Ataque do coração nas mulheres

Sintomas do infarto feminino

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 15 setembro 2022
Sintomas do infarto feminino

Conforme apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)[1], as doenças cardíacas e uma de suas manifestações mais graves, o infarto do miocárdio, geralmente chamado de infarto, é a principal causa de morte no mundo. Embora este tipo de acidente cardiovascular esteja geralmente associado a homens, na realidade pode ser sofrido tanto por homens como por mulheres. Em ambos os casos, reconhecer os sintomas para agir rapidamente é essencial para a vida.

Um fator que nem todos sabem é que, de acordo com cada sexo, os sintomas podem não ser os mesmos e, no caso das mulheres, são mais difíceis de identificar. Você quer saber sobre os sintomas do infarto feminino? Neste artigo do umCOMO nós os detalhamos para que você possa estar ciente de seus indícios.

Também lhe pode interessar: Sintomas de infarto

Índice

  1. Quais os sintomas do infarto feminino
  2. Sintomas de infarto silencioso feminino
  3. Fatores de risco para infarto em mulheres
  4. O que fazer se tiver sintomas de infarto feminino

Quais os sintomas do infarto feminino

Um infarto ocorre como resultado de um bloqueio ou estreitamento das artérias coronárias, o que faz com que não chegue oxigênio suficiente ao miocárdio e o coração não tem a energia necessária para continuar batendo. O sintoma mais comum, que avisa que essa situação está sendo desencadeada, é a sensação de dor ou aperto no peito. Nos homens, essa dor aguda na região do peito costuma ser um sinal claro de alarme, mas é uma dor que nem sempre aparece no caso de um infarto nas mulheres.

De acordo com especialistas da American Mayo Clinic[2], algumas mulheres que sofreram um infarto descrevem como seu principal sintoma, em vez de dor intensa no peito, uma sensação de pressão que pode desaparecer após alguns minutos. Além disso, as mulheres são mais propensas a apresentar sintomas não relacionados à dor no peito. Nesse sentido, dentre os possíveis sintomas de ataque cardíaco feminino, devem ser incluídos alguns que, em princípio, não estariam relacionados à doença coronariana, como:

  • Náuseas e vômitos acompanhados por uma sensação dolorosa no abdômen.
  • Desconforto no pescoço, mandíbula e ombros.
  • Dor ou formigamento em um ou ambos os braços.
  • Alterações na respiração, como a sensação de falta de ar.
  • Vertigens, tonturas, fadiga e cansaço extremo.
  • Sudorese anormal (suor frio).
  • Dor de estômago, como indigestão ou forte azia e refluxo.

Se você também quer conhecer os sintomas mais comuns de um infarto, recomendamos este artigo do umCOMO sobre sinais de problemas no coração.

Sintomas de infarto silencioso feminino

Deve-se notar que, na maioria dos casos, os sintomas de um infarto podem ser facilmente reconhecidos, especialmente nos homens. No entanto, é verdade que os acidentes cardiovasculares às vezes são praticamente assintomáticos ou apresentam uma série de doenças menores que podem ser confundidas com outras patologias.

É o que se chama de infarto silencioso, pois pode passar despercebido pelo doente e, inclusive, é difícil de ser diagnosticado por especialistas.

Quais são os sintomas de um infarto silencioso

Um episódio de náusea e vômito pode estar relacionado a problemas gastrointestinais, dor na região do pescoço e ombros pode ser uma contração muscular ou uma sensação momentânea de sufocamento pode ser atribuída a uma situação de estresse... mas, longe de ser alarmista, também devemos levar em conta que podem ser sintomas de um infarto silencioso, acidentes coronarianos com incidência especial em mulheres.

Há casos de infartos que passam completamente despercebidos e são detectados posteriormente, em testes de diagnóstico ou check-ups médicos relacionados a outras patologias. São casos claros de infartos silenciosos.

Sintomas do infarto feminino - Sintomas de infarto silencioso feminino

Fatores de risco para infarto em mulheres

Fazer uma dieta equilibrada e seguir hábitos de vida saudáveis ​​que incluam algum exercício e excluam hábitos nocivos como fumar é a melhor forma de prevenir e evitar doenças cardíacas. Obesidade, hipertensão ou níveis elevados de colesterol no sangue são fatores de risco para um acidente cardiovascular que acomete tanto homens quanto mulheres, mas, além disso, existem fatores de risco específicos para um infarto que afetam especialmente as mulheres, alguns dos apontados por especialistas são:

  • Menopausa: uma vez terminado o período fértil da mulher, em que o estrogênio desempenha um papel protetor em sua saúde cardiovascular, a produção de estrogênio diminui, aumentando o risco de infarto, principalmente se a menopausa estiver associada a outros fatores, como ganho de peso ou pressão alta.
  • Diabetes: Estima-se que as mulheres com diabetes podem ter um risco maior de infarto do que os homens com diabetes. Além disso, no caso da mulher, o diabetes pode afetar a percepção dos sintomas dolorosos, de modo que as mulheres com essa doença podem ter um risco aumentado de infarto silencioso.
  • Estresse emocional: o estresse prolongado, em geral, pode desencadear um infarto em homens e mulheres, mas as mulheres são mais propensas a sofrerem estresse emocional e doenças como depressão, dois fatores de risco que também devem ser levado em conta.
  • Complicações na gravidez: pressão alta ou diabetes sazonal durante a gravidez podem afetar a saúde cardiovascular da mulher.
Sintomas do infarto feminino - Fatores de risco para infarto em mulheres

O que fazer se tiver sintomas de infarto feminino

Um ataque cardíaco é sempre uma emergência médica. No caso de sintomas óbvios, como dor intensa no peito ou nos braços, sensação de falta de ar, tontura ou até perda de consciência, deve-se procurar ajuda imediata ligando para os serviços de emergência. Como apontam os médicos da Fundação Espanhola do Coração[3], em um infarto, agir rapidamente é vital, e determinar se você sofreu ou não um infarto por meio de um eletrocardiograma é essencial para iniciar o tratamento ideal que salva vidas ou previne mais complicações cardiovasculares.

Da mesma forma, mesmo que os sinais de infarto feminino não sejam tão claros, por exemplo sudorese súbita e excessiva, dor inexplicável no pescoço e na parte superior das costas ou indigestão aparente, também é necessário ir ao hospital o mais rápido possível para descartar a possibilidade de estar sofrendo um infarto silencioso ou com sintomas difíceis de definir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas do infarto feminino, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. Organização Mundial de Saúde. Doenças cardiovasculares. Organização Mundial de Saúde. - https://www.who.int/en/health-topics/cardiovascular-diseases#tab=tab_1
  2. Clínica Mayo. Doença cardíaca em mulheres: Entenda os sintomas e fatores de risco. Clínica Mayo. - https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/heart-disease/in-depth/heart-disease/art-20046167
  3. Fundação Espanhola do Coração. Infarto do miocárdio. Fundação Espanhola do Coração. - https://fundaciondelcorazon.com/informacion-para-pacientes/enfermedades-cardiovascular/infarto.html
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Sintomas do infarto feminino