Partilhar

Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma?

 
Por Letícia Lima. 18 março 2019
Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma?

Ter um ente querido em coma é um drama que acomete muitas famílias. Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido[1], o coma pode ser caracterizado como um estado inconsciente em que o indivíduo não pode ser acordado. Suas causas são diversas: uma pessoa pode entrar em coma se sofrer alguma lesão no cérebro, como um AVC (acidente vascular cerebral), um infarto ou até mesmo por excesso de consumo de álcool. Mas, afinal, quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma? Descubra no umCOMO!

Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma, acordar do coma induzido, saiu do coma induzido e nao acorda, sinais de saida do coma, sequelas apos coma induzido, paciente saindo do coma, demora para acordar da sedação, coma profundo tem cura, quanto tempo uma pessoa pode ficar na uti, qual a diferença entre coma e coma induzido, como a pessoa fica em estado de coma, quanto tempo uma pessoa pode ficar em estado vegetativo, qual o tempo maximo que uma pessoa ficou em coma, como entrar em coma, coma induzido

Também lhe pode interessar: Como é acordar de um coma

Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma?

Não há uma data limite para o coma. Ainda de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, esse estado pode durar de algumas semanas até muitos anos. Portanto, é impossível precisar por quanto tempo uma pessoa pode ficar em estado vegetativo.

Coma profundo tem cura?

É importante destacar que o coma não é uma doença em si, e sim uma situação causada por outra doença (geralmente alguma doença ligada ao cérebro). Dessa forma, é impossível falar em "cura" para o coma. Segundo estudo publicado na Revista de Medicina da Universidade de São Paulo[2], o mais importante é, num primeiro momento, observar o nível de consciência do paciente, seu padrão respiratório, se sua pupila responde ou não à estímulos de luz, se os olhos se mexem, se há resposta motora, etc.

Como entrar em coma?

Para entrar em coma de uma maneira não natural, é preciso que seja feita uma intervenção médica: é o chamado coma induzido. Segundo o neurocirurgião Flávio Settani, da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista á revista Superinteressante[3], o coma induzido é provocado pela injeção de medicamentos que diminuem a atividade do corpo, deixando o cérebro inconsciente. É uma espécie de "repouso forçado".

Qual a diferença de coma e coma induzido?

O coma acontece de forma natural, o seja, a redução das atividades cerebrais é causada por uma força da natureza (como um infarto, AVC, etc). No coma induzido, os próprios médicos, utilizando de uma medicação específica, colocam os pacientes em coma caso seja a melhor alternativa para se recuperar de algum tipo de lesão.

Sequelas após coma induzido

Segundo o coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Renato Anghinah, em entrevista ao UOL[5], as principais sequelas após um coma natural ou um coma induzido são relativas à memória. Há também sequelas ortopédicas, devido ao longo tempo de inatividade dos músculos.

Confira nosso artigo como é acordar de um coma para mais informações.

Como a pessoa fica em estado de coma?

Aqueles em estado de coma apresentam comportamento variável, apesar de terem a atividade cerebral reduzida. De acordo com o pesquisador Adrian Owen, da Western Ontario University, em entrevista publicada na BBC Brasil[4], é possível que pessoas em coma:

  • Produzam sons;
  • Sorriam;
  • Chorem;
  • Movam os olhos, etc.

No entanto, em geral pacientes em coma não respondem aos estímulos externos.

Confira nosso artigo sobre como acontecem as doenças neurodegenerativas para mais informações.

Sinais de saída do coma

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, alguns sinais de paciente saindo do coma são a abertura dos olhos, respostas verbais à comandos (o que pode ir desde um "sim" ou "não" até frases completas e complexas) e movimentos voluntários em resposta à comandos (por exemplo, "levante a mão", etc).

Muitas vezes, é necessário que pacientes em coma fiquem na UTI. E quanto tempo uma pessoa pode ficar na UTI? Novamente, não há uma data limite - vai do médico avaliar as condições do paciente para saber se ele está apto a sair da UTI ou não.

Qual o tempo máximo que uma pessoa ficou em coma?

O recorde de tempo máximo em coma pertence à norte-americana Elaine Esposito, que segundo o Novo Jornal[6]passou trinta e sete anos em coma. A menina, então com seis anos, submeteu-se à uma cirurgia de apendicite e nunca mais acordou da anestesia geral.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. NHS. Coma. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/coma>. Acesso em 15 de março de 2019.
  2. ANDRADE, A.; CARVALHO, R.; AMORIM, R.; PAIVA, W.; FIGUEIREDO, E.; TEIXEIRA, M. Coma e outros estados de consciência. Revista de Medicina, v. 86, n. 3, p. 123-131, 26 set. 2007. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/59185>. Acesso em 15 de março de 2019.
  3. VOMERO, Maria Fernanda. Como funciona e para que serve o coma induzido. Superinteressante, 28 de fevereiro de 2002. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/como-funciona-e-para-que-serve-o-coma-induzido/>. Acesso em 15 de março de 2019.
  4. HIGHFIELD, Roger. Por dentro da mente em estado vegetativo. BBC, 19 de janeiro de 2015. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/01/141230_vert_fut_estado_vegetativo_ml>. Acesso em 15 de março de 2019.
  5. MARQUES, Julia. É possível voltar à vida normal depois do coma? Médicos dizem a verdade. UOL, 20 de janeiro de 2017. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/01/20/e-possivel-voltar-do-coma-apos-anos-entenda-a-condicao.htm>. Acesso em 15 de março de 2019.
  6. NOVO JORNAL. Conheça outros casos de coma profundo durante anos. Novo Jornal, 11 de janeiro de 2014. Disponível em: <http://novojornal.co.ao/internacional/interior/conheca-outros-casos--de-coma-profundo-durante-anos-6383.html>. Acesso em 15 de março de 2019.

Escrever comentário sobre Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma?

O que lhe pareceu o artigo?

Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma?

Voltar ao topo da página