Partilhar

Tratamento para infecção urinária

Por Sara Viega. Atualizado: 13 dezembro 2017
Tratamento para infecção urinária

Sofre de infecção urinária? Quando os micro-organismos invadem o trato urinário é provável que se comecem a ter os sintomas da infecção urinária entre os quais se destacam o ardor ao urinar, a sensação constante de ter vontade de ir ao banheiro ou os incômodos na zona do abdômen. É importante aprender a detetar estes sinais para começar o quanto antes com o tratamento que lhe ajudará a diminuir os incômodos e a poder voltar à normalidade o quanto antes. Neste artigo de umComo contamos-lhe qual o tratamento para a infecção urinária tanto a nível farmacológico como com remédios caseiros.

Passos a seguir:
1

As bactérias costumam ser a causa mais comum do aparecimento de infecção urinária, no entanto, também pode ocorrer devido a vírus, fungos ou parasitas. Seja como for, a verdade é que uma pessoa pode detetar se sofre desta condição aprendendo a reconhecer os seus principais sintomas entre os quais se destacam:

  • Sensação constante de ter vontade de fazer xixi.
  • Dor e ardor na hora de ir ao banheiro.
  • As mulheres podem sentir incômodos no momento de ter sexo.
  • Cor mais escura da urina.
  • Pode se sentir dor nos rins.

As infecções mais graves podem produzir sangue na urina e outros sintomas como febre, náuseas, etc. Se este é o seu caso, consulte de imediato o seu médico para que prescreva o tratamento indicado o quanto antes.

Tratamento para infecção urinária - Passo 1
2

Existem diferentes formas de tratar a infecção urinária. A nível farmacológico deve saber que na maioria das vezes é necessário tomar analgésicos, embora se optar por antibióticos pode conseguir que os incômodos e os sintomas anteriormente explicados desapareçam antes.

Para saber como escolher entre o tratamento mais adequado aconselha-se que consulte um médico para que avalie o que é melhor para si. Normalmente, se a causa da infecção for uma bactéria, pode ser prescrito um antibiótico, mas se o agente que provocou esta infecção é um fungo, o tratamento terá que ser um medicamento que anule este fungo e se se tratar de um vírus, o médico irá lhe receitar um antiviral.

Na maioria dos casos, o tratamento da infecção urinária não requer hospitalização. O médico irá receitar-lhe os medicamentos necessários que poderá tomar em casa seguindo as indicações que o especialista lhe deu. Mas, dependendo do grau de infeção que esteja sofrendo ou se houver alguma complicação, pode ser necessário a hospitalização para combater o vírus e conseguir controlar a infecção.

Tratamento para infecção urinária - Passo 2
3

Se prefere os tratamentos naturais, de seguida damos-lhe alguns remédios caseiros para tratar a infecção urinária que conseguirão minimizar os sintomas e eliminar a infecção:

  • Infusão de bétula: trata-se de uma infusão bastante diurética que conseguirá ajudá-lo a limpar o organismo desde dentro. Além disso, a bétula é um ingrediente que consegue limpar os rins garantindo o seu correto funcionamento. Para tratar a infecção urinária terá que tomar uma infusão 3 vezes ao dia e notará como se vai sentindo melhor.
  • Água e óleo de coco: o coco contém um antibacteriano muito forte que contribui para eliminar a bactéria que produz a infecção urinária. A água de coco, em concreto, consegue limpar os rins em profundidade e fomentar a depuração através da urina. Para levar a cabo este remédio caseiro deverá apenas tomar duas colheres de sopa de óleo de coco durante o dia e uma xícara de água de coco em jejum e antes de ir dormir.

Neste artigo de umComo contamos-lhe outros formas de tratar a infecção urinária com remédios naturais.

Tratamento para infecção urinária - Passo 3
4

A alimentação também é essencial para poder eliminar a infecção urinária do organismo de forma natural. Existem alguns ingredientes que têm benefícios poderosos para lutar contra as infecções assim como propriedades diuréticas que funcionam na perfeição para tratar esta condição. De seguida, explicamos-lhe os alimentos mais recomendados para a tratar:

  • Mirtilos: é o ingrediente estrela para aliviar a infecção urinária e pode-se tomar diretamente fresco ou, se preferir, um suco feito com este fruto. Este alimento consegue impedir que as bactérias fiquem aderidas às paredes da uretra pelo que contribuirão para a eliminação da bactéria.
  • Espargos: é um alimento purificante e purgante que consegue tanto prevenir como eliminar as infecções. Além disso, trata-se de um ingrediente diurético que contribui para a eliminação das toxinas de forma natural.
  • Rabanetes: contém propriedades antibióticos pelo que é também um ingrediente ideal para tratar e evitar estas infecções. Pode inclui-lo de forma fresca nas suas saladas ou elaborar um suco de rabanetes.
  • Melancia: trata-se de uma fruta com um grande conteúdo em água e que, portanto, fomenta a limpeza interior do seu organismo. Além disso, é um ingrediente que refresca os rins e consegue aliviar os sintomas e incômodos das infecções.
Tratamento para infecção urinária - Passo 4
5

