Partilhar
Partilhar em:

Como curar uma fissura retal - sem cirurgia

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,8 (1866 votos)
137 comentários
56 vezes partilhado
 
Como curar uma fissura retal - sem cirurgia

Depois de três meses, e quando estava quase a recorrer a um cirurgião, finalmente consegui um bom tratamento para a fissura anal que me apareceu por prisão de ventre, ao defecar umas fezes excessivamente duras. Durante este tempo tentei de tudo sem encontrar uma solução verdadeiramente eficaz. A visita ao WC era um verdadeiro calvário apesar de tomar muita fibra, frutas, verduras, etc... E as 6 ou 8 horas seguintes à defecação, era um sofrimento constante pelas contínuas picadas que sofria. Se defecava à noite, antes de ir dormir, já sabia que não ia dormir nada. Visitei vários médicos. Todos recomendavam o mesmo... Beber muita água, comer muita fruta e verdura, poucas gorduras e as clássicas pomadas, muitas delas com corticoide, que nada faziam. Este é o depoimento de uma pessoa que sofreu de uma fissura retal. Continue a ler este artigo de umComo e descubra como curar uma fissura no recto.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma fissura anal
1

A causa de que uma fissura retal não se cura com pomadas como a blastoestimulina, hemoal ou outras são os ácidos que as fezes contêm. Tem de se diluir ao máximo possível os ácidos e tratar de os eliminar antes de se aplicar algum creme, pelo contrário apenas se obterá dor e picadas. No seguinte passo começo a explicar-vos como.

2

Quando começar a vontade de defecar pegue na mangueira do chuveiro e desenrosque a parte da frente deixando apenas o extremo do tubo. Coloque este extremo no anus, sem chegar a introduzi-lo, junto apenas ao orifício. Este será o primeiro passo para curar a fissura retal.

3

Utilizando água morna com a pressão adequada (não muito forte mas também não muito fraca de maneira a que não entre água) deixe que a água morna durante uns segundos até notar que vai defecar em breve. Aguente um pouco assim e sente-se na sanita. A água costuma sair arrastando com ela as fezes. (Não irá sofrer dor, garanto-lhe, ou muito menos notará as picadas antes de o fazer assim). Repita a operação várias vezes até que a água saia mais ou menos limpa.

4

Não há nada a temer, não tem qualquer dano, uma vez que a água é algo natural e não provoca danos ou irritações desde que a pressão e a temperatura não sejam excessivas. Além disso, a água morna nos seus intestinos é bastante benéfica.

5

Depois de repetida a operação várias vezes (três vezes, pelo menos) e quando expulsou a maioria das fezes e a água sair quase limpa... então só aí é que põe a pomada que melhor resultou consigo.

6

Coloque o hemoal porque não contém corticoides mas sim um anestésico local chamado benzocaina e um anti-inflamatório chamado efedrina.

7

Antes de aplicar o hemoal, colocava na cânula deste um pouco de creme de aloe vera 100% puro comprado na farmácia. Usava este creme de aloe vera como lubrificante para que a cânula do hemoal se introduzi-se sem dor e ao mesmo tempo o aloe vera chegava à fissura e sentia uma melhoria considerável.

8

Uma vez aplicado um pouco de hemoal junto com o aloe vera retira-se a cânula. Quando o fazia antes sem utilizar o enema, a dor e o ardor duravam horas e horas. No entanto, se utilizar o enema no tubo, não há ardor ou dor desde a primeira aplicação. Desapareceram como por arte de magia!

9

Depois de fazer isto aproximadamente durante uma semana já defecará normalmente. Por isso, e sobretudo quando se sofre da doença, tem de cuidar da alimentação... vários litros de água ao dia, muita fruta, muita verdura e uma embalagem de Plantaben.

10

Se tem problemas de fissura retal, experimente isto. O que impede a fissura de curar são os ácidos que acompanham as fezes, e que uma vez diluídos com água morna já não têm o efeito tão prejudicial na dita fissura. Então utilizando os medicamentos adequados a fissura irá curar-se sem problemas.

11

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como curar uma fissura retal - sem cirurgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Relacionados
Comentários (137)

