A osteoporose

Como tratar a osteoporose

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar a osteoporose
Imagem: revoada.net

A osteoporose é uma condição crônica muito comum em idosos, e sobretudo em mulheres pós-menopausa. Nos últimos anos, avançou-se no estudo desta doença e tem havido melhoras significativas na prevenção e no tratamento terapêutico.

Embora o tratamento seja independente para cada pessoa, em umComo.com.br damos-lhe algumas recomendações para o tratamento da osteoporoses.

Passos a seguir:

1

Sugere-se que as mulheres com osteopenia em densitometria óssea devem receber 1000 - 1500 mg/dia de cálcio, mais 400 a 800 UI/dia de vitamina D.

2

As mulheres com osteoporose devem receber tratamento com fármacos específicos.

3

Os bifosfonatos atuam através da inibição da reabsorção óssea. Constituem a primeira linha de tratamento.

4

O alendronato é o bifosfonato mais utilizado e recomenda-se indicá-lo junto com o cálcio. Existem 2 posologias: 10 mg diários ou 70 mg semanais (dose única).

5

Deve ser ingerido com o estômago vazio (meia hora antes de qualquer refeição), acompanhado de bastante líquido e evitar posição horizontal após a ingestão.

6

O raloxifeno é capaz de produzir os efeitos benéficos do estrogênio sobre o osso e os lípidos.

7

Seu uso só foi avaliado e aprovado para o tratamento de mulheres pós-menopáusicas com osteoporose.

8

A dose habitual é de 60 mg por dia, administrados uma vez por dia, a qualquer hora, acompanhado de cálcio (500 mg/dia) e vitamina D (colecalciferol 400-600).

9

A vitamina D em dose de 0,25 a 0,50 microgramas/dia com suplemento de cálcio pode ser utilizada para o tratamento da osteoporose em idosos institucionalizados e pacientes com osteoporose devido ao uso de corticoides.

10

A calcitonina em dose de 100 UI/dia, mais a adição de cálcio, demonstrou uma melhora do cálcio corporal total. É uma boa opção em pacientes com dor, já que tem efeito analgésico.

11

O fluoreto estimula a síntese e melhora significativamente a densidade mineral. No entanto, ainda não estão aprovados para o tratamento da osteoporose.

12

O ranelato de estrôncio é um agente recente que oferece vantagens sobre alendronato.

13

Outro fármaco novo é o ácido zoledrônico, como variante para quem têm intolerância oral. No entanto, até ao momento não há evidência suficiente para recomendar seu uso.

14

Para além da medicação prescrita pelo seu médico, pode complementar o tratamento da osteoporose recorrendo à medicina natural. Existem plantas naturais e determinadas atividades e mudanças na rotina que poderão ajudar a melhorar esta condição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a osteoporose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • O tratamento deve ser indicado por um médico.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: revoada.net
Como tratar a osteoporose