Tratar terçol

Como curar um terçol com remédios caseiros

Como curar um terçol com remédios caseiros
Imagem: bbcgoodfood.com

Um terçol, também conhecido como viuvinha no olho, é uma glândula sebácea inflamada na borda da pálpebra, onde esta se encontra com a flange, e aparece como uma protuberância inflamada e avermelhada que parece como uma espinha. Trata-se de um nódulo no olho que é muito incômodo e doloroso e, dependendo da sua localização pode ser interno ou externo. Por isso, as pessoas com um terçol tentam encontrar soluções que lhes ajudem a diminuir a inflamação e a dor o mais rápido possível. Neste artigo do umCOMO, explicamos como curar um terçol com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como prevenir um terçol

Índice

  1. Como curar terçol com compressas umedecidas
  2. Como curar terçol com aliança
  3. Remédio caseiro para terçol: chá de camomila
  4. Aloe vera - tratamento caseiro para terçol no olho
  5. Como tratar terçol com tomate
  6. Como tirar as olheiras

Como curar terçol com compressas umedecidas

Um bom remédio contra o terçol é aplicar compressas umedecidas em água quente sobre a protuberância. Repita esta operação várias vezes ao dia para diminuir o inchaço e, ao mesmo tempo, a dor.

Embora algumas pessoas possam pensar que a aplicação de frio ou gelo pode ajudar a desinflamar o olho, a verdade é que, ao se tratar de uma pequena massa de gordura, devemos optar pelo calor para que o terçol reduza assim o seu tamanho. Assim conseguirá reduzir o tempo de cura do terçol.

Como curar um terçol com remédios caseiros - Como curar terçol com compressas umedecidas

Como curar terçol com aliança

Outro remédio caseiro que vem passando de boca em boca para acabar com terçol consiste em procurar um objeto de ouro, que pode ser um anel ou aliança, esfregá-lo com um pano ou roupa para que aqueça e depois colocá-lo sobre o terçol. Uma variante é aquecer uma colher, deixar esfriar um pouco e colocá-la sobre o terçol.

Embora possa parecer uma ação sem sentido, o que estamos a conseguir é o mesmo resultado que no caso anterior, a aplicação de calor sobre o terçol.

Como curar um terçol com remédios caseiros - Como curar terçol com aliança

Remédio caseiro para terçol: chá de camomila

Outro bom remédio caseiro para combater o terçol é usar saquinhos de chá de camomila, que você deve umedecer e colocar sobre o olho durante cerca de 10 minutos. Ao invés de usar diretamente os saquinhos de chá, também poderá preparar uma infusão de camomila ou chá preto, coar e depois aplicar morno com um algodão na pálpebra afetada por cerca de 15 minutos.

Esta erva medicinal conta com uma infinidade de propriedades benéficas para o organismo, entre as quais encontramos o seu poder anti-inflamatório e antisséptico. Deste modo, estamos a impedir a proliferação das bactérias causadoras do terçol, assim como a contribuir para a redução do terçol.

Como acabar com terçol com camomila e alecrim

A camomila juntamente com o alecrim também pode ser um ótimo remédio natural para tratar a infeção e aliviar a dor e desconforto causados pelo terçol. Para isso, deverá preparar uma infusão com cerca de 50 g de flores de camomila, 4 talos de alecrim e um litro de água. Coe a infusão, deixe esfriar e passe no afetado de 2 a 3 vezes por dia com um algodão.

Como curar um terçol com remédios caseiros - Remédio caseiro para terçol: chá de camomila

Aloe vera - tratamento caseiro para terçol no olho

Todos nós já sabemos o quão benéfico pode ser o aloe vera para a nossa saúde e pele e, como não podia deixar de ser ela também pode ser utilizada como remédio natural para curar o terçol. Para utilizar a babosa, deverá cortar uma folha de aloe vera e abri-la ao meio. Depois passe um algodão no gel da planta e passe sobre o olho afetado. Deverá fazer este procedimento de manhã e à noite.

Como tratar terçol com tomate

O tomate também pode ser benéfico principalmente para aliviar as dores. Para isso, deverá cortar um tomate em fatias e colocar sobre o olho afetado durante cerca de 5 minutos. Faça este procedimento entre 2 a 3 vezes ao dia e verá como a inflamação diminuirá.