Além de saber como pode tratar a infecção urinária também é importante que saiba como pode evitar voltar a sofrer dela. É verdade que há pessoas que são propensas a ter este tipo de infecções, mas seguindo algumas medidas de higiene e rotina em concreto, conseguirá estar mais bem protegido contra as bactérias ou os vírus que originam esta doença. Assim, para evitar a infecção urinária tome nota destes conselhos:

  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia para conseguir depurar o organismo e eliminar as toxinas.
  • Não aguente quando tem vontade de ir ao banheiro e, sempre que for, tente se esvaziar por completo, assim estará se limpando em profundidade sempre que for urinar.
  • Mantenha uma correta higiene íntima: quando for ao banheiro, procure se limpar sempre de frente para trás. Também é recomendável que use um sabão de ph neutro para a sua zona íntima.
  • Também é aconselhável ir ao banheiro sempre que mantiver relações sexuais para eliminar possíveis bactérias ou vírus que possam provocar o aparecimento da infecção urinária.
  • Use roupa de algodão para fomentar a ventilação da zona íntima.

Veja também: Remédio para infecção urinária - Tratamento caseiro com vinagre

Tratamento para infecção urinária - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento para infecção urinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Tratamento para infecção urinária

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
GEORGINA ARAUJO
será algo como infeção urinária, bebe muita água ao dia uns 2 litros ou mais e faça muito xixi - de uma vez só mais de 1 litro ou mais de urina qdo penso que terminei começo de novo será normal.
Martinho Fernandes de Pina
Faço muita urina durante a noite 5 (cinco) vezes. Como posso fazer para acabar com essa problema?
VALDICIO SOUZA SANTOS
ATENÇÃO ; ESQUECÍ DE DIZER NA MINHA COLUNA QUE A INFECÇÃO URINÁRIA É IDENTIFICADA ATRAVÉZ DO EXAME DE URINA TIPO 1 ; SE OS LEUCÓCITOS ESTIVER SUPERIOR MAIS QUE 10.000 POR DECILITRO DE URINA E PRESENÇA DE CELULAS EPITELIAIS OU SANGRAMENTO PRESENTE NA URINA ; NECESSITA SIM DE ANTIBIÓTICOS , NÃO SE ESQUECENDO QUE É NECESSÁRIO PASSAR EM CONSULTA COM UM UROLOGISTA PARA HOMENS E UMA GINECOLOGISTA PARA MULHERES ; NA FALTA DESTES PROFISSIONAIS O CLINICO GERAL TAMBÉM ESTÁ APTO PARA ESTE TIPO DE PEDIDOS DE EXAMES E DIAGNÓSTICOS.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Valdicio, muito obrigada por essas informações valeu ;) Continue a acompanhar-nos! ;)
VALDICIO SOUZA SANTOS
A INFECÇÃO URINÁRIA É CAUSADA POR VÁRIOS FATORES DENTRE ELES ; A FALTA DE HIGIENE CORPORAL , FALTA DE BANHO OU APÓS URINAR EXISTE PESSOAS QUE NÃO LAVAM OS ORGÃOS GENITAIS; OUTRO FATOR É UMA BACTÉRIA POR NOME DE ESCHERICHIA COLI , QUE PODE PROVOCAR DORES NOS RINS OU DORES NA HORA DE URINAR , ISTO VALE TANTO PARA A MULHER E OS HOMENS DE QUALQUER IDADE , A PRINCIPIO TODA VÊZ QUE URINAMOS DEVEMOS ENXUGAR E LAVAR OS ORGÃOS GENITAIS , TOMAR MUITA ÁGUA PELO MENOS A MÉDIA DE 2,5 LTS POR DIA , SEMPRE TOMAR PELO MENOS 200 ML DE ÁGUA APÓS URINAR E POR FINAL SE A URINA SANGRAR DEVEMOS IMEDIATAMENTE PROCURAR UM UROLOGISTA NO CASO DE HOMEM OU UMA GINECOLOGISTA NO CASO DE MULHERES ; PROVAVELMENTE SERÁ RECEITADO UM ANTIBIÓTICO COM POSOLOGIA ADEQUADA A GRAVIDADE OU NÃO DO PROBLEMA , GERALMENTE AS MEDICAÇÕES MAIS EFICAZES PARA ESTE PROBLEMA É A NORFLOXAXINO 400 MG ; OU AMOXILINA DE 500MG QUE DEVERÁ SER MINISTRADA NO PERIODO DE 07 A 14 DIAS ; DEPOIS DEVE SE FAZER UMA PAUSA DE 21 DIAS E TOMAR A MESMA DOSE. TRATAMENTO NATURAL EXISTE PEGAR A MÉDIA DE 07 A 08 FOLHAS DE MENTRUZ , TRITURAR NO LIQUIFICADOR , COLOCAR 200ML DE LEITE BATER TUDO SEM AÇUCAR E COAR TOMANDO ESTA DOSE DE 12 EM 12 HORAS JUNTAMENTE A BASTANTE ÁGUA. PARA BEBER A ÁGUA DAR UM ESPAÇO DE PELO MENOS 1,5 H DEPOIS . NÃO TEM CONTRA INDICAÇÕES CONHECIDAS ATÉ O MOMENTO; FAZER USO DESTE CHÁ CASEIRO DURANTE 14 DIAS SEGUIDOS .

Tratamento para infecção urinária
1 de 6
Tratamento para infecção urinária

Voltar ao topo da página