Gases no estômago

Porque tenho tantos gases

Porque tenho tantos gases
Imagem: otramedicina.com

Os gases são um grande incômodo para muitas pessoas, e para além disso causam dores abdominais, inchaços e flatulência, que muitas vezes, são acompanhados de um odor desagradável. Claro que ninguém quer tê-los, mas muitas vezes e sem saber porquê encontramo-nos perante este incômodo. Existem soluções para evitar este desconforto, e se você se está a perguntar porque tem tantos gases, nós em umComo.com.br vamos lhe dar algumas possíveis respostas.

Também lhe pode interessar: Como eliminar gases
Passos a seguir:
1

A produção de gases é um processo normal no nosso corpo, que tem duas formas de expulsão: pela boca através de arrotos e pela flatulência retal. É normal que por dia expulsemos cerca de 14 gases entre ambas as formas, os quais normalmente não têm cheiro.

Mas quando o valor sobe mais, pode-se considerar que a pessoa tem muitos gases. Isto pode se dever a vários fatores, pelo que para responder à pergunta de porque tem tantos gases há que ter em conta vários aspetos.

2

Se o excesso de gases se manifesta através dos arrotos, isso se deve normalmente à pessoa comer rápido demais, engolindo mais ar, que mais tarde será expulso pelo arroto. Pessoas muito nervosas, estressadas ou ansiosas também costumam apresentar este problema, já que absorvem mais ar que quando se está numa rotina diária normal e mais calma.

Nestes casos a recomendação é comer de forma lenta, mastigando muito bem os alimentos, além de reduzir os níveis de tensão.

Porque tenho tantos gases - Passo 2
3

Caso o seu problema sejam os gases expulsos através da flatulência, existem varias razões para isto acontecer.

O ar engolido é uma das razões, seja pelas causas mencionadas no passo anterior, ou por hábitos como mastigar chiclete ou beber de canudinhos, este ar pode se converter também em flatulências que normalmente não têm cheiro. O melhor é evitar estes hábitos nocivos para favorecer a nossa saúde intestinal.

Porque tenho tantos gases - Passo 3
4

Os alimentos que não se digerem bem também são os responsáveis pela ocorrência de flatulências. Estes passam ao intestino grosso e são decompostos pelas bactérias que nele se encontram, quando as flatulências vêm acompanhadas de mau cheiro, isso acontece porque as bactérias liberam um pouco de sulfureto, o que produz o mau cheiro.

Este tipo de gases são muito comuns em pessoas com intolerâncias e problemas digestivos, embora também possam ocorrer quando algum alimento não nos cai bem ou se torna demasiado pesado para o nosso estômago. Ter claros quais são os alimentos difíceis de digerir é importante para prevenir este tipo de gases, melhorando assim a nossa saúde estomacal.

Porque tenho tantos gases - Passo 4
5

Por último, há outro tipo de gases, que são produzidos por alimentos que aumentam as flatulências, como por exemplo o leite, o brócolis, a couve, o repolho, as bananas, a maçã, as uvas, os frutos secos, a cebola, os pêssegos, os refrescos ou a cerveja.

Este tipo de alimentos podem gerar mais gases nas pessoas que sofrem de síndrome de intestino irritável, intolerâncias alimentares, excesso de estresse ou em quem os consomem de forma excessiva.

Porque tenho tantos gases - Passo 5
6

Esperamos ter dado resposta à sua pergunta de por que tem tantos gases. Agora que sabe as razões possíveis recomendamos:

  • Comer de forma lenta.
  • Mastigar bem os alimentos para favorecer a digestão.
  • Evitar alimentos flatulentos.
  • Realizar atividade para reduzir o estresse.
  • Consultar um gastroenterologista caso os sintomas sejam mais frequente para que determine a sua origem rapidamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque tenho tantos gases, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Melhorando os nossos hábitos alimentares é possível reduzir os gases e favorecer a sua saúde gastrointestinal.
  • Se apesar de seguir estas recomendações continua tendo problemas com os gases, o melhor é consultar um médico para uma revisão mais exaustiva.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
MARIA DE LOURDES DE OLIVEIRA SABINO SABINO
HA MAIS DE 20 DIAS VENHO SENTINDO FLATULÊNCIAS E GASES PRESAS, QUAIS AS PROVIDENCIAS EMERGÊNCIAS ?
Editor umComo.com.br
Oi Maria de Lourdes! Dê uma olhada nas dicas desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-eliminar-gases-6040.html
Gildasio Vieira Barretto
Sinto também mal está
adriana
não sei mais o que fazer tenho muito cases nada elimina eles é por baixo da caixa do peito e nas costelas mas muito mesmo doe demais no peito . o que fazer pra acabar com eles
marta silva
parabéns essa matéria foi ótima, clara e sem um monte de mimimi, ... muito esclarecedora!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marta, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
Suely O. Rodrigues
Nossa este assunto foi demais! Nota dez para voces é pouco! Acredito que encontrei meu caminho para flatulencia. Tento de tudo! Irei seguindo voces fielmente.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Suely, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Boa sorte para o seu problema!
Imagem: otramedicina.com
1 de 5
Porque tenho tantos gases