Não esprema o terçol

Vale lembrar que nunca deverá tentar espremer o terçol em casa, porque a infecção poderia se estender pelo resto do olho. O terçol deverá drenar por si mesmo ou caso isso seja feito deverá ser feito por um médico especialista. Embora seja difícil fazer uma afirmação exata, consulte neste outro artigo quanto tempo dura um terçol e os dias que faltam para desaparecer.

É muito importante que lave muito bem as mãos antes e depois de mexes nos olhos. Sempre que utilizar gazes, deverá certificar-se que estão esterilizados e descartá-las sempre após uso. Saiba mais sobre como evitar o contágio do terçol, no nosso artigo.

Porque saem os terçóis

Ás vezes eles ocorrem devido a uma descida nas defesas do nosso sistema imunológico, assim como também podem ser mais propensas as pessoas que sofrem de diabetes. No nosso artigo sobre porque saem os terçóis encontrará outras condições relacionadas com esta protuberância do olho e assim poderá saber se é propenso a eles.

Como tirar as olheiras

As olheiras, são tão comuns quanto o terçol. Agora que você já saber como curar terçol com remédios caseiros, damos dicas de como tirar as olheiras.

As olheiras são alterações na coloração da pele sob os olhos. Possuem um efeito antiestético porque afetam o olhar e dão a impressão de olhos cansados ou de olhar triste. Existem diferentes causas, que variam desde a herança genética, o envelhecimento, alterações hormonais (como retenção de líquidos), a presença de doenças, alterações na circulação ou a falta de horas de sono. A seguir damos a você alguns conselhos sobre como tirar as olheiras:

Truque para esconder as olheiras com maquiagem

A ideia é dar luz ao olhar para esconder as olheiras sem deixar uma área branca. Você deve saber escolher o corretivo adequado e aplicá-lo da forma correta. O tom ideal do corretivo é o amarelo porque compensa a cor azul da olheira. Primeiro você deve aplicar um pouco de creme hidratante como base, e a seguir aplicar o corretivo. O modo adequado de uso é aplicá-lo em forma de meia lua vertical na área do lagrimal, começando pelo espaço que fica entre o olho e o nariz e seguindo pelo início da olheira sem chegar à área dos pés de galinha. Finalmente, pode-se aplicar uma camada de pó translúcido para fixar.

Tome muita água

O corpo precisa estar hidratado e a pele precisa dela para se manter hidratada e melhorar seu aspecto, já que a água elimina as toxinas. Comer muita fruta e ingerir as proteínas adequadas também ajuda a acabar com as olheiras.

Relaxe e acabe com os maus hábitos

Você deve descansar o máximo que puder e além disso deve evitar o estresse. Confira algumas atividades para combater o estresse. Pense que o cigarro, o café e o álcool também causam olheiras. Portanto, você deve eliminar todos estes maus hábitos de sua vida.

Vitamina E

O óleo de vitamina E e alguns cremes para os olhos que contêm esta vitamina são úteis. Você deve aplicá-lo nos olhos e lavar o rosto com água muito fria para eliminar as olheiras. Lembre-se que a área dos olhos é muito delicada e por isso não é recomendável aplicar nada que não seja feito de forma específica para ela.

Máscaras caseiras

Outra opção é utilizar o pepino como base para uma máscara contra olheiras. Existem várias máscaras caseiras que pode fazer em sua casa para se livrar das olheiras. Fizemos uma seleção delas no artigo de como fazer máscaras caseiras para as olheiras.

Existem remédios caseiros para tratar as bolsas dos olhos como, por exemplo, o uso de rodelas de pepino ou sachês de chá; os dois devem ser colocados na geladeira e quando estiverem frios colocam-se nos olhos durante alguns minutos.

