Outros Sinais na pele

Queimação nos pés pode ser má circulação? Causas e remédios

Queimação nos pés pode ser má circulação? Causas e remédios

Os pés sustentam nosso corpo e muitas vezes acabamos colocando mais peso em cima deles do que deveríamos, por isso é muito comum sentir problemas como dores, pontadas, queimação entre outros sintomas nos pés. Problemas nos pés podem ser causados por coisas simples como o uso de sapatos pequenos ou desconfortáveis mas também podem ser sinal de doenças sérias como a diabetes, sendo assim, se você está sentindo queimação nos pés procure o quanto antes um médico para avaliar sua situação e passar o tratamento correto, que por vezes envolve a fisioterapia.

Enquanto isso, o umCOMO preparou um artigo para te dar possíveis motivos para o queimação, se você quer saber quais são eles e se queimação nos pés pode ser má circulação, a resposta é SIM! Continue lendo para descobrir que outros fatores podem estar causando a condição e o que pode ser feito para aliviá-la.

Queimação nos pés: causas

Os pés recebem muito peso por sustentarem nosso corpo e o que mais estivermos carregando e essa pressão pode danificar elementos dos nossos pés, causando queimação e dores. As possíveis causas da queimação nos pés são:

  • Inflamações: Existem doenças que atingem diretamente o sistema nervoso, essas doenças, quando atingem os pés, danificam a sensibilidade nessa região e, por consequência, pode gerar queimação e formigamento. As doenças mais comuns que podem gerar formigamento nos pés são: AIDS, síndrome de Guillain-Barré, mononucleose e herpes.
  • Obesidade: Em pessoas obesas é comum que se sinta queimação nos pés pois eles acabam sobrecarregados com o peso em excesso e isso pode danificar e pressionar nervos dos pés, nesses casos é necessário que o paciente perca peso para evitar maiores e permanentes danos.
  • Problemas de circulação: Sim, queimação nos pés pode ser sinal de má circulação já que nesses casos os pés acabam recebendo menos sangue do que o necessário, é comum também que nesses casos se sinta formigamento e dormência. Veja com mais detalhes nesse artigo quais são os sintomas de má circulação.
  • Fascite plantar: A fascite plantar é uma inflamação no tecido localizado na parte debaixo do pé que vai do calcanhar até os dedos, a inflamação acontece por excesso de esforço físico, como quando se carrega muito peso ou então na prática de esportes que geram grande impacto na sola dos pés como o salto. A fascite plantar pode ser também gerada pela obesidade. Em caso de fascite é necessário avaliar qual o causador da doença para tratá-la diretamente de sua origem. Um dos sintomas mais comuns da fascite é o calor excessivo nos pés durante a noite, se você tem sentido seus pés quentes à noite, muito provavelmente é este o seu problema.
  • Diabetes: A diabetes muitas vezes gera grandes danos nos nervos dos pés, por isso é comum que diabéticos tenham queimação nos pés e também formigamento e dormência, ou seja, é comum que sintam seus pés com bastante dificuldade já que os nervos danificados não são mais tão capazes de enviar as informações para o cérebro.

Outras causas menos comuns da queimação nos pés:

  • Alcoolismo;
  • Intoxicação por metais pesados;
  • Falta de vitamina B12;
  • Doenças neurológicas.

Além da queimação, em muitos desses casos é comum que se sinta dor no calcanhar ao pisar no chão, visto que o calcanhar é justamente a parte dos pés que mais recebe peso. Se você também está sentindo esse sintoma, veja nesse artigo o que pode ser dor no calcanhar ao pisar no chão.

Em atletas é comum que a queimação apareça junto de coceira nos pés, nesse caso provavelmente trata-se de uma micose gerada pelo excesso de suor, o chamado "pé de atleta", para tratá-lo basta comprar pomadas para fungos nos pés, que podem ser encontrados muito facilmente em qualquer farmácia.

Queimação nos pés: tratamento

Como a queimação nos pés é um sintoma e não uma doença, é necessário que se encontra a fonte desse problema para tratá-lo diretamente da fonte. Apesar disso, existem métodos que podem te ajudar:

  • Uso de anti-inflamatórios: Em casos nos quais a queimação é gerada por muito esforço nos pés, é possível comprar anti-inflamatórios em pomada e fazer uma massagem suave até que toda a pomada seja absorvida, após a massagem deixe seus pés descansando.
  • Água quente e fria: Coloque um balde com água gelada e outro com água quente, deixe seus pés em cada um por 1 minuto e repita o processo mais 2 vezes, esse método ajuda a aumentar a circulação de sangue e diminui dores.
  • Óleo de cravo: O óleo de cravo pode ser uma ótimo remédio caseiro para queimação nos pés pois ajuda na circulação de sangue e ajuda a melhorar dores em articulações, para usá-lo faça uma massagem suave até sentir que seus pés melhoraram. Caso você não tenha óleo de cravo, é possível utilizar outros óleo para massagem, eles não serão tão eficazes mas a massagem ainda assim te ajudará.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Queimação nos pés pode ser má circulação? Causas e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria Luiza Fernandes Braga
Olá, por favor me ajude , tenho uma queimacão no peito do pé, que é terrível, pois só consigo dormir, se enrolo os pés com panos, e encharco de álcool, só assim refresca um pouco ,e aí consigo dormir, queima em baixo também, mais incomoda mais no peito dos pés, e agora, também começou queimar o peito das mãos, os pés ficam despelando por causa do álcool, mais não encontrei outra forma de aliviar um pouco esse tormento, por favor, me envie sua opinião, pois não tenho doenças tipo transmissíveis, só tenho artrose e problema de coluna, será que isso tem a ver? obrigada um forte abraço.
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Patti
Me ajudou muito a identificar a origem da minha queimação nos pés, valeu!
Queimação nos pés pode ser má circulação? Causas e remédios