Outros Sinais na pele

Porque sinto queimação nos pés - 8 possíveis causas

Porque sinto queimação nos pés - 8 possíveis causas

A queimação nos pés é uma sensação de ardor que pode ocorrer de forma mais localizada na planta dos pés e estar acompanhada de formigamento ou dormência. As causas da sensação de pés quentes podem ser diversas, embora no geral costume ser provocada por transtornos nos nervos da zona. Se você está perguntando "porque sinto queimação nos pés", continue lendo este artigo do umCOMO onde explicamos as possíveis causas deste sintoma, que incluem problemas de pele, má circulação, neuropatia periférica, problemas neurológicos e mudanças hormonais.

Índice

  1. Queimação nos pés, o que pode ser?
  2. Neuropatia periférica
  3. Problemas na pele
  4. Queimação nos pés pode ser má circulação?
  5. Outras causas de queimação nos pés
  6. Remédios caseiros para queimação nos pés

Queimação nos pés, o que pode ser?

As possíveis causas da queimação nos pés incluem:

  • Neuropatia periférica
  • Problemas na pele
  • Má circulação
  • Mudanças hormonais
  • Problemas neurológicos
  • Sobrecarga nos pés
  • Estresse
  • Gravidez

Continue lendo para saber mais sobre cada um dos motivos para sentir ardência nos pés em detalhe.

Neuropatia periférica

Se você sente os pés muito quentes ou sofre de ardor na planta do pé é possível que a responsável seja uma condição conhecida como neuropatia periférica. Isto acontece porque existem fibras nervosas danificadas com uma maior predisposição a causar dor por hiperatividade. Como consequência, o cérebro recebe sinais de dor enviados por determinadas zonas dos pés sem que exista realmente um estímulo que esteja gerando este sintoma. Por isso, é possível que a sensação de queimação nos pés ou de que estes estão muito quentes possa derivar de nervos danificados e possa estar acompanhada de sensação de formigamento e dormência.

Na maior parte dos casos em que alguém sente queimação nos pés devido a uma neuropatia, o paciente sofre de diabetes mellitus. Por isso, é importante consultar o médico tanto se você tiver sentido muito calor nos pés incomum sem ter sido diagnosticada diabetes mellitus como se você sofre desta doença.

Além disso, alguns danos nos nervos podem ocorrer pelos seguintes motivos:

  • Alcoolismo crônico.
  • Deficiência de vitaminas do complexo B.
  • Intoxicação por metais pesados.

Problemas na pele

Apesar da sensação de ardência nos pés ser causada normalmente por problemas internos, também é possível que esse sintoma esteja relacionado com condições de pele. Por isso, algumas pessoas que sentem os pés quentes sofrem de alergias, infecções por fungos, dermatite ou outros problemas cutâneos.

No geral, nos casos em que o ardor do pé está originado por problemas na pele aparecem outros sintomas como:

  • Erupções
  • Vermelhidão
  • Bolhas
  • Úlceras
  • Outras alterações cutâneas.

O mais recomendável na hora de procurar um tratamento para a sensação dos pés quentes nestes casos é consultar um dermatologista, visto que tratar a causa principal fará desaparecer este sintoma tão incômodo.

Queimação nos pés pode ser má circulação?

Outra das causas pelas quais uma pessoa pode sentir queimação nos pés ou sensação de ardência é um aumento na produção dos glóbulos vermelhos. Isto faz com que o sangue seja mais espesso e, como consequência, pode aparecer este sintoma. Nestes casos é mais frequente que a pessoa sinta os pés quentes à noite ou um intenso calor nos pés ao dormir.

Dentro dos problemas de circulação nomeamos também um problema conhecido como eritromelalgia. Trata-se de uma vasodilatação das artérias pequenas das mãos e pés, embora também possa afetar outras partes do corpo como as orelhas, joelhos ou rosto. Como consequência, esta condição provocar dor com sensação de calor na zona afetada. Esse transtorno pode ser primário, cuja causa é desconhecida, ou secundário, pelo que deriva de outras doenças cardiovasculares.

A queimação ou a sensação de ardência nos pés costuma aparecer e durar entre minutos a horas, e ao detectar estes incômodos você deve consultar um médico para um diagnóstico adequado através dos exames necessários.

Outras causas de queimação nos pés

Além das condições que mostramos que podem causar ardor ou queimação nos pés, também podemos encontrar outras causas que provocam esta condição:

Mudanças hormonais

No caso das mulheres, a sensação de ter os pés muito quentes pode estar ligada a mudanças que ocorrem durante o ciclo menstrual. Tanto nos dias anteriores como quando a mulher se encontra nos dias da menstruação, podem ocorrer mudanças de temperatura causadas pelas mudanças hormonais.

Problemas neurológicos

Alguns problemas nos nervos, na coluna vertebral ou na medula espinal também podem derivar na sensação de ardor nos pés. Este sintoma também pode estar acompanhado de outros incômodos como dor nas pernas ou nos pés.

Sobrecarga nos pés

Após uma longa caminhada, depois de correr, usar sapatos desconfortáveis e outras situações, os pés podem ficar sobrecarregados e aumentar a temperatura corporal da zona sentindo o ardor ou a sensação de calor. Nestes casos recomenda-se colocar os pés no frio e utilizar calçado confortável.

