Como tomar Puran T4
O Puran T4 é um medicamento cujo princípio ativo é a levotiroxina. A levotiroxina sódica é um hormônio que o nosso próprio organismo produz, mais precisamente a glândula tireoide. Mas, quando existe uma deficiência neste hormônio, é necessário repô-lo de outra forma. Puran T4 é um medicamento de solução oral, disponível em apresentações de 25 mcg a 200 mcg. Se o seu médico lhe prescreveu este medicamento, em umComo vamos relembrar-lhe como tomar Puran T4.
Passos a seguir:
Deve seguir sempre as orientações do seu médico quanto às doses, horários e duração do tratamento com Puran T4. As doses do medicamento vão depender da idade do paciente, do grau do hipotireoidismo e também do grau de tolerância da pessoa. A dose inicial recomendável para adultos para tratar o hipotireoidismo é de 50 mcg por dia. Depois a cada duas ou três semanas a dose pode ser aumentada em 25 mcg, sempre com a orientação médica. Dependendo dos casos, estas doses podem aumentar ou diminuir.
Em casos de bócios, nódulos ou supressão do TSH, a dose diária recomendável é de 2,6 mcg durante 7 a 10 dias. Os comprimidos devem ser ingeridos sempre de estômago vazio uma hora antes do café da manhã ou duas horas após, para aumentar a absorção do medicamento.
Em crianças, a posologia é ajustada consoante a resposta à dosagem. Mas, no geral a dose diária é de 3 mcg por kg. Caso a criança apresente dificuldade para ingerir os comprimidos, poderá triturá-los e dissolvê-los em água ou com uma quantidade pequena de alimentos, como os cereais do café da manhã. Em recém-nascidos, a dose diária é em geral de 5 a mcg por kg, podendo ser também alterada consoante a resposta ao medicamento.
O Puran T4 é contra-indicado em situações de:
- Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula;
- Insuficiência da glândula supra-renal;
- Infarto do miocárdio recente.
Não existe contra-indicação quanto ao uso de Puran T4 durante a gravidez ou durante o período de amamentação. No entanto, se está grávida ou suspeita ou se está a amamentar, informe o seu médico.
Quando o Puran T4 é ingerido em excesso, podem ocorrer as seguintes reações indesejáveis:
- Arritmias cardíacas;
- Palpitações;
- Dor de angina;
- Nervosismo;
- Dor de cabeça;
- Insônia;
- Taquicardia;
- Febre;
- Perda de peso;
- Diarreia e vômito;
- Irregularidades menstruais;
- Fraqueza muscular;
- Sudorese.
Na presença destes sintomas, a redução ou suspensão temporária do tratamento é suficiente para estas reações desaparecerem.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Puran T4, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.
Conselhos
- Não interrompa o tratamento com Puran T4 sem o conhecimento do seu médico.