Partilhar

O que deve comer uma pessoa com osteoporose

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que deve comer uma pessoa com osteoporose
Fonte: cocinafacil.org

Um dos fatores que assumem vital importância nas pessoas com osteoporose é a alimentação, já que através dela podemos ajudar a fortalecer os ossos e a mantê-los mais saudáveis. Do mesmo modo que uma dieta equilibrada ajuda a prevenir a osteoporose, também é possível melhorar a saúde das pessoas que já sofrem desta doença óssea através dos nutrientes adequados. Neste artigo de umComo, queremos explicar o que uma pessoa com osteoporose deve comer.

Também lhe pode interessar: Como tratar a osteoporose
Passos a seguir:
1

O cálcio será um dos elementos que não deverão faltar na dieta de uma pessoa com osteoporose, já que ajudará a fortalecer os ossos e a minimizar a perda de massa óssea. Deste modo, deverão ser incorporados alimentos ricos em cálcio como:

- Peixes como sardinha, anchova, bacalhau...

- Verduras

- Frutas

- Leite e derivados, em quantidades moderadas. É melhor aproveitar o cálcio de outros alimentos.

O que deve comer uma pessoa com osteoporose - Passo 1
Fonte: darceen.com
2

Assim será fundamental no caso da osteoporose, ingerir alimentos ricos em vitamina D, já que esta é essencial para a absorção do cálcio. E se tomarmos cálcio, mas não tomarmos vitamina D, será difícil para o nosso organismo processar este nutriente. Assim, demonstrou-se que a vitamina D faz parte na contração e tom muscular, o que ajudará a evitar quedas.

São muitos os alimentos que possuem uma grande quantidade deste nutriente como os peixes azuis ou o ovo, mas se deseja conhecê-los com mais detalhe, recomendamos que você consulte nosso artigo sobre quais são os alimentos ricos em vitamina D.

O que deve comer uma pessoa com osteoporose - Passo 2
3

O magnésio é outro dos minerais que contribuem para o fortalecimento dos ossos e, portanto, será ideal na dieta de pessoas com osteoporose. Junto com o potássio, este nutriente ajuda à formação dos dentes e ossos, bem como também evita o excesso de fósforo no organismo, que é descalcificante.

Entre os alimentos ricos em magnésio, encontramos os frutos secos, a verdura ou a soja por exemplo. De forma que resultarão indispensáveis para melhorar a osteoporose e reduzir seus efeitos mediante a alimentação.

O que deve comer uma pessoa com osteoporose - Passo 3
4

Assim, ao responder à pergunta o que uma pessoa com osteoporose deve comer, não podem faltar outros nutrientes básicos para o organismo como:

  • Ácidos graxos: ômega 3, ômega 6, etc.
  • Proteínas, de preferência vegetais que animais.
  • Vitamina K.
  • Zinco.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que deve comer uma pessoa com osteoporose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que deve comer uma pessoa com osteoporose

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
seir rosa
como melhorar a osteofitose ou seja evitar as crises como devo dormir que posiçao
seir rosa
como comer vitamina d e k

O que deve comer uma pessoa com osteoporose
Fonte: cocinafacil.org
Fonte: darceen.com
1 de 4
O que deve comer uma pessoa com osteoporose

Voltar ao topo da página