Estresse

Se o calor nos pés aparecer quando se sentir irritado, tenso, nervoso e quando estiver submetido a estresse, então é possível que a causa seja uma reação do corpo perante esta exposição.

Queimação nos pés durante a gravidez

Como mencionado, as alterações hormonais podem provocar queimação nos pés. Tendo em conta que o corpo da mulher passa por alterações a esse nível, a gravidez também pode ser a origem da queimação nos pés e nas mãos, assim como o inchaço dos mesmos.

Remédios caseiros para queimação nos pés

Se a ardência nos pés aparece com frequência impedindo-o de levar a cabo uma vida normal, você deve consultar o seu médico. Para tratar a sensação de pés quentes, é necessário identificar a causar responsável por este sintoma, visto que na maioria dos casos a queimação é um sintoma e não de uma doença.

Remédios caseiros para queimação nos pés

Você pode recorrer a vários remédios caseiros para aliviar a sensação de calor na zona como os seguintes:

  • Água fria. É uma das formas mais fáceis e rápidas para aliviar os incômodos que provoca o ardor na pele. Mergulhe as suas extremidades em água fria e descanse os pés para favorecer a circulação do sangue, reduzir a possível inflamação e sentir um maior alívio.
  • Vinagre de maçã. Com este remédio caseiro para queimação nos pés ajudamos a equilibrar o pH da pele. Para isso, misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e molhe os pés no líquido durante uns minutos. Descubra mais benefícios do vinagre de maçã para a pele neste artigo.
  • Cúrcuma. O composto em curcumina desta planta medicinal tem propriedades que melhoram a circulação sanguínea, além de ser anti-inflamatório e acalmar a dor. Para obter os seus benefícios deve misturar duas colheres de chá de cúrcuma com um pouco de água até obter uma pasta. Uma vez realizado o passo anterior, espalhe o conteúdo sobre os pés durante uns minutos e depois enxagúe com água.
  • Sal de Epsom. Este produto natural possui efeitos calmantes e anti-inflamatórios que ajudam a aliviar os incômodos derivados da queimação dos pés ao reduzir a dor e a inflamação. Neste outro artigo explicamos como fazer sais de Epsom.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque sinto queimação nos pés - 8 possíveis causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
antonio aparecido pinheiro
tenho nos pes um calo e com isso me da muitas qu8eimaçao no pe mais eu desamarro o sapato ai parab de ficar queimando so sinto na queimaçao enquanto o sapato esta amarrado pq sera isso
JAIME FIGUEIREDO DE ALBUQUERQUE A.J.
tenho queimação nos pés,, semelhante um ardor, como fosse uma coisa a arder....
como poderei tratar.....o médico receito-me um anti-inflamatório e uma pomada....nada resulta...
tenho consultar um especialista dos pés?????
Carlitos Mendes Agostinho
Tenho 35 anos de idade, sinto ardimento nos pés desde 2015, e muito em particular no período nocturno e quando uso sapatos nao confortáveis, e sofro de dermatite na cabeça (borbulhas que quando se rebentam só sangram) e as vezes no mesmo período nocturno tendem me secar os dedos dos membros superiores e tenho sentido muitos formigueiros. sou de nacionalidade Moçambicana, província e cidade de Nampula e por consequência trabalho no Hospital Central de Nampula.
A sua avaliação:
Vanderliza Rezende da Silva
Sinto queimação nos pés tenho anemia perniciosa e parareplesia secundaria
Maria da Silva Pena
Porque sinto os meus pés quimarem Tanto e sinto tanta dor no corpo ?
Debora
Porque sinto queimação nas pernas e nos pes
Ana Célia da Cruz Pinheiro
Eu sinto uma queimação e dor nos meus pés é um encomodo muito ruim. Chega sinto falta de paciência
A sua avaliação:
Jorge
Bom dia. Tenho 54 anos e já há vários anos que sofro de hérnias que me provocam dores nas costas ombros e braços, quando tenho crises normalmente fico melhor quando vou ao quiroprata, acontece que nesta ultima crise as dores passaram mas fiquei com um constante calor na solas de ambos os pés, tanto de dia como de noite, não tenho inchaço ou vermelhão; o que poderei fazer para aliviar este calor?
reinaldo af de lima
ótima matéria......gostei e recomendo
Editor umComo.com.br
Oi Reinaldo! Que bom que as dicas do umCOMO te ajudaram. Continue acompanhando nossas matérias :)
eustaquio nonato
FAVOR INFORMAR SOBRE A QUEIMAÇÃONOS PES. FAÇO CAMINHADAS DIARIAMENTE.
sandra maria nogueira dos santos
os meus pes ficam quente com sapato com sandalia como fazer para cuida mim oriente
oeslei silveira
açafrão é bom para queimação nos pés ?
ricardo
ola tudo bem ?ultimamente eu estou com um calor nos meus pés que chegam ate arder qual o remédio certo para acabar com esta anomalia dos meus pés amigos me ajudem pois eu nem consigo mais durmir.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Ricardo! Conferiu as indicações do texto?
Porque sinto queimação nos pés - 8 possíveis causas