Outros A boca

Remédios para cicatrizar gengivas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 8 fevereiro 2017
Remédios para cicatrizar gengivas

Uma ferida na gengiva no geral ocorre após uma extração de um dente. Cuidar dessa ferida de forma adequada é muito importante para conseguir uma cicatrização adequada, por isso no caso de ocorrer alguma complicação, poderia chegar a sentir muita dor. Se passou por uma extração de um dente e quer aprender a cuidar das suas gengivas de forma adequada, continue lendo o seguinte artigo do umCOMO onde lhe vamos mostrar vários remédios para cicatrizar gengivas e, assim, voltar a ter uma excelente saúde bucal.

Também lhe pode interessar: Como acabar com os dentes amarelados

Passos a seguir:

1

Após a extração de um dente o dentista colocará uma gaze sobre a abertura da gengiva, nesse momento tente morder a gaze com força. Aplicar pressão sobre a gengiva aberta parará o sangramento. Caso o sangramento não pare, troque a gaze por uma nova, tentando cobrir a ferida com maior precisão.

Tente não ajustar sua posição com as mãos, caso contrário corre o risco de infecção ou de dificultar a formação do coágulo que parará o sangramento.

Remédios para cicatrizar gengivas - Passo 1
2

O mais normal é que seu dentista lhe receite algum tipo de antibiótico como Amoxicilina, Penicilina G Cristalina ou Ampicilina, entre outros. Junto com os antibióticos, pode recorrer a tomar analgésicos para acabar com qualquer tipo de mal-estar que possa causar a ferida aberta, é importante fazer isso assim que seja possível, tentando que seja antes de passar o efeito da anestesia.

3

O método mais comum para ajudar a cicatrizar a gengiva é usar compressas frias ou bolsas de gelo, desta forma se reduzirá o sangramento e também qualquer tipo de inflamação que possa ter ocorrido. Aconselha-se manter o frio na zona afetada por pelo menos uns 30 minutos, depois descanse da compressa ou da bolsa de gelo durante outros 30 minutos e volte a aplicar frio.

Este processo pode se estender entre 24 a 48 horas depois de realizada a extração.

4

Para favorecer a cicatrização da gengiva aconselha-se realizar gargarejos com uma solução salina que pode preparar em casa, é importante aguardar pelo menos 24 horas antes de proceder a enxaguar a boca com esta solução. Para prepará-la, misture uma colher de sopa de sal em um copo de uns 250 ml de água (de preferência morna).

Uma vez preparada a solução salina, faça o gargarejo lenta e suavemente, tentando não danificar o coágulo da ferida, repetindo o processo de 4 a 5 vezes ao dia, especialmente depois de comer e antes de se deitar.

Remédios para cicatrizar gengivas - Passo 4
5

Pode recorrer ao uso de saquinhos de chá. Este remédio caseiro tem excelentes resultados para cicatrizar a gengiva, pois um dos componentes do chá é o ácido tânico, o qual favorece a formação de coágulos de sangue que pararão o sangramento e ajudarão à formação de tecido novo.

O melhor para seguir este método é aplicar o saquinho de chá na área da extração e morder com força. Mantenha o saquinho de chá pelo menos uns 30 minutos sobre a gengiva. Pode beber chá gelado, o qual pode ter o mesmo efeito sobre a gengiva, mas é mais aconselhável aplicar o saquinho diretamente sobre a gengiva.

Neste outro artigo do umCOMO explicamos para você como desinflamar as gengivas.

6

Durante o período de cura é importante manter uma higiene dental apropriada. Escove os dentes depois das primeiras 24 horas, tente fazê-lo com delicadeza e evitando o lugar da ferida; tenha as mesmas precauções na hora de usar fio dental e tente continuar usando a solução salina mencionada anteriormente.

Para conseguir uma higiene mais completa, pode usar gel de clorexidina, aplicando sobre a zona de extração; este produto consegue fazer com que a curação seja mais rápida, além de ajudar a reduzir a dor.

Neste outro artigo do umCOMO temos para você truques para limpar seus dentes.

Remédios para cicatrizar gengivas - Passo 6
7

Depois das primeiras 48 horas, pode aplicar uma compressa quente. Isto ajudará a aumentar a circulação do sangue, favorecendo assim a cicatrização e diminuindo qualquer rastro de inchaço ou mal-estar.

Também é importante, durante este período, descansar corretamente, garantindo assim uma pressão arterial estável.

8

Outros conselhos para cicatrizar as gengivas rapidamente:

  • Tente não realizar nenhum tipo de atividade física até pelo menos cumpridas as 24 horas da extração.
  • Evite realizar qualquer tipo de trabalho pesado, mantendo sempre uma postura erguida quando tiver que se sentar.
  • Na hora de comer, tente selecionar alimentos macios, evite consumir alimentos duros, estaladiços, quebradiços, ou que estejam quentes, mastigando no lado da boca oposto ao lugar da extração.

Seguindo todos estes conselhos conseguirá cicatrizar a gengiva de forma rápida e eficaz, voltando rapidamente à sua rotina normal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios para cicatrizar gengivas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Evite saltar refeições, desta forma terá todos os nutrientes necessários para que seu corpo possa ter os recursos e assim curar a ferida.
  • Evite o consumo de álcool ou cigarro, já que ambas substâncias diminuem a vascularização da gengiva, atrasando o processo de cicatrização.
  • Em caso de suspeitar de uma infecção, é necessário ir ao dentista de forma imediata.
  • Se consome anticoncepcionais orais, é aconselhável deter seu consumo, já que estes contêm estrogênios que podem causar complicações com a coagulação do sangue.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
reginaldo mota
Extrai um dente a uns quinze dias, estou achando a cicatrizaçao demorada a algum medicamento ou procedimento que posso usar para cicatrizar mais rapido?
1 de 4
Remédios para cicatrizar gengivas