Exames médicos

Como se faz um eletrocardiograma

Como se faz um eletrocardiograma
Imagem: mayoclinic.com

O eletrocardiograma é um registro da atividade elétrica que ocorre no coração cada vez que se contrai. Necessita-se de eletrodos que se colocam em determinadas áreas do corpo do paciente e mediante o uso de diversas combinações destes eletrodos se observam 12 vistas diferentes da atividade elétrica no papel do electrocardiograma (ECG). Em umComo.com.br ensinamos-lhe como se faz um eletrocardiograma.

Também lhe pode interessar: Instruções para um vaporizador Vicks

Passos a seguir:

1

Para que o eletrocardiógrafo registre a atividade elétrica do coração, se necessita a colocação de dois tipos de derivações: as aumentadas e as precordiais. As derivações aumentadas colocam-se nos pulsos e nos tornozelos e as precordiais são colocadas na zona do tórax.

2

Antes da colocação das derivações é necessário preparar o paciente. Em primeiro lugar, deve explicar ao paciente que o eletrocardiograma é um processo indolor, que se realiza em poucos minutos e que necessita a sua colaboração. Para a correta colocação dos eletrodos requer-se que o paciente não possua nenhuma joia, camiseta e/ou sutiã; se as meias ou calças pressionam os tornozelos também devem ser retiradas; em último lugar, homens com muito pelo no tórax, tornozelos ou pulsos devem ser depilados.

3

Depois de depilar estas três zonas peça ao paciente que se deite na maca de barriga para cima e prepare o eletrocardiógrafo para a sua execução. Os eletrodos que você deve usar no paciente podem ter formato de prendedor, ventosa de borracha ou adesivo; atualmente, o mais comum é o adesivo por sua fácil colocação e permanência na pele.

4

Neste momento, colocará, inicialmente, as derivações aumentadas que são três tomadas de corrente unipolares e uma quarta que não tem polaridade. Geralmente a derivação de cor vermelha ou AVR é a que se põe na parte interna do punho direito, a de cor amarela ou AVL situa-se no mesmo lugar que o vermelho, porém no punho esquerdo.

Coloque na parte interna do tornozelo direito a tomada de cor preta (tomada de corrente) e no esquerdo a de cor verde ou AVF. A dica mais fácil para lembrar da ordem é Vermelho-Amarelo-Preto-Verde (RANV) dos braços aos pés.

5

Para a colocação das derivações aumentadas teremos 6 eletrodos que se nomeiam V1 a V6 e que se colocam sobre o tórax na seguinte ordem e forma:

  • V1, cor vermelha: 4º espaço intercostal (entre as costelas) imediatamente à direita do esterno.
  • V2, amarelo: 4º espaço intercostal imediatamente à esquerda do esterno.
  • V3, verde: Diretamente entre V2 e V4, só que antes tem que colocar V4.
  • V4, marrom: 5º espaço intercostal na linha média clavicular esquerda.
  • V5, preto: 5º espaço intercostal na linha axilar anterior esquerda.
  • V6, roxo: 5º espaço intercostal na linha média axilar esquerda.

Para sua correta colocação, você deve ter conhecimentos de anatomia. Para colocar V1, deve contar os espaços intercostais a partir da clavícula direita.

6

Finalmente, tem que programar o equipamento segundo o pedido médico e antes de realizar o ECG deve pedir ao paciente que esteja quieto, não fale, e respire normalmente. Quando o registro tiver finalizado, registre: data, hora e nome completo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se faz um eletrocardiograma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Jackson Silva
No quinto passo, trata-se das derivações precordiais, estas são as utilizadas no tórax e não as aumentadas, conforme apresentam.
Adelina
Como vou saber se os eletrodos estão certos?
sidia
Mim ajudou bastante obg
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sidia, que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Imagem: mayoclinic.com
Como se faz um eletrocardiograma