Partilhar
Partilhar em:

Porque sinto queimação nos pés

Porque sinto queimação nos pés

A queimação nos pés é uma sensação de ardor que pode ocorrer de forma mais localizada na planta dos pés e estar acompanhada de formigamento ou dormência. As causas da pessoa sentir os pés quentes podem ser diversas, embora no geral costume ser provocado por transtornos nos nervos da zona. Se já se perguntou porque sente queimação nos pés, então continue lendo este artigo do umCOMO em que lhe explicamos as possíveis causas deste sintoma.

Também lhe pode interessar: Como tratar a psoríase nos pés

Neuropatia periférica

No caso de sentir os pés muito quentes ou sofrer de ardor na planta do pé é possível que a responsável seja uma condição conhecida como neuropatia periférica. Isto acontece porque existem fibras nervosas danificadas com uma maior predisposição a causar dor por hiperatividade. Como consequência, o cérebro recebe sinais de dor enviados por determinadas zonas dos pés sem que exista realmente um estímulo que esteja gerando este sintoma. Por isso, é possível que a sensação de queimação nos pés ou de que estes estão muito quentes possa derivar de nervos danificados e possa estar acompanhada de sensação de formigamento e dormência.

Na maior parte dos casos em que alguém sente que lhe ardem os pés devido a uma neuropatia, o paciente sofre de diabetes mellitus. Por isso, é importante consultar o médico tanto se tiver sentido muito calor nos pés incomum sem lhe ter sido diagnosticado diabetes mellitus como se sofre desta doença.

Além disso, alguns danos nos nervos podem ocorrer pelos seguintes motivos:

  • Alcoolismo crônico.
  • Deficiência de vitaminas do complexo B.
  • Intoxicação por metais pesados.

Problemas na pele

Apesar da sensação de ardor nos pés ser causada normalmente por problemas internos, também é possível que esse sintoma esteja relacionado com condições de pele. Por isso, algumas pessoas que sentem os pés quentes sofrem de alergias, infecções por fungos, dermatite ou outros problemas cutâneos.

No geral, nos casos em que o ardor do pé está originado por problemas na pele aparecem outros sintomas como erupções, vermelhidão, bolhas, úlceras ou outras alterações cutâneas.

O mais recomendável na hora de procurar um tratamento para a sensação dos pés quentes nestes casos é consultar um dermatologista, visto que tratar a causa principal fará desaparecer este sintoma tão incômodo.

Problemas de circulação

Outra das causas pelas quais uma pessoa pode sentir queimação nos pés ou sensação de ardor é um aumento na produção dos glóbulos vermelhos. Isto faz com que o sangue seja mais espesso e, como consequência, pode aparecer este sintoma. Nestes casos é mais frequente que a pessoa sinta ardor nos pés à noite ou um intenso calor nos pés ao dormir.

Dentro dos problemas de circulação nomeamos também um problema conhecido como eritromelalgia. Trata-se de uma vasodilatação das artérias pequenas das mãos e pés, embora também possa afetar outras partes do corpo como as orelhas, joelhos ou rosto. Como consequência, esta condição provocar dor com sensação de calor na zona afetada. Esse transtorno pode ser primário, cuja causa é desconhecida, ou secundário, pelo que deriva de outras doenças cardiovasculares.

A queimação ou a sensação de ardor nos pés costuma aparecer e durar de uns minutos a horas, e ao detetar estes incômodos deveria consultar um médico para um diagnóstico adequado através dos exames necessários.

Outras causas de queimação nos pés

Além das condições que lhe mostramos que podem causar ardor ou queimação nos pés, também podemos encontrar outras causas que derivem neste problema.

Mudanças hormonais

No caso das mulheres, a sensação de ter os pés muito quentes pode estar ligada a mudanças que ocorrem durante o ciclo menstrual. Tanto nos dias anteriores como quando a mulher se encontra nos dias da menstruação, podem ocorrer mudanças de temperatura causadas pelas mudanças hormonais.

Problemas neurológicos

Alguns problemas nos nervos, na coluna vertebral ou na medula espinal também podem derivar na sensação de ardor nos pés. Este sintoma também pode estar acompanhado de outros incômodos como dor nas pernas ou nos pés.

Sobrecarga nos pés

Após uma longa caminhada, depois de correr, usar sapatos desconfortáveis e outras situações, os pés podem ficar sobrecarregados e aumentar a temperatura corporal da zona sentindo o ardor ou a sensação de calor. Nestes casos recomenda-se colocar os pés no frio e utilizar calçado confortável.

Estresse

Se o calor nos pés aparecer quando se sentir irritado, tenso, nervoso e quando estiver submetido a estresse, então é possível que a causa seja uma reação do corpo perante esta exposição.

O que fazer quando sentir queimação nos pés

Se o ardor nos pés aparece com frequência impedindo-o de levar a cabo uma vida normal, então deve consultar o seu médico. Para poder tratar a sensação de pés quentes deve-se detetar a causar responsável por este sintoma, visto que na maioria dos casos trata-se de um sintoma e não de uma doença em si.

Remédios caseiros para o ardor nos pés

Pode recorrer a vários remédios caseiros para aliviar a sensação de calor na zona como os seguintes:

  • Água fria. É uma das formas mais fáceis e rápidas para aliviar os incômodos que provoca o ardor na pele. Mergulhe as suas extremidades em água fria e descanse os pés para favorecer a circulação do sangue, reduzir a possível inflamação e sentir um maior alívio.
  • Vinagre de maçã. Com este remédio caseiro para o ardor ou queimação nos pés ajudamos a equilibrar o pH da pele. Para isso, devemos misturar duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e molhar os pés no conteúdo durante uns minutos. Descubra mais benefícios do vinagre de maçã para a pele neste artigo.
  • Cúrcuma para o ardor nos pés. O composto em curcumina desta planta medicinal tem propriedades que melhoram a circulação sanguínea, além de ser anti-inflamatório e acalmar a dor. Para obter os seus benefícios deve misturar duas colheres de chá de cúrcuma com um pouco de água até obter uma pasta. Uma vez realizado o passo anterior, deve aplicar o conteúdo sobre os pés durante uns minutos e depois enxaguar com água.
  • Sal de Epsom. Este produto natural tem efeitos calmantes e anti-inflamatórios que ajudam a acalmar os incômodos derivados do ardor dos pés ao reduzir a dor e a inflamação. Neste outro artigo explicamos como fazer sais de Epsom.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque sinto queimação nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Porque sinto queimação nos pés

Porque sinto queimação nos pés
1 de 5
Porque sinto queimação nos pés