Enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário?
É comum enxaguar a boca após escovar os dentes, mas atualmente os dentistas não recomendam essa prática. Pois bem, embora muitos acreditem que, ao não fazê-lo, a boca não fica suficientemente limpa, a verdade é que os danos são piores.
No unCOMO respondemos à questão enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário? e como fazê-lo da melhor forma e no melhor momento.
É bom enxaguar a boca depois de escovar os dentes?
Não, não é bom enxaguar a boca depois de escovar os dentes, pois os cremes dentais, embora nos ajudem a cuidar dos dentes, também é verdade que alguns de seus componentes podem ser prejudiciais, quando usados em excesso ou, em caso contrário, não são úteis quando não podem agir porque são removidos imediatamente após o uso.
Por exemplo, o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes. Além disso, protege nossos dentes dos danos que as bactérias podem causar e, assim, ficam mais protegidos contra as cáries. Porém, quando enxaguamos com água após a escovação, também removemos o flúor que aplicamos com o creme dental.
Quando paramos de enxaguar os dentes após a escovação, permitimos que o flúor atue de forma mais eficaz nos dentes e no resto da boca. Por isso, os especialistas recomendam simplesmente que o excesso de pasta de dente seja cuspido, para que o flúor permaneça na boca.
Quanto ao enxaguatório bucal, que costuma acompanhar nossos componentes de cuidado diário, é aconselhável utilizá-lo mas em outros momentos, e não após a escovação. É verdade que cada dentista recomenda de forma personalizada como seus pacientes devem escovar, mas, em geral, é recomendado escovar os dentes após cada refeição. Da mesma forma, sugere-se usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e depois usar enxaguatório bucal. Mas, estes não devem conter álcool, pois enxaguantes bucais muito fortes e usados em excesso promovem o aparecimento de câncer bucal.
Recomendamos o uso de fio dental para limpar bem a área entre os dentes.
Por que não enxaguar a boca depois de escovar os dentes
Não enxaguar a boca depois de escovar os dentes é benéfico, pois a placa bacteriana é fina e aderida aos dentes. Se não escovarmos corretamente, a placa bacteriana aumenta e quanto mais espessa ela é, mais bactérias se acumulam e expelem mais ácido. Por isso é preferível escovar, sem pular os momentos do dia indicados.
Para isso, é indicado o uso de cremes dentais, visto que o flúor que ele contém é favorável aos dentes e ajuda a tornar o esmalte dentário mais resistente, evitando, ao mesmo tempo, a ação antiplaca e antibacteriana. Porém, para que o flúor seja realmente eficaz, são necessários mais de 2 minutos de escovação. Isso não significa que você deva escovar por muito tempo, mas sim na média de 2 minutos ou um pouco mais.
Por isso é importante evitar enxaguantes bucais, para não eliminar esta camada protetora, já que esta película garante algumas horas extras de proteção. Além disso, é recomendado beber um pouco de água antes da escovação, para que essa camada permaneça por mais tempo nos dentes.
Como enxaguar a boca corretamente
Estes são os passos para escovar bem os dentes e levar em consideração na hora de enxaguar:
- Enxágue a boca antes de escovar os dentes, assim você removerá melhor os restos de comida maiores ou soltos.
- Escove os dentes com uma quantidade adequada de pasta de dente, nem muito nem pouco. Para maior eficácia, você deve usar pouca pasta, quase seca, e apagar da mente a imagem da escova coberta do começo ao fim com pasta de dente. Recomenda-se também usar uma pasta que não faça muita espuma e de preferência tenha sabor suave.
- Cuspa o excesso de pasta de dente.
- Não enxágue com água ou qualquer outro produto e aguarde alguns minutos sem beber água.
Quanto a quando enxaguar e quando escovar os dentes, podemos dizer o seguinte:
- É aconselhável enxaguar a boca com água antes de escovar, e não depois.
- É bom enxaguar com um enxaguante bucal suave entre as escovações, melhor ainda se for depois do uso do fio dental.
- O ideal é escovar os dentes desde o aparecimento dos primeiros dentes das crianças, utilizando uma escova com cerdas de nylon e uma pasta contendo flúor.
- Depois de comer, a placa bacteriana atinge um ponto de maior acidez, por isso a escovação imediata pode ser agressiva. É aconselhável aguardar cerca de 20 minutos, dando tempo para que a saliva reduza esse ácido.
- Geralmente, recomenda-se que a escovação seja após cada refeição, pois é feita com cuidado e com pouquíssima pasta de dente, mas outros dentistas sugerem fazê-la em dois horários chave: de manhã e à noite. Principalmente este último, porque durante a noite a quantidade de salivação é menor e o ácido fica muito mais concentrado.
Resumindo, se ao terminarmos a escovação cuspirmos a pasta de dente e depois enxaguarmos a boca, então o flúor não tem a mesma eficácia. Por isso, lembre-se de evitar enxaguar com água após escovar os dentes e usar enxaguante bucal em outros momentos.
Depois de aprender essas dicas sobre se enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário, aconselhamos que você dê uma olhada neste outro artigo do unCOMO sobre Como disfarçar dentes amarelos.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.