menu
Partilhar

Como clarear os dentes naturalmente

 
Por Redação umCOMO. 8 novembro 2021
Como clarear os dentes naturalmente

Com o passar do tempo, a ingestão de determinados medicamentos, bebidas com corantes alimentares, café e o fumo são fatores que podem fazer com que os dentes amarelem ou que manchas acabem aparecendo neles. Para evitar isso, nada substitui a escovação diária, mas quando o problema já existe, também é possível recorrer a remédios caseiros para clarear os dentes. É necessário esclarecer que ter uma boca saudável e um sorriso bonito vai depender da manutenção de uma correta higiene bucal e da ida ao dentista frente a qualquer situação atípica que afete nossos dentes e gengivas.

Neste sentido, antes de fazer um clareamento dental em casa, você deve se consultar com um especialista. Ainda assim, se você se pergunta como clarear os dentes naturalmente sem danificá-los, neste artigo do umCOMO te mostramos algumas possíveis soluções que você pode experimentar, sempre com as devidas precauções e levando em consideração que em alguns casos elas não sejam indicadas. Por exemplo, se há alguma sensibilidade dental, doenças periodontais ou tem algum tipo de implante dentário.

Também lhe pode interessar: Como acabar com os dentes amarelados

Bicarbonato para clarear os dentes

A capacidade que o bicarbonato de sódio tem de clarear é conhecida e seu uso na limpeza de casa é habitual. Esta substância também esta presente como componente em numerosos dentífricos e pode ser uma boa aliada se você está pensando em como tirar o amarelo dos dentes.

É importante lembrar que o bicabornato é abrasivo e para o fim de clarear os dentes deve ser utilizado de forma moderada e esporádica, nunca diariamente porque acabaria danificando o esmalte do dente.

  1. Misture uma colher pequena de bicarbonato com um pouco de água até criar uma pasta homogênea.
  2. Utilize a mistura como se fosse sua pasta de dentes.
  3. Escove seus dentes com suavidade durante alguns minutos e enxágue com água em abundância.

É importante se lembrar que antes de fazer um clareamento dental em casa é fundamental uma consulta prévia com especialista.

Como clarear os dentes com limão

Limão clareia os dentes? O suco de limão é um ingrediente natural que tem múltiplas aplicações na hora da eliminação de manchas. Por exemplo, em tecidos ou superfícies diversas. Sua capacidade para clarear faz com que também seja utilizado, com a devida precaução, para tratar manchas na pele. Dadas suas propriedades, pode ser eficaz se o objetivo é conseguir um sorriso mais limpo e brilhante.

Há duas formas nas quais o limão pode ajudar a clarear os seus dentes:

  1. Ponha uma pequena quantidade de suco em uma escova e lave os seus dentes como faz normalmente. Enxágue adequadamente.
  2. Misture o suco de meio limão em um copo de água e, depois da escovação, faça um enxágue com a mistura, como se fosse um enxaguante bucal.

Os ácidos do limão podem danificar o esmalte de seus dentes da mesma forma que ocorre com o bicarbonato. Neste caso o uso deste remédio para o clareamento dental em casa deve ser moderado, sempre com as devidas precauções e levando em conta que em alguns casos não é aconselhado.

Óleo de coco

Recorrer ao óleo de coco para clarear os dentes é uma opção tendo em vista as propriedades antibacterianas deste óleo vegetal, que pode ser um complemento para a sua higiene bucal.

Pode ser utilizado para fazer enxágues:

  1. Depois de escovar os dentes, fique com uma pequena quantidade deste óleo na boca por alguns minutos.
  2. Uma vez feito, é necessário um novo enxágue somente com água.
  3. Quando adquirir este produto, certifique-se de que ele é apto para este uso.

Casca de banana clareia os dentes?

Embora não haja evidências científicas que validem o poder de clareamento oferecido pela casca da banana, a presença do ácido salicílico que ela contém pode, com certeza, trazer benefícios para os dentes por conta de sua capacidade para limpar profundamente, eliminando o tártaro.

  1. Utilize uma tira de casca da fruta e passe a parte de dentro em seus dentes (também por trás deles).
  2. Deixe agir por alguns minutos, escove e enxague.

É necessário esclarecer que frente a qualquer anormalidade que afete a seus dentes e gengivas você deve recorrer a um dentista antes de fazer o clareamento dental em casa.

Vinagre de maçã

Os ácidos málico e acético presentes na composição do vinagre de maçã fazem com que esse condimento alimentício também tenha eficácia para eliminar manchas dos dentes.

Diluir algumas colheres em um copo de água para fazer com essa mistura um enxágue bucal depois da escovação ajudará a eliminar bactérias, exercendo, assim, uma ação de clareamento suave. Lembre-se de fazer uso moderado, já que os ácidos são abrasivos.

Mantenha em mente que ter uma boca saudável e um sorriso bonito vai depender da ida ao dentista em caso de qualquer anormalidade.

Sálvia

Se você se pergunta sobre como clarear os dentes naturalmente, nas folhas de sálvia pode-se encontrar a resposta. Esta planta, com múltiplas propriedades boas para o organismo, também pode ser utilizada para a higiene bucal.

Para saber como clarear os dentes rapidamente, siga o passo a passo:

  1. Lave algumas folhas e esfregue-as suavemente nos seus dentes.
  2. Deixe agir por alguns minutos e enxague.
  3. Outra opção é preparar as folhas em uma infusão e utilizá-las como enxaguante bucal depois da escovação.

Cúrcuma serve para escovar os dentes?

Ela é rica em minerais, como o magnésio e o selênio, que ajudam a fortalecer os dentes e também possui propriedades antibacterianas.

Misturando uma colher pequena de cúrcuma em um pouco de água você pode fazer uma pasta de dentes caseira de modo que ajude a eliminar possíveis manchas. Utilize-a na escovação e enxague com água em abundância.

Clarear os dentes naturalmente com abacaxi e mamão

Além de serem duas frutas ricas em vitaminas e minerais, excelentes para cuidar da sua saúde de forma geral, também contém enzimas, papaína no caso do mamão, e bromelina no caso do abacaxi, que exercem um suave efeito clareador, que pode ajudar a reduzir o amarelados dos dentes. Incorporar essas frutas na sua dieta só te trará vantagens.

Veja em nosso outro artigo alimentos que ajudam a clarear os dentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear os dentes naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como clarear os dentes naturalmente
Como clarear os dentes naturalmente

Voltar ao topo da página