Partilhar
Partilhar em:

Como fazer um autoexame de próstata

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (735 votos)
12 comentários
151 vezes partilhado
 
Como fazer um autoexame de próstata
Fonte: rexpuestas.com

O câncer de próstata, segundo as estatísticas, é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, e por isso é de suma importância fazer os exames de próstata adequados que permitem detectar qualquer tipo de doença a tempo. Além das revisões médicas, é útil saber como fazer um autoexame de próstata através do qual podemos identificar ou perceber, nós mesmos, os primeiros sintomas de alguma anomalia. Leia atentamente este artigo de umComo para saber como fazê-lo passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como desinflamar a próstata
Instruções:
1

A próstata é uma pequena glândula do aparelho urogenital masculino que se encontra situada bem debaixo da bexiga e sua função principal é a de segregar o líquido seminal por onde os espermatozóides se locomovem. Ao estar ao redor da uretra, quando a próstata se expande produz-se dificuldades na hora de urinar e de ter relações sexuais. Preste atenção aos seguintes passos para realizar o autoexame de próstata e comprovar se existe qualquer tipo de alteração.

2

A revisão da próstata deve ser feita através de um toque retal, por isso é fundamental você ficar relaxado. Dessa forma, os músculos do esfíncter anal também relaxam e a tarefa será bem mais fácil e cômoda.

3

Primeiro, lave suas mãos de forma correta, usando um sabonete antibacteriano para reduzir a flora microbiana nas mãos e obter uma limpeza profunda.

Fonte: metropolitana.evisos.cl
4

A seguir, aplique um pouco de lubrificante ou vaselina no ânus e ao redor da área. Com isso, o dedo deslizará para o interior com mais facilidade. Você pode adquirir qualquer lubrificante à base de água que encontrará em farmácias.

Fonte: shop.tattoo-sum.com
5

O seguinte passo é colocar luvas de látex descartáveis e lubrificar também o dedo que vai usar para fazer o autoexame de próstata. O mais cômodo é usar o dedo indicador, pois nos permite controlar perfeitamente o movimento.

6

Após lubrificar o dedo, introduza-o no ânus lentamente até chegar ao local da próstata com a ponta do dedo, como vemos na imagem. Pense que estará apalpando a superfície da parede anal, sem tocar a próstata diretamente. É aqui que devemos comprovar se existe algum tipo de inflamação, mudança de textura ou sensação de dor. Se for o caso, é imprescindível consultar um urologista com urgência para que faça um exame médico exaustivo.

Fonte: tuprostata.es
7

Os autoexamens de próstata são revisões que podemos fazer nós mesmos como prevenção, mas em nenhum caso devem substituir as revisões médicas de rotina. É importante que todos os homens com mais de 45 anos consultem um urologista uma vez por ano para fazer uma revisão e, em caso de antecedentes familiares com problemas ou câncer de próstata, fazer a consulta a partir dos 40 anos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um autoexame de próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (12)

Escrever comentário sobre Como fazer um autoexame de próstata

12 comentários
Antonio Maciel
Li os artigos e me foram uteis. Pergunta: Fiz ecografia abdominal geral, ea prostata de 46, e normal?tenho 64anos. PSA deu 0.139.Abrigado por tudo..
A sua avaliação:
Wagner Campos Prado
Como ensinar minha esposa a fazer o exame em mim?
A sua avaliação:
RENATO BERZINS
boa tarde estou com 45 anos sou de cotia sp, gostaria de saber qual as providencias e onde fazer o exame de prostata, orbigado
A sua avaliação:
francisco rodrigues de sousa
tenho próstata aumentada;como fazer o tratamento com remédio caseiro?
Sara Viega
Oi Francisco! Pode encontrar remédios caseiros para a próstata aumentada neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-para-a-prostata-aumentada-5571.html
Ilson
Gostaria de saber se posso fazer o exame da prostada mesm tendo 40 anos Ja fiz p exame de sangue mas me disseram que e melhor fazer o do toque anal
Sara Viega
Oi Ilson! O exame da próstata deve ser realizada a partir dos 45 anos, pelo menos uma vez por ano. No entanto, em casos pregressos de câncer de próstata na família ou de câncer de mama, devem procurar o urologista depois do 40 anos de idade. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Azambuja White
Tenho feito este exame debaixo do chuveiro e de cocoras com as mãos pela frente e entre as pernas. Assim fica mais fácil. Fiz o auto exame porque meu primeiro exame com um urologista me deixou decepcionado. O medico gastou no máximo 2 segundos para me examinar. Nao é que eu esperava que ele ficasse mais tempo com o dedo naquele lugar mas achei que o tempo não foi suficiente para que ele pudesse detectar qualquer coisa irregular no local.
Antonio
Oi, boa noite!! Fiz o auto exame e notei un pequeno caroço superficial. Fiz o exame de PSA recentemente e está normal. O que pode ser? Devo repetir o exame de sangue e já em mãos procurar o urologista? Desde já agradeço a atenção dispensada!
zaqueu
Gostei muito das informções, pois no ultimo exame que fiz, fique muito envergonhado com o medico devido a posição que ele pediu pra ficar. com isso meu penis ficou ereto não sei se é comum acontecer isto. gostaria de receber uma resposta. Sem mais obrigado
Sara Viega
Oi Zaqueu, isso pode acontecer sim é normal e não tem problema nenhum. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Coaracy
Achei muito interessante como fazer o auto exame da prostata, mas precisamos de mais informações, tipo; o que devo procurar? qual o tamanho seria normal? deve estar mole? ou dura? quando devo achar que algo esta errado? agradeceria maiores informações. Obrigado.
antonio sidnei chiararia
os governantes deveriam fazer este exame pelo sus com muita seriedade e atendimento diferenciado teriamos mais saude para os homens e morreriam menos nao adianta fazer campanhas se nao ajudar tambem porque pobre nao tem dinheiro ou mau ganha para comer nos dias de hoje porque ta dificil sem mais obrigado.
João do Carmo Gonçalves da Silva
Bom dia Antonio. os exames de próstata pelo sus já exite! AV. xxxxxxxx Jardim Paulista,São Paulo- Sp Centro de Referência para saúde do homem.

Como fazer um autoexame de próstata
Fonte: rexpuestas.com
Fonte: metropolitana.evisos.cl
Fonte: shop.tattoo-sum.com
Fonte: tuprostata.es
1 de 4
Como fazer um autoexame de próstata