A bexiga e as infeções do trato urinário

Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas!

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. 13 julho 2017
Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas!

A comum condição de bexiga irritada ou cistite intersticial pode ser um indicativo de várias outras doenças, portanto, é sempre importante verificar se existem algum sintoma desse mal presente no seu corpo. Sendo um indicativo de distúrbios no sistema urinário, a irritação na bexiga não é somente um desconforto mas também pode causar dor e irritabilidade em quem a possui. Nesse artigo feito por umCOMO para você, iremos te dar algumas noções sobre os alimentos que te ajudarão a tratar desse problema, além de remédios caseiros, causas, e, como promete o artigo, explicaremos os sintomas de irritação na bexiga. Continue lendo para saber mais sobre a bexiga irritada.

Também lhe pode interessar: Como tratar os cálculos na bexiga

Índice

  1. Bexiga irritada - sintomas
  2. Alimentos irritantes da bexiga
  3. Remédio caseiro para irritação na bexiga
  4. Alimentação para bexiga hiperativa
  5. Prelief

Bexiga irritada - sintomas

Os principais sintomas de bexiga irritada são:

  • dores na pélvis
  • constante vontade de urinar
  • sensação de que nunca sai toda a urina necessária
  • sangue na urina
  • vontade de urinar sem expelição do líquido

Todos esses sintomas são muito similares aos sintomas de infecção urinária, no entanto, a bexiga irritada é geralmente identificada nos pacientes que possuem os sintomas de infecção no trato urinário mas na verdade estão apenas com uma severa irritação na bexiga.

Além disso, em alguns casos, a irritação na bexiga pode também causar a urgência na vontade de urinar, que vem de maneira súbita e incontrolável, sendo uma experiência dolorosa e difícil para o portador desse problema. Mas a pergunta que não quer calar: esse distúrbio tem cura? Existem maneiras de tratar isso para que deixe de sofrer com esse problema? Nos estenderemos sobre essas perguntas nos próximos itens.

Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas! - Bexiga irritada - sintomas

Alimentos irritantes da bexiga

Os alimentos que irritam a bexiga e acabam intensificando a sensação de bexiga irritada são muito comuns em nossa alimentação. Não é a toa que 15% a 20% da população possui o distúrbio e não tem o conhecimento. No entanto, é importante controlar a alimentação para que esses sintomas acabem sendo reduzidos e para que mais conforto e tranquilidade estejam na sua vida.

Os alimentos com grande quantidade de acidez e gorduras são os principais a serem evitados, começando pelo café e pelo chocolate, além de vinagres, suco de maçã, chás, carne vermelha, além do álcool, que é um dos principais fatores negativos junto com o sal e a pimenta em excesso. Esses são algumas das comidas que devem ser evitadas para reduzir a dor e a ardência causadas pela bexiga irritada.

Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas! - Alimentos irritantes da bexiga

Remédio caseiro para irritação na bexiga

Um dos principais remédios caseiros para a irritação da bexiga é um produto maravilhoso e bastante comum na vida de todos: a água. A chave para uma bexiga saudável e um sistema urinário perfeito está no consumo de 2 litros de água por dia. Ela será capaz de acabar com as dificuldades que seu rim tem de filtrar as impurezas e de seu corpo e irá desafogar as toxinas de sua bexiga, causando a redução dos principais problemas e desconfortos que podem haver nesse sentido.

Além disso, o chá e o suco de cranberry são uma ótima pedida por acelerarem o funcionamento desse sistema e reduzirem as dores na região pélvica. Graças a uma substância chamada proantocianidinas, os mirtilos vermelhos são capazes de eliminar as dores e potenciais infecções no trato urinário.

Nosso artigo Como consumir mirtilos para infecções urinárias pode te ajudar nesse âmbito.

Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas! - Remédio caseiro para irritação na bexiga

Alimentação para bexiga hiperativa

Uma alimentação regulada e controlada para tratar a bexiga urinária deve ser livre de potenciais agressores do sistema urinário e também do gástrico. É importante que os alimentos não sejam ácidos em demasia, mas que contenham vitamina C. Aqui vão alguns tipos de frutas que podem ser introduzidas em qualquer dieta para equilibrar a acidez e reduzir as dores da bexiga hiperativa.

  • Mirtilos
  • Mamão
  • Suco de laranja
  • Uvas vermelhas
Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas! - Alimentação para bexiga hiperativa

Prelief

Prelief e um remédio que busca reduzir a acidez que alguns alimentos causam no organismo. Seu funcionamento é eficaz para vários problemas no trato gastro intestinal, mas especialmente é um ótimo remédio e de baixo custo para aqueles que desejam uma solução alopata para as dores causadas pela bexiga irritada. Se combinado com uma alimentação saudável e com o cuidado ao trato urinário, o Prelief sem dúvida irá tirar as angústias das dores que são causadas pela bexiga irritada. No entanto, não se auto medique e consulte um médico antes de realizar esse procedimento.

Leia também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ernesto Miguel de Melo Posser
Prezados Senhores, Tenho pedra na bexiga e fui ao medico e ele recomendou fazer uma cirurgia mais tenho muito medo!Consultei uma medica naturopata e receitou um chá a base de cabelo de milho, quebra pedra e já tomo isso a quase seis meses e continuo na mesma! Quero resolver este problema mais sem cirurgia, o que é que me aconselham??
JÉSSICA
SOFRO C/ ESSE PROBLEMA DE IRRITAÇÃO NA BEXIGA SENTO VONTADE URINAR TODA HORA E QUANDO FAÇO SENSAÇÃO QUERO MAIS,,, NÃO SAIR SÓ DEPOIS DOUTOR DIZER PODE SER POR CAUSA MENSTRUAÇÃO E FRIO
1 de 5
Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas!