Aumento da próstata

Quais são os sintomas da próstata inflamada

Quais são os sintomas da próstata inflamada

A próstata é uma glândula do sistema reprodutivo masculino que ajuda a produzir o sêmen. Está localizada sob a pesquisa e na parte anterior do reto. Costuma ter um tamanho pequeno, como o de uma noz, mas aumenta lentamente com o passar dos anos. Se aumenta demasiado, pode trazer problemas. Os homens com mais de 50 anos são propensos a sofrer de problemas prostáticos devido ao aumento desmesurado da mesma.

No seguinte artigo do umCOMO, você pode quais são os sintomas da próstata inflamada, o que provoca este problema e como pode ser tratada, tanto a nível médico como natural. Fique ligado!

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da balanite

Índice

  1. O que é e quais são os sintomas da próstata inflamada
  2. Causas da próstata inflamada
  3. Tratamento médico da próstata inflamada
  4. Remédios caseiros para a próstata inflamada

O que é e quais são os sintomas da próstata inflamada

A próstata inflamada, conhecida como prostatite, é uma patologia da próstata que provoca uma inflamação ou infecção da mesma. É um problema que deve ser tratado, caso contrário pode derivar em doenças mais graves, embora não seja por sofrer deste problema que se desenvolva uma doença séria como câncer.

A prostatite pode ser crônica ou aguda. É uma inflamação aguda da próstata caso a sua duração seja inferior a duas semanas e crônica quando dura mais de um mês.

Os sintomas da próstata inflamada mais comuns são os enumerados em seguida:

  • Sensação de ardor ou queimação ao urinar.
  • Vontade de urinar com mais frequência ou sensação de não ter esvaziado a bexiga por completo.
  • Dificuldade em urinar ou fazê-lo com menos força e intensidade.
  • Sensação de calafrios.
  • Febre.
  • Dores de costas.
  • Cansaço.
  • Em ocasiões, pode provocar sangue na urina ou no sêmen.
  • Incontinência urinária.

    Além destes, também podem aparecer outros sintomas, embora menos comuns, como dores na zona do abdômen, em torno do ânus ou na virilha.

    Quais são os sintomas da próstata inflamada - O que é e quais são os sintomas da próstata inflamada

    Causas da próstata inflamada

    Quando falamos de próstata inflamada, devemos ter em conta que tipo de problema é. Existem duas causas de prostatite principais: a bacteriana e o aumento da próstata devido a mudanças hormonais.

    Prostatite bacteriana

    Esta patologia é provocada por bactérias que produzem infecções ou doenças. Neste caso, as bactérias atacam o nosso organismo, mais concretamente esta zona, e a glândula aumenta como resposta imunitária para se defender. Isto provoca uma infecção na zona que pode ser diagnosticada através de uma análise de urina.

    Prostatite não bacteriana

    É a mais comum. É produzida pelo alargamento da glândula prostática devido a mudanças hormonais e é conhecida como hiperplasia prostática benigna. Além dos sintomas anteriores, os homens que sofrem deste problema podem sentir dor urinária e genital prolongada.

    As causas mais comuns pelas quais esta patologia ocorre são:

    • Ter utilizado recentemente um instrumento médico, como por exemplo um catéter urinário.
    • Algumas doenças sexualmente transmissíveis.
    • ter um trato urinário anormal.
    • Ter sofrido recentemente uma infecção na bexiga.
    • Um alargamento desmesurado da próstata.

      Tratamento médico da próstata inflamada

      Para diagnosticar uma prostatite, o médico pode utilizar vários métodos. O mais comum é a realização de um toque retal, uma vez que, pela situação, é a melhor maneira de apalpar a glândula e ter uma ideia do tamanho e condição da próstata depois de conhecer os sintomas da próstata inflamada.

      Também pode ser pedida uma análise de urina que pode determinar a força da urina e saber se apresenta bactérias ou não. O médico pode considerar necessário usar também um diagnóstico por imagens, quer seja mediante raios X, cistoscopia (um tubo com uma câmara que é introduzido na bexiga) ou um sonograma retal.

