Partilhar

Pode ter relação antes de fazer exame papanicolau?

Por Patricia Gebara. 17 julho 2017
Pode ter relação antes de fazer exame papanicolau?

O exame papanicolau é um dos mais importantes da ginecologia. Ele identifica diversas doenças e se tornou essencial para a saúde da mulher. Seu nome foi dado em homenagem ao médico Geórgios Papanicolau, renomado na área de citopatologia. A mulher deve realizá-lo pelo menos uma vez ao ano e se preparar conforme as instruções para não ter nenhuma interferência no resultado. Uma das perguntas mais comuns é: pode ter relação antes de fazer exame papanicolau? Neste artigo, nós do umCOMO, respondemos todos os seus questionamentos sobre o procedimento.

Também lhe pode interessar: Como é feito o exame preventivo Papanicolau

Exame papanicolau

O exame papanicolau é um dos mais importantes para as mulheres com vida sexual ativa. Ele detecta doenças como câncer de ovário, câncer de endométrio, câncer de colo de útero, candidíase, sífilis, gonorréia e outras doenças, sendo elas sexualmente transmissíveis ou não. No Brasil, o indicado é que todas as mulheres com vida sexual ativa devem fazer o exame.

O exame é realizado em menos de dez minutos, de forma simples e rápida. No consultório médico e sem anestesia, a mulher deve se deitar numa cadeira ginecológica e um enfermeiro recolhe o material vaginal com os instrumentos corretos. É normal sentir um desconforto durante a realização do papanicolau, mas se houver qualquer tipo de dor é indicado falar com o responsável pelo exame no momento.

Primeiro, é introduzido o espéculo na vagina, um instrumento que mantem o canal vaginal aberto e permite a observação do colo do útero. Depois, o ginecologista procura por alterações no colo do útero e, em seguida, raspa parte do colo do útero com uma espátula e uma escovinha. O material recolhido é levado para ser analisado em um laboratório e em cerca de duas semanas o resultado sai.

Veja a lista de algumas doenças que o papanicolau pode identificar:

  • Tricomoníase
  • Candidíase
  • Gonorreia
  • Clamídia
  • Sífilis
  • Câncer do colo do útero

No umCOMO já explicamos como é feito o exame preventivo papanicolau.

Por que não pode ter relação antes do preventivo?

A mulher não pode ter relação sexual antes do exame preventivo papanicolau. Isso porque espermatozoides eliminados durante a penetração ou outros micro-organismos podem alterar o resultado.

Nem o uso da camisinha faz com que o sexo até 48 horas antes do exame sejam seguras para os resultados efetivos. Por isso, o mais indicado é que a mulher converse com um médico ginecologista antes do exame para entender as indicações e procedimentos necessários antes de realizar o preventivo papanicolau.

Veja o que deve ser feito antes de fazer o papanicolau:

  • A mulher não deve utilizar ducha ou fazer lavagem interna até 48 horas antes do exame. Além disso, ela também não pode usar cremes ou óvulos vaginais.
  • Exames ginecológicos com toque, como o ultrassom transvaginal, não podem ser realizados antes do papanicolau. Por isso, antes de fazer o exame certifique-se da ordem correta.
  • Mulheres virgens podem fazer o papanicolau, mas de outra forma, que não rompa o hímen.
  • Mesmo que a relação sexual antes do exame tenha sido feita com camisinha, ela pode alterar os resultados dos exames. Por isso que a abstinência é essencial para o sucesso do diagnóstico.

Dica: entenda como se faz uma biópsia do colo do útero.

Pode ter relação antes de fazer exame papanicolau? - Por que não pode ter relação antes do preventivo?

Tive relação antes do papanicolau, e agora?

Se você teve relação sexual antes do exame preventivo papanicolau, deve desmarcar o exame e se programar para realizá-lo novamente. Ao ter relações sexuais, a mulher pode ter espermatozoides e outras secreções que podem sair do pênis. Essas interferências podem mudar os resultados do exame e confundir o diagnóstico, causando problemas para a saúde.

Mesmo que a relação sexual tenha sido feita com camisinha, o mais indicado é a abstinência, já que mesmo com a proteção o exame pode ter resultados diferentes. Em casos de dúvida, o mais indicado é conversar com o médico antes de realizar o procedimento.

Extra: este exame é uma das formas de como prevenir com eficácia o câncer do colo do útero.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode ter relação antes de fazer exame papanicolau?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso você esteja com corrimentos ou qualquer tipo de desconforto, avise na hora do exame.
  • Antes de realizar o papanicolau, tire todas as suas dúvidas com o médico. Somente ele poderá dar as indicações corretas.

Escrever comentário sobre Pode ter relação antes de fazer exame papanicolau?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
??
Vou fazer o Papanicolau na quarta e na segunda tive relações sexuais... Nesse caso posso fazer o exame??
arisleda
usei creme vaginal durante sete dias como receitou minha médica, no ultimo dia ao acordar percebi q estava sangrando, e não e menstruação. pode ser grave?
Margareth lima
Olha Arisleda eu só faço o uso de cremes vaginas bem perto do dia em que vou menstruar, pois é certo eu ficar tipo que menstruada depois do uso, não sou especialista, e nunca tive nem um problema, então no meu ver é normal.

Pode ter relação antes de fazer exame papanicolau?
1 de 2
Pode ter relação antes de fazer exame papanicolau?

Voltar ao topo da página