menu
Partilhar

Prostatite - causas, sintomas e tratamento

Prostatite - causas, sintomas e tratamento

A prostatite é uma inflamação da próstata que causa dor e desconforto ao urinar (ardor, aumento do número de micções, etc.). Neste artigo explicamos-lhe quais são os sintomas, as causas e o tratamento desta doença mais comum do que acreditamos nos homens. Continue atento às explicações, mas não duvide de consultar o seu médico de família ou um urologista se tiver alguns dos sintomas que aqui se falam. Aqui tem mais informação sobre a próstata.

Também lhe pode interessar: Como tratar prostatite

Sintomas da prostatite

Os sintomas da prostatite são os seguintes:

  • ardor ao urinar
  • vontade de urinar com mais frequência
  • febre
  • cansaço

Alguns tipos de prostatite são causados por bactérias, que são pequenos organismos que podem causar infeção ou doença. Se tem prostatite bacteriana, o médico pode ver as bactérias ao examinar uma amostra da sua urina no microscópio. Depois, o médico pode dar-lhe um antibiótico, um medicamente que destrói as bactérias.

No geral, os médicos não encontram bactérias nos homens com prostatite. Se tem problemas urinários, o médico procurará outras possíveis causas, como uma pedra no rim, ou câncer.

Causas da prostatite bacteriana

Há três tipos de prostatite, as causas da bactéria são:

  • Estresse, produz tensão nos músculos pélvicos produzindo fluxo reverso da urina até à próstata.
  • Atividade sexual irregular: com falta de ejaculação, a qual congestiona e inflama a próstata.

Causas da prostatite aguda

  • Bactérias ou vírus.
  • Doenças de transmissão sexual.

Causas da prostatite crônica

Pode ser devido a uma prostatite bacteriana que não tenha sido bem curada, a uma inflamação permanente da próstata ou o estresse e a atividade sexual irregular de forma mantida.

Tratamento da prostatite

Não é simples encontrar um tratamento contra esta doença da próstata rapidamente, provavelmente o seu médico vai tentar alguns tratamentos como por exemplo:

  • Mudar o regime alimentar.
  • Tomar banhos quentes.
  • Pode até receitar um bloqueador alfa para relaxar o tecido muscular da próstata.

Não há uma única solução que seja eficaz para todos os que têm esta condição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Prostatite - causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
MARCELINO FERREIRA
tenho 55 anos, meu psa E 0,26 e minha prostata esta com 30 gramas, mais sinto muita dificuldade, em urinar, e dor na bexiga, isso aconteceu depois que tive clamidia. me ajude, obigado.
A sua avaliação:
jose cyrino da conceiçao
não sinto nenhum sintoma tenho 62 anos fiz um exame e o medico recomendou fazer uma biopia isto e grave
A sua avaliação:
jose claudio queiroz das chagas
tive no e horologista fiz o exame psa e uma ultra son minha prostata aumentou .ele me falou que pelanha idade isto e comun mais teno alguas dificuldades nos dia de hoje como a perca do libido ma dificuldade do penis ficar ireto ( duro) com antes a falta de potencia caiu muito nao consigo ter ereção como antes estive numa farmacia de manipulação o rapaz me disse qe pra prostati e bom salpamito minha testoterona esta boa me responda
Sonia Maria Lopes
O homem que sofre de próstata aumentada, pode transmitir para a companheira alguma infecção através do sexo?
Luiz Carlos ramos
Remédio para tratar da protetores e tenho uma doença colite e não é qualquer remédio que posso tomar o flocasino me faz um mal terrível o que tomar
helio
quantos dias dura o tratamento de prostatite bacteriana
Joaquim Joao Manuel
tenho sintomas da prostatite,acredito mesmo na infecçao por bacterias ou virus na prostata,ja fiz alguns antibioticos mais as dores persistem,eu gostaria saber se o individo com essa patologia deve fazer o tratamento em conjunto com a sua companheira,e qual dos paises onde existem bons especialista e hospitais para o tratamento desta doença?
walter Pereira Lopes
o tratamento com argila é uma benção, tem feito o uso da terra virgem e melhorei muito gostaria de mais informações sobre este assunto, bem detalhado e obrigado pelas informações prestadas sobre o tratamento da prsotatite
jose carlos nascimento
Bom dia eu tenho 43 anos fiz uma utrasson e minha próstata de 57,3 e de um tratamento natural especifico para eu possa me cuidar
Noeci Ferreira Salgado
Eu sinto muito ardor ao urinar,tenho perda de líquido,dia 23/02,fiz toque retal com meu médico urologista,mostrei a ele,um PSA uma ulta sonografia retal e exames de sangue e urina,solicitados pelo meu médico clínico e tanto um quanto disse que tenho um pouco de infecção urinaria e que a minha próstata está um poco grande, o uro mim receitou ciprofloxacina (como hsl monoh) e mim encaminhou para fazer uma urodinâmica .estou preocupado é assim mesmo ou que devo fazer.
Ademir Ortiz
o problema é de como não ter as infecções urinárias causadas pela prostatite.
eduardo
Tenho muita dores nas pernas pode ser da prostatite???
paulo sergio de lima
estou tomando prosteim e eficaz para o tratamento
mari
conheço uma pessoa que foi internada em estado grave com sintomas confirmados de prostatite e calcificação renal depois e ter sido submetido a uma biopsia na prostata febre alta e muita dor abdominal e nos rins,foi constatado sepssemia e possivel que isso tenha algo a ver com cancer de prostata?
Antônio José martins Filho
Muito esclarecedoras, bate com o quadro que estou passando. Obrigado pelas explicações!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Antônio, obrigada nós pela sua visita :) Ainda bem que podemos ajudar!
Usuário anônimo
eu acada dois mes tenho esse problema de prostatite e ate agora ñ acharão a causa da minha doença
Emanoel
Tenho 50 anos e já fiz duas biopsias, uma quando o meu PSA DE 9 e a outra quando deu 4, mas nenhuma deu neoplasia, isto é, meu médico estava suspeitando de câncer, mas graças a Deus, todo bem.Agora eu pergunto: A prostatite pode esta causando um aumento no PSA? Como também estou percebendo meu esperma fino e incolor, será que também é alguma coisa relacionado com a prostatite ou é outra coisa? Gostaria de uma resposta antes de ir ao meu médico.
Prostatite - causas, sintomas e tratamento
Prostatite - causas, sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página