Aloe (babosa)

Quais são as espécies de babosa

Quais são as espécies de babosa

A Aloé vera, conhecida popularmente como babosa, é uma planta de fácil cultivo, e é facilmente encontrada em jardins dos mais diversos tamanhos. Além de um elemento decorativo, a babosa é conhecida por suas propriedades no tratamento de cabelo e pele, além de vários benefícios para a saúde, inclusive no tratamento de câncer. O UmComo diz quais são as principais espécies de babosa e suas principais propriedades para a saúde e cuidado do corpo.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da babosa

Índice

  1. Os benefícios da babosa
  2. As espécies de babosa e seu uso medicinal
  3. Seu uso para o cabelo
  4. Seu uso para a pele
  5. Benefícios comuns

Os benefícios da babosa

O uso da babosa para propósitos medicinais tem seus primeiros registros na antiguidade, em manuscritos gregos e indianos; e suas propriedades cosméticas já eram conhecidas no Egito antigo.

Embora existam mais de 400 espécies de babosa, apenas quatro podem ser utilizadas de forma segura. Essas são as duas espécies de babosa mais conhecidas e utilizadas, e possuem tanto fim medicinal como cosmético. Saiba quais são eles:

As espécies de babosa e seu uso medicinal

Aloe arborescens: possui ação no tratamento de tumores, inclusive de câncer. Suas propriedades medicinais se encontram no gel, e não nas suas folhas. Suas folhas finas, quando ainda na terra, vão se abrindo de forma a facilitar a captação de raios solares.

Aloe Barbadensis miller: essa espécie de babosa possui muito gel no interior das suas folhas, dando à planta um aspecto mais suculento. É um desintoxicante natural, e pode ser usado para a limpeza interna e externa, dando ao corpo muito mais vitalidade e à pele, um aspecto de hidratação de brilho.

Quais são as espécies de babosa - As espécies de babosa e seu uso medicinal

Seu uso para o cabelo

A babosa já é encontrada em boa parte dos produtos para cuidado de cabelo que são vendidos hoje. Seus benefícios já são conhecidos e recomendados por muitos profissionais.

Para o cuidado com os cabelos, o gel da babosa é o mais indicado, já que lá é onde se encontram a maioria dos nutrientes. Utilize a espécie de babosa Aloe Barbadensis miller, retire seu gel e aplique nos fios, juntamente com um creme hidratante de sua preferência.

Repetindo esse processo a cada 15 dias, o resultado será um cabelo brilhante e saudável. E o melhor disso é que a babosa é um ingrediente natural, super fácil e barata de ser encontrada.

Quais são as espécies de babosa - Seu uso para o cabelo

Seu uso para a pele

Da mesma forma que o uso para o cuidado dos fios, a babosa é encontrada em diversos hidratantes e máscaras para cuidado da pele, do corpo e dos rosto. A espécie de babosa utilizada para o cuidado com a pele também é a Aloe Barbadensis miller. Além dos benefícios de hidratação e cicatrização, a babosa ainda ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele. Seu uso em receitas caseiras, misturada com limão, leite ou mel já é extremamente difundido entre as mulheres que não abrem mão de uma pele saudável e bonita.

Benefícios comuns

As duas espécies de babosa citadas possuem diversos benefícios. Entre os mais comuns, podemos citar ainda:

  • Seu gel praticamente não tem gosto, e devido ao seu alto teor nutritivo, pode ser colocado no liquidificador para acompanhar um suco natural.

  • Corrige a constipação a auxilia o tráfego intestinal

  • Ajuda na dissolução de pedras no rim

  • Ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue

  • Auxilia no cuidado com o fígado

A babosa é um poderoso antioxidante e é indicado para o tratamento dos mais diversos problemas de pele, como acne e queimaduras. Para os cabelos, funciona como uma fonte de nutrientes para uma cabelo saudável e brilhoso.

Por ser mais um dos benefícios da natureza, pode ser usada por quase todos, sem nenhum risco. Mas fique atento à qualquer irregularidade e, na dúvida, procure um médico.

Quais são as espécies de babosa - Benefícios comuns

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as espécies de babosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Alda Miriam Savi Ramos
Li que a babosa é tóxica
NESTOR MIRANDOLA
PERGUNTA: babosa com mel pode ser usado no combate na sinusite do seio do rosto? como preparar? Grato
A sua avaliação:
Oraida das Dores Pereira
Eu tenho uma espécie de babosa em KZ, ela tem as folhas menor e mais estreita do que as outras, ela não é das folhas tão gordinha, essa babosa pode ser engerida? É existe babosa q não pode ser engerida e é venenosas? Me responde por favor e me manda fotos das babosas comestíveis, obrigada
1 de 4
Quais são as espécies de babosa