Lavar a boca

Enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 3 janeiro 2024
Enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário?

É comum enxaguar a boca após escovar os dentes, mas atualmente os dentistas não recomendam essa prática. Pois bem, embora muitos acreditem que, ao não fazê-lo, a boca não fica suficientemente limpa, a verdade é que os danos são piores.

No unCOMO respondemos à questão enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário? e como fazê-lo da melhor forma e no melhor momento.

Também lhe pode interessar: Como clarear os dentes naturalmente

Índice

  1. É bom enxaguar a boca depois de escovar os dentes?
  2. Por que não enxaguar a boca depois de escovar os dentes
  3. Como enxaguar a boca corretamente

É bom enxaguar a boca depois de escovar os dentes?

Não, não é bom enxaguar a boca depois de escovar os dentes, pois os cremes dentais, embora nos ajudem a cuidar dos dentes, também é verdade que alguns de seus componentes podem ser prejudiciais, quando usados ​​em excesso ou, em caso contrário, não são úteis quando não podem agir porque são removidos imediatamente após o uso.

Por exemplo, o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes. Além disso, protege nossos dentes dos danos que as bactérias podem causar e, assim, ficam mais protegidos contra as cáries. Porém, quando enxaguamos com água após a escovação, também removemos o flúor que aplicamos com o creme dental.

Quando paramos de enxaguar os dentes após a escovação, permitimos que o flúor atue de forma mais eficaz nos dentes e no resto da boca. Por isso, os especialistas recomendam simplesmente que o excesso de pasta de dente seja cuspido, para que o flúor permaneça na boca.

Quanto ao enxaguatório bucal, que costuma acompanhar nossos componentes de cuidado diário, é aconselhável utilizá-lo mas em outros momentos, e não após a escovação. É verdade que cada dentista recomenda de forma personalizada como seus pacientes devem escovar, mas, em geral, é recomendado escovar os dentes após cada refeição. Da mesma forma, sugere-se usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e depois usar enxaguatório bucal. Mas, estes não devem conter álcool, pois enxaguantes bucais muito fortes e usados ​​em excesso promovem o aparecimento de câncer bucal.

Recomendamos o uso de fio dental para limpar bem a área entre os dentes, mas existem mais métodos, e aqui explicamos Truques para limpar os dentes.

Enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário? - É bom enxaguar a boca depois de escovar os dentes?

Por que não enxaguar a boca depois de escovar os dentes

Não enxaguar a boca depois de escovar os dentes é benéfico, pois a placa bacteriana é fina e aderida aos dentes. Se não escovarmos corretamente, a placa bacteriana aumenta e quanto mais espessa ela é, mais bactérias se acumulam e expelem mais ácido. Por isso é preferível escovar, sem pular os momentos do dia indicados.

Para isso, é indicado o uso de cremes dentais, visto que o flúor que ele contém é favorável aos dentes e ajuda a tornar o esmalte dentário mais resistente, evitando, ao mesmo tempo, a ação antiplaca e antibacteriana. Porém, para que o flúor seja realmente eficaz, são necessários mais de 2 minutos de escovação. Isso não significa que você deva escovar por muito tempo, mas sim na média de 2 minutos ou um pouco mais.

Por isso é importante evitar enxaguantes bucais, para não eliminar esta camada protetora, já que esta película garante algumas horas extras de proteção. Além disso, é recomendado beber um pouco de água antes da escovação, para que essa camada permaneça por mais tempo nos dentes.

Enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário? - Por que não enxaguar a boca depois de escovar os dentes

Como enxaguar a boca corretamente

Estes são os passos para escovar bem os dentes e levar em consideração na hora de enxaguar:

  1. Enxágue a boca antes de escovar os dentes, assim você removerá melhor os restos de comida maiores ou soltos.
  2. Escove os dentes com uma quantidade adequada de pasta de dente, nem muito nem pouco. Para maior eficácia, você deve usar pouca pasta, quase seca, e apagar da mente a imagem da escova coberta do começo ao fim com pasta de dente. Recomenda-se também usar uma pasta que não faça muita espuma e de preferência tenha sabor suave.
  3. Cuspa o excesso de pasta de dente.
  4. Não enxágue com água ou qualquer outro produto e aguarde alguns minutos sem beber água.

Quanto a quando enxaguar e quando escovar os dentes, podemos dizer o seguinte:

  • É aconselhável enxaguar a boca com água antes de escovar, e não depois.
  • É bom enxaguar com um enxaguante bucal suave entre as escovações, melhor ainda se for depois do uso do fio dental.
  • O ideal é escovar os dentes desde o aparecimento dos primeiros dentes das crianças, utilizando uma escova com cerdas de nylon e uma pasta contendo flúor.
  • Depois de comer, a placa bacteriana atinge um ponto de maior acidez, por isso a escovação imediata pode ser agressiva. É aconselhável aguardar cerca de 20 minutos, dando tempo para que a saliva reduza esse ácido.
  • Geralmente, recomenda-se que a escovação seja após cada refeição, pois é feita com cuidado e com pouquíssima pasta de dente, mas outros dentistas sugerem fazê-la em dois horários chave: de manhã e à noite. Principalmente este último, porque durante a noite a quantidade de salivação é menor e o ácido fica muito mais concentrado.

Resumindo, se ao terminarmos a escovação cuspirmos a pasta de dente e depois enxaguarmos a boca, então o flúor não tem a mesma eficácia. Por isso, lembre-se de evitar enxaguar com água após escovar os dentes e usar enxaguante bucal em outros momentos.

Depois de aprender essas dicas sobre se enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário, aconselhamos que você dê uma olhada neste outro artigo do unCOMO sobre Como disfarçar dentes amarelos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Enxaguar a boca depois de escovar os dentes é necessário?