Partilhar
Partilhar em:

Como tratar uma criança autista

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (318 votos)
18 comentários
403 vezes partilhado
 
Como tratar uma criança autista

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta as habilidades das pessoas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais. Os comportamentos não verbais, tais como contato visual, expressões faciais e gestos, são notavelmente afetados, bem como as formas de relacionamentos com outras crianças e inclusive adultos. O autismo afeta principalmente o sexo masculino e é um transtorno que não tem cura. A seguir, apresentaremos, como tratar uma criança autista.

Também lhe pode interessar: Como brincar com uma criança autista
Passos a seguir:
1

Consulte um médico especialista. É muito importante que o seu filho seja diagnosticado corretamente por um profissional de saúde. Quanto antes seja detectado o autismo, maiores serão as possibilidades de progresso. Embora não tenha cura, uma intervenção precoce permite uma maior qualidade de vida da criança.

2

Crie novas formas de comunicação. Procure falar com o seu filho com frases curtas e concretas. Observe e procure conhecer sua forma de expressar-se; as crianças autistas têm formas particulares de mostrar os seus sentimentos e estados de ânimo; é importante que você possa decifrar para poder agir adequadamente. Assim, procure, dentro do possível, estabelecer uma linguagem em comum que os una, como os gestos, a arte ou a música.

3

Demonstre-lhe o seu carinho. É fundamental demonstrar-lhe contenção, apoio e carinho. Mostre que você se preocupa com ele e que quer compartilhar suas experiências com ele. As crianças autistas, ao terem formas diferentes de se expressar, muitas vezes não demonstram claramente o que querem, mas você não deve esquecer que isso não quer dizer que elas não sintam necessidade de amor.

4

Brinque com ela. Compartilhar os seus jogos é muito importante. Através da brincadeira é possível conseguir avanços incríveis; você pode brincar de repetir palavras, cantar canções, entre outros. Mas principalmente, brincar com imagens. As crianças autistas aprendem 90% pela via visual, portanto, procure incorporar imagens nas suas brincadeiras para fomentar novas aprendizagens.

5

Aprenda a lidar com as mudanças de rotina. As crianças autistas têm uma rotina muito estrita e sua alteração costuma gerar um desequilibro. Por isso, se você souber que vai ter uma alteração na rotina como, por exemplo, uma saída de férias, é importante que procure informá-la antes, seja com desenhos ou falando. Também é importante levar alguns objetos ou brinquedos da criança, para que ela se sinta segura e familiarizada.

6

Fomente o contato social. Estimule o contato visual. Lentamente ponha a mão na sua cabeça enquanto fala com ela e procure que olhe para você, desde que isto não provoque ansiedade na criança. Você deve fazer isso com carinho e demonstrar-lhe confiança. Procure também ensiná-la a cumprimentar com a mão, cada vez que você fizer o gesto de cumprimentar. Pouco a pouco, pode ir ensinando-lhe pequenas coisas, mas sempre respeitando o seu tempo.

7

Mantenha a calma. É fundamental não transmitir angústia, irritação, nem qualquer outro sentimento negativo para a criança. A criança não é consciente do que acontece com ela e nem culpada disso; é por isto que você sempre deve procurar manter a calma e procurar compreendê-la e apoiá-la.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar uma criança autista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Consulte um médico especialista para que lhe recomende possíveis tratamentos.
Comentários (18)

Escrever comentário sobre Como tratar uma criança autista

18 comentários
Luciana N da Silva de Sousa
trabalho em uma escola particular e pequena. Minha turma e de 4 anos e são super super agitados e agora recebi uma criança com autismo e eu não estou sabendo lidar com ele, até porque a escola não tem grande estrutura. Gostaria de algumas dicas, pois preciso de ajuda.
leci Valença dos Santos
Gostaria de receber orientações sobre como lidar com a criança autista, vou trabalhar como cuidadora infantil em um EMEF aqui em João Pessoa. E toda a orientação recebida será sempre bem vinda. Obrigada.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Leci! Penso que nesses artigos poderá encontrar algumas recomendações que poderá aplicar:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-brincar-com-uma-crianca-autista-2081.html
https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-educar-o-meu-filho-autista-8448.html
Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
ducilene souza
eu quero saber porque as criancas com autismo se batem e se irritam tao rapido tabem depois ja estao se batedo
A sua avaliação:
ANDREATTA
tenho um filho autista ele tem 16 anos, não fala nada, e ele se agride muito e agride os irmãos e a mim também. faz tratamento com o psiquiatra publico pois nao tenho condicoes toma medicamentos. Como eu faço para ajudar a ele falar e parar de agredir?
Adélia Maria dos Santos Almeida
O doutor diagnosticou autismo no meu neto de 3anos é um grau pequeno 0,1 só que tô com medo de lidar com isso tenho medo de atrapalhar ao invés de ajudar.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Adélia! Com certeza que você vai ajudar, confira também esse artigo em que damos algumas dicas para educar uma criança autista: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-educar-o-meu-filho-autista-8448.html
salete
Na escola que trabalho tem uma criança autista, e na verdade não sabemos como cuidar ele é muito ceio de energia não para por nada. O que fazer para chamar sua atenção e poder manter em contato com os demais?
Ana santos
Oi gente tenho um filho lindo amo ele de mas ele é autista ele não é biológico eu adotei claro que não sabia fui sabe ele já tava com dois anos mim diziam que ele não era normal eu mim zangada com isso e resolvi ir leva ele pros médicos I realmente mim falaram que ele é autista gente eles são um caixa de surpresa tou ensinando ele como lida com outras pessoas porque não é toda pessoa que ele que qui peguei nele tem dia ou melhor hora que ele é carinho outra hora não deixa niguem pega nele tem hora que é engraçado outra hora e zangado e assim mas amamos muito ele com passiencia agente consegui e realmente mim ajudaram muito como cuida dele conhecer um pouco como cuida apessa da gente nunca saber a reação deles eles são imprevisíveis obrigado
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Ana! Primeiro que tudo, agradeço o fato de ter partilhado conosco o seu testemunho e ficamos contentes de saber que a informação do artigo lhe foi útil. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Elane rodrigues
Oi preciso de ajuda meu filho tem todos os sintomas de um autista Já levei ele ao médico e todos os médicos q passei ele falam a mesma coisa ,que ele é 'praticamente' autista já sei disso só quero que eles façam alguma coisa a respeito tenho q depender da saúde publica e preciso de dicas de como ajudar meu filho ele se irrita com tudo e náo sei o q fazer tem horas q me extresso e fico desesperada quero muito ajudar ele por favor preciso de ajuda .
Amanda
Meu sobrinho tem 4 anos e não fala , usa fraldas , se irrita com tudo , não se expressa, aparenta uma certa surdez , não sabe o nome e nem nada. Lendo os artigos vi que ele tem todas as características de uma criança com autismo. O que fazer ?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Amanda, se você suspeita que ele tem autismo, antes de mais deveria ir com ele a um médico para realizar um diagnóstico correto e seguir as suas indicações.
Joana
Meu netinho tem 2 anos e cinco mes. E nao fala nada ainda. É um menino muito intelegente.

Como tratar uma criança autista
Como tratar uma criança autista