O controlo da dor

Dor no calcanhar ao pisar, o que pode ser?

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 15 janeiro 2024
Dor no calcanhar ao pisar, o que pode ser?

Você sente dor no calcanhar ao pisar? Os pés são a base da sustentação física do ser humano, mas eles não são resistentes a qualquer peso e esforço e, quando forçados a lidar com mais tensão do que o suportável, muitas vezes desenvolvemos problemas na região desde os ossos até ligamentos e tendões. A mais comum entre as dores sentidas nos pés acontece no calcanhar ao pisar no chão, isso porque os calcanhares são o ponto de apoio de todo o peso do corpo e, ao levantar, jogamos todo nosso peso neles, pressionando a região lesada. Se você está sentindo dores nessa região, esse artigo do umCOMO te mostra quais são as possíveis razões para você estar sentindo dores no calcanhar quando pisa no chão.

Também lhe pode interessar: O que pode ser dor no umbigo

Índice

  1. Dor no calcanhar ao pisar: esporão
  2. Dor no calcanhar ao pisar: fascite plantar
  3. Dor no calcanhar: tendinite
  4. Dor no calcanhar ao pisar causada por diabetes
  5. Outras causas para dor no calcanhar ao pisar
  6. Cuidados para dor no calcanhar ao pisar

Dor no calcanhar ao pisar: esporão

O esporão é um crescimento calcificado abaixo do osso do calcanhar e também um dos maiores causadores de dor no calcanhar ao pisar. Quando se apoia os pés nos chão, esse novo “osso” do pé é pressionado e gera grandes dores, muitas vezes impedindo a locomoção.

É recomendável que pessoas com essa doença sigam uma dieta para quem tem esporão, ela não é rígida, apenas precisa de grandes quantidades de:

Dor no calcanhar ao pisar: fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação aguda no tecido que vai desde o calcanhar até os dedos do pé, ligando essas extremidades. Apesar de causar uma dor similar a do esporão, a fascite plantar se diferencia por gerar uma dor também na sola do pé, gerando dificuldades ao andar e, se não tratada, pode agravar e virar um esporão ou se tornar crônica. Muitas das pessoas com esporão desenvolveram esse problema por não tratarem da fascite.

Dica: Confira quais são os remédios caseiros para curar a fascite plantar e veja melhorias rapidamente.

Dor no calcanhar: tendinite

A tendinite é, assim como a fascite, uma inflamação, mas é muito mais simples de desenvolver e de cuidar. Esse tipo de inflamação surge pois o tendão é a região mais frágil entre as próximas às articulações, então, quando há um aumento de esforço no calcanhar, o tendão é o primeiro a sofrer as consequências, até mesmo um aumento de tensão gerado por estresse pode acarretar em uma tendinite com dor no calcanhar ao pisar. A tendinite no calcanhar, quando não tratada, pode evoluir e se tornar uma fascite.

Sugestão: confira essa lista de anti-inflamatórios naturais para a tendinite e melhore a sua condição.

Dor no calcanhar ao pisar causada por diabetes

A diabetes é certamente o problema mais grave que pode gerar dor no calcanhar ao pisar, isso porque é uma síndrome crônica que atinge o metabolismo e aumenta o nível de açúcar no sangue. A diabetes altera a circulação de sangue na região e lesiona os nervos, principalmente os dos pés, por isso a doença gera tanta dor nos calcanhares e, em alguns casos, úlceras.

Por ser apenas uma consequência entre as várias da diabetes, não existe um tratamento específico para esse tipo de dor, mas é possível aliviá-la com o uso de palmilhas de sapato especiais para diabéticos, que amortecem o passo e aliviam a dor.

Se você suspeita que essa seja a razão de sua dor, veja como diagnosticar a diabetes.

Outras causas para dor no calcanhar ao pisar

Existem algumas causas possíveis para dores no calcanhar que podem gerar as doenças citadas acima, tais como:

  • Sobrepeso recente ou de longa data, que coloca em cima do calcanhar mais peso do que ele foi feito para suportar.
  • Caminhadas em solos extremamente duros.
  • Prática de esportes com sapatos sem amortecimento.
  • Uso de sapatos de tamanho inadequado, forçando os pés e estarem em posição errada e não natural.
  • Trabalhos que exigem ficar muito tempo em pé, como atendente de loja e segurança.
  • Prática de esportes que geram pancadas fortes na sola do pé, como salto.
  • Pés naturalmente com formação inadequada, como pé chato.
  • Caminhadas com os pés em posição errada, jogando mais peso do que o necessário no calcanhar.

Todas essas causas podem fazer com que se ande de forma inadequada pelo desconforto da dor e fazer com que uma dor no calcanhar se torne um problema na coluna, que acaba ficando também em posição errada.

Cuidados para dor no calcanhar ao pisar

A dor no calcanhar ao pisar é, muitas vezes, o único sintoma das diversas doenças relacionadas aos calcanhares e pode aparecer logo ao acordar, então, se você está com esse único sintoma, é recomendável que consulte um médico para que seja avaliado o que se passa com seus pés. Em casos mais graves, como o de um esporão, é necessário que se faça uma cirurgia para remover a calcificação, mas existem tratamentos caseiros para a dor no calcanhar que podem ajudar a aliviar a dor, como:

  • Massagem na sola do pé com cremes hidratantes apropriados.
  • Alinhamento da estrutura do corpo caso a dor tenha sido gerada por esse desequilíbrio.
  • Exercícios simples de fisioterapia que podem ser feitos em casa com bolas de borracha propícias que podem ser adquiridas em farmácias e tentativas de pegar objetos pequenos com os pés.
  • Uso de remédios para calcanhar como anti-inflamatórios, que devem ser passados massageando a região assim como um creme hidratante. Consulte o seu médico para saber qual o mais recomendado para o seu caso.
  • Em caso de obesidade, a diminuição de peso é essencial para acabar de vez com suas dores.

Mantenha-se em repouso e evite fazer exercícios físicos, forçar o calcanhar vai piorar a situação de seus pés, podendo gerar problemas mais graves.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no calcanhar ao pisar, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ademar Amâncio
Muito obrigado pelo texto-informativo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ademar, ficamos felizes em ajudar. Esperamos que continue nos acompanhando! Um abraço da equipe editorial do umCOMO!
A sua avaliação:
Carmen Lúcia
Visto que, me observei e acho q estou pisando com o tornozelo mais inclinado para dentro, estou achando que necessito de palmilhas para equilibrar o andar. Dor no calcanhar ao pisar há algumas semanas, desde q me levanto. Coloquei um artefato de espuma e melhora só um pouco. não tenho esporão por radiografia recente, nem diabetes. Tenho 72 anos, pratico Remo. Podem me elucidar? Obrigada.
Dor no calcanhar ao pisar, o que pode ser?