Partilhar

Para que serve o álcool 96 graus?

 
Por Redação umCOMO. 17 março 2020
Para que serve o álcool 96 graus?

É certo que você tem em sua caixa de primeiros socorros um frasco de álcool 96 ou de 70 graus, podendo até mesmo ter os dois. Você alguma vez já se perguntou para que eles servem e qual deles é melhor? Todos conhecemos o poder desinfetante e bactericida do álcool, mas nesses momentos de dúvidas, muitos leitores se perguntam se o álcool funciona contra o coronavírus ou se mata totalmente as bactérias e germes.

Neste artigo do umCOMO, esclareceremos o tema e explicamos todos os usos do álcool 96 graus: para que serve,qual é a diferença entre as concentrações de álcool e, o mais importante, qual é o tipo de álcool mais eficiente para desinfetar.

Também lhe pode interessar: Como fazer álcool em gel caseiro

Álcool 96 graus funciona contra o coronavírus?

O álcool de 96 graus, também chamado de álcool etílico ou etanol, é um potente antisséptico para a pele e tem a capacidade de destruir germes, reduzir o número de microrganismos que se encontram na pele e inclusive evitar a aparição deles.

Embora não seja correto dizer que o álcool a 96 graus mata efetivamente o coronavírus (COVID-19), a Organização Mundial da Saúde recomenda as seguintes medidas para prevenir a propagação do coronavírus e evitar o contágio[1]:

  • Lavar as mãos com água e sabão durante 40 a 60 segundos, assegurando-se de que os polegares, os espaços entre os dedos e o dorso da mão receberam quantidades suficientes de sabão;
  • Desinfetar as mãos com produtos à base de álcool etílico ou isopropílico, pois os géis desinfetantes com base em álcool têm a capacidade de destruir vírus e outros microrganismos.

Em todo caso, o melhor que você pode fazer é lavar as mãos e aplicar o desinfetante logo em seguida. Desta forma, você destruirá a maior quantidade de germes possível e diminuirá sua probabilidade de contágio.

Quanto à limpeza de superfícies, é preciso ressaltar que a capacidade dos germes de sobreviver em qualquer lugar pode ser de horas a dias - tudo dependerá das condições a que estiverem expostos, como temperatura, umidade do ambiente, entre outros fatores.

Como medida preventiva, é recomendável limpar as superfícies, sobretudo aquelas de mais contato, como corrimãos, maçanetas e puxadores de porta. Quanto mais limpas e higienizadas estiverem nossas mãos, menor a possibilidade de que vírus e microrganismos sobrevivam nelas. Se você procura por desinfetantes para mãos, móveis e roupas, encontrará algumas receitas em nosso artigo que explica como fazer desinfetante caseiro.

Quer um truque muito prático? Em um recipiente, adicione duas colheres álcool de 96 graus a 250 gramas de aloe vera (babosa), misture levemente, coloque em pote com dosador e assim você poderá levar um desinfetante caseiro para qualquer lugar. Lembre-se de que esse desinfetante NÃO possui a mesma eficácia dos fabricados em laboratório e vendidos em farmácias, pois em casa não se dispõe do mesmo ambiente esterilizado. Você pode encontrar uma receita mais potente em nosso artigo "Álcool em gel funciona?".

O uso contínuo de álcool pode desidratar e irritar a pele. Use cremes hidratantes para protegê-la.

Para que serve o álcool 96 graus? - Álcool 96 graus funciona contra o coronavírus?

Para que serve o álcool 96?

Com certeza alguma vez você já se perguntou o que é o álcool etílico e se ele tem algo a ver com o que você tem em casa. O álcool etílico não é nada mais nada menos do que o álcool de 96 graus que você encontra nas farmácias e que costuma ser utilizado na assepsia de ferimentos.

O álcool etílico é um potente antisséptico que pode ser usado em épocas de alto contágio viral, como nos surtos de gripe, por exemplo. Trata-se de um composto químico incolor que é utilizado, sobretudo, para desinfetar as áreas da pele que estiveram em contato com vírus ou microrganismos e assim prevenir infecções. No entanto, o álcool 96 tem tem outros usos que você talvez não conheça. Esses são os mais comuns:

Atua como desodorante

Um dos usos do álcool que com certeza você não imaginava é como desodorante. Seu poder antisséptico aliado a sua capacidade de eliminar bactérias e mau cheiro o tornam um produto desodorante que podemos usar caso não tenhamos o produto específico.