      O tratamento da próstata inflamada costuma ser realizado através de medicamentos e, em casos mais graves, cirurgia.

      Os medicamentos usados são, geralmente, antibióticos que ajudam a atacar a infecção e anti-inflamatórios não esteroides (AINE) como a aspirina, ibuprofeno, etc, para aliviar os sintomas. Em algumas ocasiões, também são recomendados bloqueadores alfa-adrenérgicos que ajudam a relaxar os músculos da glândula prostática, embora não sejam eficazes em todos os homens.

      A intervenção cirúrgica não costuma ser a solução imediata, sendo proposta quando os medicamentos não atuam na prostatite e a próstata está muito inflamada. Nesse caso, é necessária uma intervenção para extrair parte da glândula. Esta operação pode implicar alguns efeitos na fertilidade do homem que pode ser afetada ou ejaculação retrógrada, o que significa que o sêmen vai até à bexiga durante a ejaculação.

      Quais são os sintomas da próstata inflamada - Tratamento médico da próstata inflamada

      Remédios caseiros para a próstata inflamada

      Além do tratamento médico, existem algumas coisas que você pode fazer tanto para prevenir como para lidar com este problema.

      Embora algumas pessoas não acreditem, a dieta é uma parte muito importante na melhoria do problema. Confira alguns conselhos que podem ser úteis neste caso:

      • É muito importante evitar substâncias que irritem a bexiga como o álcool, a cafeína, os sucos cítricos e os alimentos picantes.
      • Por ser um problema que afeta a urina, uma medida essencial é beber muitos líquidos por dia, pelo menos 2 litros de água. isto é algo que todo o mundo deve fazer, mas se você tem este problema, é uma medida necessária. Com isto, é possível urinar com maior frequência, limpando as vias e expulsando as bactérias.
      • Os alimentos ricos em vitamina E são anti-inflamatórios e, por isso, ajudam a prevenir. Um bom exemplo são os frutos secos, as verduras de folha verde e os legumes.
      • É muito importante controlar o colesterol, uma vez que afeta muito a condição da próstata.

      Além da dieta, mostramos alguns remédios naturais para a próstata inflamada que podem ajudar:

      • Pólen. Uma colher de sopa de pólen de abelha por dia é um bom reconstituinte e preventivo da prostatite. Atua como regulador das funções orgânicas e ajuda a desintoxicar.
      • Banhos de assento. Os banhos de assento ou de banheira com água morna podem ajudar com a dor. Prepare a banheira ou bidé com água morna e fique sentado na água por 20 minutos. Pode adicionar algumas folhas de tomilho ou cavalinha para reduzir a inflamação.
      • Urtiga e dente de leão. Ambos possuem propriedades diuréticas e ajudam a esvaziar a bexiga sem esforço. Você pode preparar uma infusão fervendo 5 gramas de cada um desses componentes em um litro de água. Recomendo que não exceda a toma de um copo por dia.

      Este tratamento natural da próstata inflamada não substitui, em nenhum caso, o tratamento médico imposto pelo médico, por isso não deixe de seguir as indicações dele. Podem servir como remédios complementares para aliviar os sintomas da próstata inflamada.

      Confira também esse artigo que ensina como cuidar da prostatite crônica com mais detalhe.

      Quais são os sintomas da próstata inflamada - Remédios caseiros para a próstata inflamada

      Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

      Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da próstata inflamada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

      Escrever comentário
      O que lhe pareceu o artigo?
      2 comentários
      A sua avaliação:
      ARNALDO FERREIRA LIRA
      sinto um pouco de dor no abedomen, raramente.
      A sua avaliação:
      pedro luiz ferreira
      na noite levanto varias vezes para urinar, porem tenho dificuldade para ter um jato de urinário legal. tenho 70 anos...também não estou conseguindo ter relação sexual, o esperma estar grosso e viscoso por isso não consigo ejacular...qual o melhor remédio indicado para esses problemas na próstata?
      1 de 4
      Quais são os sintomas da próstata inflamada