Partilhar

Como prevenir as hemorroidas

Por Sara Viega. Atualizado: 26 junho 2018
Como prevenir as hemorroidas

As hemorroidas são um problema muito comum na população, principalmente entre as mulheres. A origem da palavra significa fluxo de sangue e é algo muito incômodo e doloroso para quem sofre desta condição. É por isso que podemos realizar algumas ações para tentar prevenir as hemorroidas. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como prevenir as hemorroidas.

Também lhe pode interessar: Por que aparecem as hemorroidas
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que quem deve tomar mais medidas para evitar as hemorroidas são as pessoas com antecedentes diretos, já que existe um componente familiar muito forte. Assim, a genética tem um valor muito importante no aparecimento de hemorroidas, de maneira que se já souber que os seus pais sofreram ou sofrem desta condição, será fundamental tomar medidas o quanto antes.

2

Além disso, outro dos fatores que mais incidem no fato de sofrer de hemorroidas é a prisão de ventre. O fato de exercer um excesso de esforço ao evacuar provocará uma pressão excessiva nos vasos sanguíneos da zona anal, tal como as fezes duras irritarão este canal. Por conseguinte, é muito importante seguir uma dieta adequada rica em fibra para regular o trânsito intestinal, assim como seguir estes conselhos sobre como tratar a prisão de ventre.

Como prevenir as hemorroidas - Passo 2
3

O sedentarismo também influencia bastante no aparecimento de hemorroidas, seja passando muitas horas sentado ou inclusive de pé. É por isso que é necessário realizar exercício de forma regular e evitar passar muitas horas na mesma posição.

Se a sua profissão lhe obriga a isso, deverá ir mexendo as pernas e se levantar a cada certo tempo para evitar a pressão excessiva sobre a zona anal que se produz ao estar sentado tantas horas, e o contrário em quem passe o dia de pé.

4

As pessoas que já sofrem de hemorroidas ou têm grandes chances de sofrer com elas não deverão realizar atividades físicas demasiado fortes. Por exemplo, não deverão levantar objetos demasiado pesados nem realizar atividades como o ciclismo ou montar a cavalo, visto que isto aumentará a pressão e apenas piorará esta condição.

Trata-se de ativar a circulação sanguínea com atividades suaves como a natação, caminhar, yoga, etc. Pode consultar mais informação sobre este assunto no nosso artigo que exercícios posso fazer se tenho hemorroidas.

Como prevenir as hemorroidas - Passo 4
5

Por sua vez, o sobrepeso e a obesidade também fazem aumentar a possibilidade de aparecerem hemorroidas porque a pressão aumenta sobre o assoalho pélvico. Este fato está diretamente relacionado com outros fatos que já explicamos como o fato de seguir uma alimentação incorreta ou hábitos de vida sedentários. Por isso, é muito importante manter o nosso peso adequado e prevenir assim as hemorroidas.

Sugestão: Quem tem hemorroida não pode comer o que? - Lista de alimentos

6

No entanto, quando já é demasiado tarde para evitar o aparecimento de hemorroidas, deverá saber como tratar as hemorroidas para reduzir assim os seus efeitos e a dor.

Do mesmo modo, também lhe sugerimos consultar este artigo sobre como curar as hemorroidas com remédios caseiros para poder avaliar assim os incômodos que estas causam e se livrar delas.

Como prevenir as hemorroidas - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir as hemorroidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir as hemorroidas

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir as hemorroidas
1 de 4
Como prevenir as hemorroidas

Voltar ao topo da página