Escrever comentário sobre Como curar uma fissura retal - sem cirurgia

Muito útil
137 comentários
Marcia Regina
Sua avaliação:
Obrigada pela reportagem espero conseguir curar minha ou pelo menos aliviar as dores que sinto
Sara Viega
Oi Marcia! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Marcelo
Sua avaliação:
Eu estou passando por esse problema, estou com uma fissura minha vida está bem menos prazerosa e tanta dor q realmente passa muita besteira em minha cabeça... já tentei várias coisas nada deu certo nenhuma pessoa merece passar praticamente sentindo essa dor insuportável horrível, vou tentar fazer esse procedimento com o chuveirinho (mangueira do chuveirinho ) Deus menajude q de certo.... agradeço desde já as pessoas desse site pela preocupação em ajudar... só quem tem sabe oque isso faz em nossas vidas....
sueli Maria Scarpanti Silva
Sua avaliação:
Excelente artigo. Onde consigo a pomada aqui no Brasil ?Já procurei no Google e até agora nada.No mercado livre tbém não está disponível. aguardo
Sara Viega
Oi Sueli! Muito obrigada pelo seu comentário! Mesmo a pomada Hemoal você não consegue encontrar em farmácias?
brmg
Sua avaliação:
Bom dia,bom pessoal só quem tem isso sabe pesadelo que é!E uma dica que vou dar é que na hora de tratar a fissura(passar a pomada) procurem enfiar o dedo o máximo dentro do anus(o seu dedo não vai ti matar,tem gente que guenta coisa pior e maior dentro)seja você mulher ou homem depois que fui tratar a minha assim vi uma melhora e cicatrização mais rápida,muita gente tem receio de tratar sua fissura assim(e que é o modo correto) por preconceito ou receio mas não tem outra saida,ok?E claro não se esqueça da dieta(rica em fibras e coma o necessário),banho de assento e evite papel higiênico,beba água SEMPRE(até você ter a sensação de ta cheio,estufado),1 litro no minimo quando acordar depois do almoço e janta também(água ajudo demais vocês não tem idéia),abraços e boa sorte!
Francisco
Sua avaliação:
Olá pessoal, vou deixar minha contribuição com esse post, pois somente quem sofre ou já sofreu com essa dor incontrolável sabe como é! Fiquei aproximadamente 50 dias com essa lesão, sou extremante ressecado desde sempre, então até que demorou para surgir esse problema. Depois de tentar inúmeras pomadas e outras soluções o problema persistia. Resolvi meu problema da seguinte maneira: 1 - Uma vez que já existe a lesão não adianta comer fibra, pois sempre que for evacuar vai machucar novamente mais ainda. 2 - Precisa ter uns 14 dias de diarreia para poder ocorrer a cicatrização, então tomava um dia sim outro não esse laxante complexo 46 da Almeida Prado. 3 - Por causa da diarreia procure se hidratar mais ainda. 4 - Com remédio você vai evacuar líquido, então a melhor coisa é tomar um banho para manter sempre higienizado o local. 5 - Durante esses 14 dias todas as evacuações ocorrem sem dor alguma, ajude na cicatrização usando uma pomada a base óxido de zinco. 6 - Depois de 2 semanas aí sim faça uma reeducação alimentar a base de fibras, porque sempre existe a possibilidade do problema voltar.
Bia
Qual indicação de pomada com óxido de zinco, Francisco?
Cristina
Sua avaliação:
Tive fissura anal e consegui fazer cicatrizar... Mas um descuido de um dia estressante e sem tomar liquido, aconteceu de novo e pior, então fica o meu alerta, não descuidem nunca! 1 dia já é suficiente para voltar o pesadelo!
Miguel
Sua avaliação:
Estou à espera para efectuar uma hemorroidoctomia, mas entretanto apareceu-me uma fissura anal, as dores são intensas após o defecar e continuam durante 12 ou 16 horas, diminuindo para um nivel confortável após tomar a 2ª dose de Clonix, a única altura em que não dói é um pouco antes de ir á casa de banho e depois durante a 1ª hora seguinte pois uso a pomada EMLA um pouco antes e depois de me lavar para introduzir introduzir as hemorroidas, hoje experimentei este método em conjunto com o EMLA e coloquei pela 1ª vez Hemofissural, seguindo o conselho do médico e, sinceramente... continuo bastante aliviado apesar de já ter passado o efeito do Emla!
Agradeço o conselho e vou continuar...
Fatima
Tbm estou com esse problema estou muito sensivel pq sinto muita dor ao usar o banheiro ja fico aflita antes nao consigo ir trabalhar ja fui ao medico to usando pomada que ele mandou fazer e remedio pr dor como e horrivel isso
Manoel couto Ferreira lima
Minha fissura arde o ânus, por enquanto não está atrapalhando a evacuação. Uma dica de pomada para tentar curar sem cirurgia.
sara
Manoel ,tentei muitas pomada não tive sucesso, mas uso uma que proctologista indicou,mandar fazer em farmacia hemopatia. isossorbida dinitrato 1% e vaselina 30g,a pomada tem ser bem pastossa. espero que ajudei....
Silvana
Lendo os comentários achei muito interessante, tenho hemorroidas a 31anos, e a um mês apareceram 3 fissuras, não exatamente no anus , mas em volta e acima, não tenho problema em ir ao banheiro, sangrar ou sentir dor, mas coçam muito, usei a pomada Nebacetim que para meu desgosto tive alergia, estou usando Bepantol Baby, mas não estão cicatrizando, gostaria de saber o nome de uma pomada cicatrizante, pois os relatos que vejo aqui, o pessoal reclama de dores e sangramento, que não é o meu caso, obrigada!!!!
Sara Viega
Oi Silvana! Muito obrigada pelo seu comentário :)
sara
Eu estou com fissura anal há 7 meses já passei por dois proctologista,ainda não tive sucesso,mas Deus está no controle,então um deles me recomendou a fazer uma mistura de farelo de aveia e linhaça dourada e farelo de trigo ,esses metodos faz com que as fezes amolecer,tem me ajudador muitos e uma pomada feita em farmacia hemopatia,isossorbida dinitrato 1% e vaselina 30g,aplicar três vezes ao dias......espero te ajudador...

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Top 10
Tratamentos de Pele
Como curar uma fissura retal - sem cirurgia
Como curar uma fissura retal - sem cirurgia