Como curar um terçol com remédios caseiros - Como tirar as olheiras

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar um terçol com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Se após 5-7 dias o terçol não melhorar, é aconselhável consultar o seu médico.
Bibliografia
  • do Rio Grande, Núcleo Telessaúde Estadual. "Como os profissionais de enfermagem devem manejar o terçol (hordéolo)?." (2013).
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
38 comentários
A sua avaliação:
Eduardo
O terçol não é contagioso. Todos os médicos dizem que uma não passa terçol pra outras pessoas, como no caso da conjuntivite.
Julia santos
Aiii quero tirar logo esse troço do meu olho
A sua avaliação:
paula abuquerk
eu quero saber como faz para tirar viuvinha do olho n terçol como eu faço ?
Jessica
Eu acho que só espremendo ñ sei
jorge torres
vou tentar o tomate
paula abuquerk
sera q da certo ??
Nadine Paim
Adorei o artigo! muito bom. Fiz o procedimento das gases umidecidas em água morna e diminuiu na hora!
Jessica
Eu vou tentar fazer pra vê se da certo Nadine Paim
brenda
A minha palpébra ta inchada e dolorida, será que é porque vai nascer um terçol?
julia
A minha tambem estava assim possivelmente ira nascer um treçol
sylmara aparecida alvarenga correia dos santos
preciso de ajuda para curar terçol no olho caseiro fui na proto socorro a miedica encaminhou p o tramato e ai fiquei com medo dessa drenagem pq tenho lente de contato fixa por favor me ajuda obrigada
kj
Terçol NÃO é contagioso
Jessica
Verdade terçol NÃO contagioso meu médico me disse
Jonathan
Essa do Ouro, é últio não por causa do metal, é pelo calor e pode ser substituído por um algodão mergulhado em água quente, ou mesmo um Sachê usado. Eu recomendo Chá preto, use o sachê para o olho e beba o chá que ajuda na saúde da pele.
raquel
coloca ne ggocio amenter ols clilios no olho que tam o terçol du uma apetadia de leve e passa a maquiagem
Katia Maria Bernardes Antony de Lima
Minha Filha ester com 2 Terçois, o do olho esquerdo apareço embaixo da palpera do olho, e o do lado direito apareceu em cima da palpera do olho, estar muito inchado e vermelhão so falta fechar o olho, isso tem algum perigo ou tem cura. com quantos dias desapareci?
Edivania
Terçol não é contagioso!
Usuário anônimo
Os hordéolos não sao contagiosos , pois são inflamações das glândulas Zeis e Mol , portanto e uma bacteria não transmissíveis, pois não e possivel uma bacteria ser passada de um olho para o outro.
AmandaTerçol
Desde de Agosto de 2013 comecei a ter terçol nos olhos, com mais frequência no esquerdo, quando não incha a pálpebra debaixo, incha a decima, ou no esquerdo ou no direito... semana sim, semana não.... não aguento mais... e incha muito, fica enorme... fica horrível... dói demais...
J.
Shampoo Johnson's Baby. (Amarelo) Lavar sempre que puder os olhos com o mesmo.
vera
meu terçol nao sara , ja faz 3 meses!! Esta horrivel, coça, arde, fica vermelho e com enorme caroço, nos dois olhos, , ja fui ao medico varias vezes flam a mesma coisa só compressa.... meu deus ninguem sbe nada a respeito , depois que ganhei nenê nunca mais parou de sair isto em mim.
laryssa
Em mim apareceu depois que tive minha bebe tbm, ela tah com 5 meses agora e toh com terçol ,
mercedes
Gente,acabei de curar um terçol que saiu no meu olho,pequei um conta gota vazio coloquei agua buricada e sal grosso e pinguei por dois dias ,todas as vezes que tinha vontade e ardume,aliviava assim que eu pingava,no dia seguinte acabou,graças ao sal grosso ,ele ñ serve só para churrasco ñ,ele é bom para qualquer enflamação
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Mercedes, obrigada pelo comentário e por partilhar conosco a sua experiência :)
Natalia
Terçol nao é contagioso!!! contagioso é conjuntivite!!!
Sara
Olá Matheus, muito obrigada pelo comentário! Ainda bem que conseguimos ajudar.
Usuário anônimo
O terçol não é contagioso.
Matheus Nogueira
Estou com Terçol, isso valeu muito apena pois não sabia como diminuir a dor, compressas, chás etc. Obrigado
Imagem: bbcgoodfood.com
1 de 5
Como curar um terçol com remédios caseiros