Partilhar

Alimentos ricos em ômega 6

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos ricos em ômega 6

O ômega 6 é um tipo de gordura poli-insaturada essencial para favorecer o correto funcionamento do nosso organismo mas que nosso corpo não pode produzir, por isso, deve ser obtido através da alimentação. Os ácidos ômega 6 protegem a saúde cardiovascular, o sistema imunológico, e intervêm na formação de hormônios e membranas celulares. Existem determinados alimentos que contêm uma alta porcentagem destes ácidos graxos e, apesar de que alguns são mais saudáveis do que outros, podem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada. Descubra neste artigo de umComo.com.br os alimentos ricos em ômega 6.

 

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em omega 3
Passos a seguir:
1

Entre os alimentos mais ricos em ômega 6, encontramos em um lugar destacado os óleos vegetais. O óleo que oferece maior conteúdo em ácidos graxos ômega 6 é o óleo de cártamo, que mal se consome como alimento mas sim como suplemento nutricional, porém podemos tomá-lo cru com saladas, por exemplo, ou para temperar alguns pratos. Outros óleos vegetais com ômega 6 são o óleo de girassol, de soja, de milho, de sésamo, de linhaça, etc.

 

Alimentos ricos em ômega 6 - Passo 1
2

Um alimento de origem animal que contém uma quantidade importante de ômega 6 é o ovo. São muitas as formas em que podemos tomá-lo, mas lembre-se que devido ao seu alto conteúdo de colesterol é conveniente consumir com moderação. Algumas opções interessantes para desfrutar da forma mais saudável possível é preparar ovos cozidos ou ovos escalfados.

 

Alimentos ricos em ômega 6 - Passo 2
3

Existem peixes que são ótimas opções para obter ácidos graxos ômega 6. Apresentam uma grande porcentagem deste óleo essencial as sardinhas, o salmão e a truta. Todos eles são deliciosos peixes azuis que contêm nutrientes ótimos para a saúde, já que protegem nossa saúde cardiovascular e são pobres em calorias. Não hesite em incorporá-los a sua dieta diária e aproveitar seu sabor.

 

Alimentos ricos em ômega 6 - Passo 3
4

As carnes, no geral, são uma fonte importante de ômega 6. A lista é bastante longa, incluindo da carne de porco até à de cordeiro, vaca, frango, peru e pato. Lembre-se que não é aconselhável abusar das carnes vermelhas e que são bem mais saudáveis as carnes magras e os embutidos leves.

 

Alimentos ricos em ômega 6 - Passo 4
5

Determinados frutos secos e sementes como as nozes, as sementes de girassol, as amêndoas, as avelas ou sementes de abóbora são alimentos ricos em ômega 6. Além de trazer uma quantidade elevada deste nutriente ao organismo, contêm fibra, proteínas e minerais como o potássio, fósforo ou ferro.

 

Alimentos ricos em ômega 6 - Passo 5
6

A soja também é uma grande fonte natural de ômega 6 e uma excelente alternativa a muitos alimentos de origem animal. É rica em proteínas e pobre em gorduras, e você pode cozinhá-la de diversas maneiras com verduras, hortaliças, cereais, etc.

 

Alimentos ricos em ômega 6 - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em ômega 6, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • É importante consumir alimentos ricos em ômega 6 em quantidades exatas e sempre dentro de uma dieta equilibrada.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em ômega 6

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
wallen
O ovo é comprovado que tem omega 6? e quantos mg tem?
Nicole carneiro leal pinho
Olá, gostaria de saber mais sobre óleo de cartamo pois consumo ele em cápsula, mas já me falaram que faz mal pra pessoas com pressão baixa e que faz mal pro figado isso é verdade? Eu até prático exercícios 2x na semana.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nicole, se você sofre de pressão baixa então é sempre melhor consultar o seu médico para saber se pode tomar óleo de cártamo. Nesse link poderá encontrar mais informações sobre como tomar óleo de cártamo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tomar-oleo-de-cartamo-8078.html

Alimentos ricos em ômega 6
1 de 7
Alimentos ricos em ômega 6

Voltar ao topo da página