (aproximadamente 3 litros);
  2. Adicione 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã (utilize a proporção de 2 colheres para cada 3 litros) e misture;
  3. Acomode-se na bacia com vinagre para infecção urinária de modo que as suas partes íntimas entre em contato com a água e fique por pelo menos 20 minutos. Finalize com uma lavagem vaginal com a mesma mistura.

Confira outros banhos de assento para infecção urinária

Tomar vinagre de maçã para infecção urinária

O vinagre de maçã com suas propriedades naturais também pode ser consumido para infecção urinária como remédio caseiro da seguinte maneira:

  1. Dilua 1 colher (sopa) de vinagre de maçã em um copo d'água e misture;
  2. Tome essa mistura ao longo do dia, pelo menos 3 vezes e preferencialmente antes das refeições.

Dica: Você pode complementar o tratamento com esses remédios para dor de urina.

Outros tratamentos caseiros para infecção urinária

Além do vinagre, existem outros hábitos e remédios caseiros para infecção urinária que podem fazer a diferença no tratamento:

  • Água: é o tratamento mais simples e mais importante no combate à infecção urinária. Nesse caso sua principal função é diluir a presença da bactéria na urina ajudando a eliminá-la, além de hidratar. Recomenda-se pelo menos 2 litros por dia;
  • Água de coco: tem a mesma função da água. Entretanto, além de hidratar, a água de coco tem propriedades antibacterianas que também ajudam a eliminar a infecção urinária de forma natural;
  • Chás para infecção urinária: bétula, camomila cavalinha e uva-ursina são sugestões de chás para cistite pelas suas propriedades diuréticas e que acalmam o trato urinário. As infusões podem ser consumidas diariamente e também serem usadas para banhos de assento;
  • Bicarbonato de sódio: tomar 1 colher (sopa) dissolvida em 1 copo d'água serve como tratamento caseiro para infecção urinária na função de neutralizar a acidez da urina, o que ajuda a diminuir o incômodo;
  • Aspargos: têm propriedades desintoxicantes e um efeito diurético que ajuda a eliminar as toxinas junto com as bactérias da cistite;
  • Rabanete: além das propriedades diuréticas, o rabanete pode ter também ação de antibiótico natural no organismo. Perfeito para combater a infecção urinária;
  • Alho: também é um superalimento com benefícios de antibiótico natural e pode ser consumido cru, como tempero ou partir de um chá de alho;
  • Cebola: por sua vez,a cebola é extremamente diurética e ajuda eliminar as bactérias da cistite através da urina.
  • Lactobacilos: iogurte, kefir e yakult são algumas das opções de alimentos para introduzir os lactobacilos na dieta. Eles ajudam no tratamento da infecção urinária para equilibrar a flora vaginal;

Frutas para infecção urinária

Combinar os tratamentos caseiros com certos alimentos pode ser fundamental no tratamento da infecção urinária e também podem ser combinados no caso de remédio para infecção urinária infantil. Aposte em:

  • Cranberry (arandos ou mirtilos): estas frutinhas vermelhas são as mais conhecidas pois têm propriedades que impedem que as bactérias da infecção urinária se grude nas paredes do trato urinária. Se for consumi-los em forma de suco, opte pelas versões sem açúcar;
  • Melancia: a concentração de água na melancia faz dela um alimento ideal para proporcionar a limpeza do organismo e aliviar o incômodo das infecções.

Tratamento caseiro para infecção urinária em gestantes

No caso de infecção urinária na gravidez, especificamente, a automedicação é extremamente contraindicada já que existem remédios que arriscados para o feto e um tratamento adequado é imprescindível pois a cistite em grávidas pode resultar em complicações como anemia, hipertensão gestacional, parto prematuro e baixo peso fetal.

No entanto, tomar bastante água, água de coco, alho, cebola, cranberry e melancia continuam sendo ótimas alternativas de tratamentos complementares para ajudar a se livrar da bactéria mais rapidamente.

Se você é gestante e sofre de infecção urinária, recomendamos procurar um médico e consultar o artigo sobre infecção urinária na gravidez.

Como evitar infecção urinária

A infecção urinária pode ser um evento ou ser classificada como infecção urinária de repetição. Uma infecção urinária é considerada de recorrente quando ela acontece mais de 3 vezes ao ano ou em um intervalo de menos de 6 meses. A prevenção vale para ambos os casos:

  • Tome no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Evite segurar o xixi quando tiver vontade de ir ao banheiro;
  • Na hora de realizar a higiene íntima se limpe sempre de frente para trás e não passe o papel que usou em uma parte íntima na outra;
  • Faça xixi após as relações sexuais e use preservativo;
  • Prefira roupas de algodão às roupas justas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio para infecção urinária: tratamento caseiro com vinagre, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Tratamentos caseiros não devem ser substituídos pela consulta de um especialista. Algumas infecções urinárias só podem ser tratadas com antibióticos e remédios específicos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
daniel de oliveira
remedio caseiro para inflamaçao, urinaria
Remédio para infecção urinária: tratamento caseiro com vinagre