Outros A boca

Mewing: o que é? É perigoso?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 9 abril 2024
Mewing: o que é? É perigoso?

Você já ouviu falar sobre a tendência do mewing? É uma técnica que consiste em praticar determinados movimentos na posição da língua dentro da boca para mudar o formato do rosto, principalmente marcando o formato da mandíbula, tornando-a mais quadrada, e que, por exemplo, é feita sem o apinhamento dos dentes e o rosto parece mais agradável esteticamente.

No entanto, a prática de exercícios de mewing pode ter consequências negativas, principalmente se não for supervisionada por um profissional de saúde. Esta técnica ainda está em estudo e estão sendo encontrados problemas dela decorrentes que afetam a mandíbula e outras estruturas da boca, por isso não é aconselhável começar a praticá-la sem conhecê-la melhor ou sem saber se nos é conveniente, portanto é necessária a ajuda de um profissional. A seguir, no umCOMO, contaremos mais sobre mewing: o que é? É perigoso?

Também lhe pode interessar: Como eliminar o hálito a álcool

Índice

  1. O que é mewing e como é feito?
  2. A técnica do mewing funciona?
  3. É perigoso o mewing?

O que é mewing e como é feito?

Mewing é uma técnica que consiste em fazer movimentos com a língua dentro da boca para mudar o formato da mandíbula e do rosto, além de obter alguns benefícios. Esta técnica foi ideia do ortodontista John Mew e do seu filho Mike Mew, mas a verdade é que, embora existam possíveis vantagens, pode haver mais riscos no mewing.

Quem se pergunta como fazer o mewing deve ter em mente que seus benefícios não foram comprovados cientificamente, mas, em linhas gerais, consiste em elevar a língua até o céu da boca e manter essa posição, mantendo os dentes e os lábios fechados. Segundo seus criadores, desta forma a linha da mandíbula poderia ser melhor definida e o rosto mudaria de formato, sem a necessidade de recorrer a aparelhos, medicamentos ou intervenções cirúrgicas.

Embora a técnica incorpore variações, ela consiste basicamente neste processo:

  1. Relaxe, feche os lábios, mova a mandíbula e certifique-se de que os dentes inferiores fiquem atrás dos dentes da frente.
  2. Em seguida, leve a língua ao céu da boca para que os músculos comecem a trabalhar. A língua deve ficar atrás dos dentes superiores, sem tocá-los. Ou seja, a língua permanece na área onde fica posicionada para pronunciar a letra “n”.
  3. Você deve se concentrar em respirar pelo nariz, e não pela boca.
  4. Mantenha a posição pelo maior tempo possível, começando com 10 segundos, até conseguir mantê-la por até 1 minuto.
  5. A técnica deve ser colocada em prática várias vezes ao dia e continuar praticando por vários anos, até que se torne um hábito.
Mewing: o que é? É perigoso? - O que é mewing e como é feito?

A técnica do mewing funciona?

Algumas pessoas defendem esta técnica, embora tenha pouco ou nenhum respaldo científico. Quem mais defende a técnica costuma ser os influencers, enquanto, do outro lado, estão os céticos, que não só acreditam que a técnica não funciona, mas também que pode envolver sérios riscos.

Os defensores do mewing, claro, incluindo seus criadores, os doutores Mew, garantem que a técnica ajuda a ter um melhor alinhamento dos dentes, melhora a sinusite, a apneia do sono, dores na mandíbula e diminui a dificuldade para respirar.

Além disso, entre seus benefícios, sustentam que a prática pode ser uma vantagem nos seguintes casos:

  • Melhor alinhamento dos dentes.
  • Mandíbula com melhor definição e mais quadrada.
  • Melhora a respiração nasal.
  • Reduz o apinhamento dos dentes.
  • Melhora a posição do pescoço e da cabeça em relação ao resto do corpo.
  • Alivia a dor na mandíbula.
  • Melhora problemas de fala.
  • Previne o desenvolvimento de distúrbios da fala.
  • Permite que a pessoa adormeça melhor e ronque menos.
  • Permite a capacidade de engolir com mais facilidade.

Apesar de todos os benefícios que os seus criadores conseguiram apontar até o momento, a verdade é que o estudo desta prática está sendo investigado por outros especialistas, que se preocupam, sobretudo, com os seus potenciais riscos.

Mewing: o que é? É perigoso? - A técnica do mewing funciona?

É perigoso o mewing?

É possível afirmar que o mewing é uma técnica que pode ser perigosa. Os principais motivos atualmente conhecidos são:

  • Segundo os cientistas, é impossível alterar uma estrutura tão complexa como a mandíbula sem afetar os dentes e outras estruturas orais, mesmo em outras partes do corpo conectadas.
  • Além disso, pode haver o risco de desvio do maxilar ou da mandíbula, de a pessoa sentir dores na articulação temporomandibular (ATM), que sustenta a mandíbula e possibilita os movimentos.
  • Além disso, os dentes podem fraturar ou afrouxar, devido à pressão constante e às mudanças de posição.

Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de técnica ou exercício, relacionado às estruturas da boca ou da língua, é recomendado consultar um dentista, antes que ocorram danos permanentes que exijam intervenções mais complicadas para tentar reverter os problemas.

Sua divulgação começou em 2012, quando esses médicos começaram a disseminar suas teorias por meio de um canal no YouTube. Embora muitas pessoas tenham achado a explicação convincente, outras as criticaram severamente.

Por fim, O General Dental Council revogou a licença de John Mew em 2017, responsabilizando-o por denegrir publicamente as técnicas ortodônticas convencionais, cirurgias ortognáticas e extrações, já que nos vídeos, a dupla britânica chegou a dizer que todas essas práticas não eram necessárias porque o mewing poderia resolver tudo.

Agora que você sabe melhor sobre o mewing: o que é? É perigoso?, recomendamos que leia este outro artigo do umCOMO sobre Causas da dor de cabeça ao acordar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mewing: o que é? É perigoso?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Mewing: o que é? É perigoso?