PARTILHAR

Quais são os sintomas da doença de Ménière

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 março 2020
Quais são os sintomas da doença de Ménière

A doença de Ménière é um transtorno comum que afeta o ouvido, prejudicando assim nosso equilíbrio e diminuindo a capacidade de audição. Trata-se de uma condição que pode se apresentar de maneira inesperada, com episódios frequentes ou esporádicos que se tornam muito angustiantes para o paciente. Se você desconfia de que você ou alguém próximo sofre desta condição, em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da doença de Ménière para detectar seus principais sinais.

 

Também lhe pode interessar: Quais são as causas dos zumbidos nos ouvidos
Passos a seguir:
1

Os tubos de líquido presentes em nosso ouvido interno são em parte responsáveis pelo equilíbrio e a orientação, por isso quando algo afeta esta zona é normal sentir tonturas, vertigem e moléstias que podem vir a ser incômodas, estressantes e prejudicar as atividades diárias.

A doença de Ménière é um dos transtornos que pode afetar a pressão do líquido do ouvido interno, dando origem a uma série de sintomas que, dependendo da intensidade e frequência com que se apresentam, podem chegar a afetar de forma importante a capacidade do paciente de realizar certas atividades cotidianas.

2

Os sintomas da síndrome de Ménière podem aparecer de forma muito esporádica ou com frequência, tudo dependerá do caso de cada paciente. Em cada episódio a pessoa experimentará estes sinais:

  • Problemas para escutar em um ou ambos ouvidos, a pessoa nota de forma clara que algo não anda bem com a audição.
  • Zumbido no ouvido afetado.
  • Pressão na zona.
  • Vertigem ou tonturas devido à falta de equilíbrio. Dificuldade para orientar-se.
3

De todos os sintomas da doença de Ménière, é o enjoo ou vertigem a que mais tensão e incômodos gera no paciente. Esta condição pode produzir outros sintomas como náuseas, vômitos, mal-estar geral e desorientação.

4

Uma vez que o episódio tiver passado o paciente volta a recuperar a audição, acalmam-se as moléstias no ouvido e melhoram o equilíbrio e a orientação. A doença de Ménière pode aparecer de forma muito eventual, no entanto, quando ocorrem vários episódios ao ano é importante ir a um otorrinolaringologista para uma revisão completa que ofereça um diagnóstico.

Diferentes testes servem para determinar a presença desta condição, que ainda que não conte com uma cura conhecida até agora, pode ser tratada através de algumas mudanças no estilo de vida e da ingestão de medicação pertinente para controlar os sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da doença de Ménière, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os sintomas da doença de Ménière
Quais são os sintomas da doença de Ménière

Voltar ao topo da página ↑