Outros remédios caseiros

Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 fevereiro 2021
Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes

A saúde bucal é um aspecto que foi ganhando importância com o passar dos anos. Adquirir um bom hábito em relação à higiene bucal é fundamental na hora de evitar possíveis condições na boca como o tártaro. A acumulação de bactérias na boca provoca a formação de placa dental, prejudicando a saúde da nossa boca e expondo-a a um maior risco de sofrer problemas, que podem chegar a resultar numa perda de peças dentais. No umCOMO vamos explicar para você os melhores remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a boca seca

Índice

  1. Boa higiene bucal
  2. Bicarbonato de sódio
  3. Cartão ativado
  4. Óleo de girassol
  5. Outros remédios para o tártaro
  6. Conselhos para prevenir o tártaro

Boa higiene bucal

A acumulação de bactérias através da comida e bebida que ingerimos diariamente são os principais responsáveis pela formação de tártaro na boca. No entanto, uma boa higiene bucal com uma escovação adequada dos dentes e a visita ao dentista uma vez ao ano, são fundamentais para evitar a formação de placa bacteriana, responsável por muitas das doenças da boca, bem como de cáries e outros problemas. O problema do tártaro é que uma vez formado, é muito difícil de eliminar, provocando gengivite e inclusive periodontite, uma inflamação nas gengivas que, se não se tratar, pode danificar as articulações e ossos que seguram os dentes, provocando a sua queda.

Neste artigo explicamos para você como prevenir a gengivite.

Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes - Boa higiene bucal

Bicarbonato de sódio

O remédio caseiro para remover o tártaro nos dentes por excelência é o bicarbonato de sódio. Esta substância tem um grande poder antisséptico, excelente para combater as bactérias e o tártaro nos dentes. Para o usar, devemos apenas misturar um pouco de bicarbonato de sódio com água e aplicá-lo sobre as cerdas da nossa escova de dentes. Para que o esmalte dental não seja danificado, devemos limitar o seu uso a duas vezes ao mês. Além de nos ajudar a acabar com o tártaro dental, o bicarbonato de sódio combate a acidez estomacal.

Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes - Bicarbonato de sódio

Cartão ativado

Outro remédio natural para eliminar o tártaro dental de forma eficaz é o carvão ativado. Além de combater o tártaro nos dentes, este composto contribuirá para clareá-los e prevenir possíveis doenças bucais. Podemos obtê-lo em lojas de produtos naturais ou outros estabelecimentos específicos e, apesar da sua aparência negra nos puder indicar a sensação contrária à qual queremos obter, é uma boa forma para acabar com o tártaro. É bastante importante se certificar de que o carvão é de origem vegetal, e que não provenha do petróleo, já que assim teria um efeito tóxico. Para se beneficiar dos seus efeitos, devemos escovar os dentes aplicando um pouco de carvão ativado durante uns minutos. Assim como o bicarbonato de sódio, devemos evitar utilizá-lo em excesso para não danificar o esmalte.

Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes - Cartão ativado

Óleo de girassol

Os enxágues de óleo também podem ser eficientes como remédios caseiros para eliminar o tártaro nos dentes. Mais concretamente o óleo de girassol, que pode ser utilizado para esse fim, uma vez que elimina toxinas e limpa a nossa boca, além de ajudar também a combater alguns problemas dentais.

Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes - Óleo de girassol

Outros remédios para o tártaro

Limão

O suco de limão é um remédio caseiro para eliminar o tártaro nos dentes, além de ajudar a clareá-los. O inconveniente é que seu componente ácido pode chegar a danificar o esmalte dos dentes, desgastando a sua superfície. Por isso, não se recomenda o seu uso de forma frequente.

Tomates e morangos

Estes alimentos são ricos em vitamina C, que é benéfica para prevenir o tártaro. Uma boa forma de tratar o tártaro nos dentes é cortar ao meio estes alimentos, passar pela superfície dos dentes e esperar durante uns minutos antes de beber ou mastigar algum alimento. Além disso, uma boa forma de potencializar o efeito é enxaguar posteriormente com bicarbonato de sódio.

Sementes de sésamo

As sementes de sésamo ajudam a remover o tártaro dos dentes. Para conseguir o efeito desejado, devemos introduzir uma colher de sopa na boca e mastigar as sementes sem as engolir. Uma vez mastigadas as sementes, escove os dentes como se fosse uma pasta de dentes.

Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes - Outros remédios para o tártaro

Conselhos para prevenir o tártaro

Alguns conselhos a ter em conta podem ajudar na hora de afastar o tártaro e reduzir as possibilidades de que se forme placa bacteriana em nossos dentes.

  • Evitar algumas comidas. Aqueles alimentos muito ricos em açúcares são os mais propensos a gerar problemas nos dentes, como cáries ou placa dental. O problema não é só comer alimentos que possam ser prejudiciais, mas alguns componentes destes misturam-se com a saliva e danificam o esmalte dental, fazendo com que seja mais propenso a sofrer de problemas como a acumulação de tártaro. Uma boa forma de contribuir neste sentido é incorporar à dieta alimentos ricos em cálcio, como o iogurte e o leite.
  • Mastigar vegetais crus. Os vegetais crus como a cenoura estimulam a segregação benéfica de saliva que combate as bactérias presentes na boca.

Aprenda a evitar o tártaro nos dentes neste artigo.

Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes - Conselhos para prevenir o tártaro

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Remédios caseiros para remover o tártaro dos dentes