Não recomendamos seu uso diário uma vez que os desodorantes comerciais, mesmo que possuam álcool na sua lista de ingredientes, também contém diversos componentes que cuidam da sua pele, deixando-a hidratada e nutrida. Esse não é o caso do álcool 96 graus puro. Você pode preparar seu próprio desodorante adicionando álcool a receita que apresentamos em nosso artigo Como fazer desodorante caseiro para as axilas.

Elimina piolhos

Quando falamos da eliminação de parasitas como os piolhos, sempre nos vem a mente remédios caseiros como o óleo essencial de melaleuca. Não obstante, você sabia que o álcool é também um remédio para combater a pediculose? Para criar seu remédio contra piolhos, você só precisa misturar o álcool 96 com algumas gotas de óleo essencial de lavanda. Coloque-o num spray para que seja mais fácil aplicar e borrife-o sobre o cabelo. É importante deixar agindo por pelo menos uma hora antes de enxaguar e passar o pente fino. Descubra mais informações em nosso artigo Como acabar com piolhos e lêndeas com remédios caseiros.

Remove esmaltes e outras substâncias

O álcool pode remover o esmalte de unhas, mas de forma mais lenta do que a acetona, de forma que recomendamos que você use esse método como uma alternativa ou método de urgência. Para que você possa remover o esmalte de forma mais fácil, recomendamos:

  1. Embeber o algodão no álcool e pressionar ligeiramente cada unha para que absorva bem o produto.
  2. Começar a remover o esmalte em cada dedo exercendo uma ligeira pressão com o polegar em movimentos circulares, como se estivesse fazendo uma massagem.
  3. Aplicar essa técnica no lugar de esfregar o algodão insistentemente sobre a unha para que ela sofra menos.

Para além do esmalte de unhas, o álcool também pode ser útil para eliminar cola e outras substâncias pegajosas difíceis de remover de superfícies. Não recomendamos usá-lo em superfícies delicadas como madeiras envernizadas.

Álcool 70 graus X álcool 96

A principal diferença entre o álcool de 70 graus e o de 96 graus é o volume de álcool que ambos contém. O primeiro contém 70 volumes de álcool etílico por cada 100 mililitros, enquanto o segundo contém 96 volumes de álcool etílico por cada 100 mililitros. Se você deseja saber onde comprar álcool de 96 graus, deve saber que tanto ele quanto o de 70 graus são vendidos em farmácias, drogarias, perfumarias e supermercados. No entanto, em tempos de pandemia eles podem desaparecer das prateleiras. Para evitar o contato externo sem necessidade, ligue antes para perguntar.

Qual é o melhor álcool para desinfetar?

Embora o álcool mais comum de ser encontrado nas residências seja o de 96 graus, se você for usá-lo sozinho e não em uma fórmula de gel antibactérias, o álcool de 70 graus exerce uma maior ação bactericida, chegando a eliminar até 90% das bactérias em uma única aplicação. É verdade que sua atuação é mais lenta, mas por atuar dessa forma, consegue chegar melhor aos microrganismos sem irritar a pele em excesso.

Para obter o melhor efeito antibactérias, convém levar em conta uma série de conselhos em sua aplicação:

  • É mais efetivo aplicar na região a ser desinfetada e deixar exposto durante 2 a 3 minutos do que pôr aos pouquinhos com algodão.
  • Não se deve misturar com outros produtos desinfetantes para "aumentar" sua eficácia, já que é possível perdê-la.
  • Não se deve utilizar o álcool em cavidades como boca ou ouvidos.
  • O produto nunca deve ser aplicado sobre feridas abertas ou sangrando.

Além do álcool etílico ou etanol, o álcool isopropílico é também um poderoso desinfetante e antisséptico muito utilizado em hospitais e centros de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o álcool 96 graus?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. Organización Mundial de la Salud. Preguntas y respuestas sobre la enfermedad por coronavirus (COVID-19). Publicado por la Organización Mundial de la Salud. Consultado el 13 de marzo de 2020. Disponible en https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/q-a-coronaviruses
Bibliografia
  • Organización Mundial de la Salud. Brote de enfermedad por coronavirus (COVID-19): orientaciones para el público. Publicado por la Organización Mundial de la Salud. Acesso em 13 de março de 2020. Disponível em: <https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/>.
  • Ministerio de Consumo. Información para la ciudadanía. Publicado por el Gobierno de España. Acesso em 13 de marçoo de 2020. Disponível em: <https://www.mscbs.gob.es/profesionales/saludPublica/ccayes/alertasActual/nCov-China/ciudadania.html/>.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Para que serve o álcool 96 graus?
1 de 2
Para que serve o álcool 96 graus?

Voltar ao topo da página