Como limpar os pulmões do cigarro

Um dos maiores benefícios para a saúde ao deixar de fumar, é uma maior capacidade pulmonar recuperada pelos ex-fumadores depois de continuadamente contaminarem os seus pulmões com alcatrão e outras substâncias químicas nocivas. Entretanto os pulmões vão-se limpando naturalmente, mas existem certas estratégias que um ex-fumador pode usar para acelerar esse processo, incluindo o consumo de certos alimentos e experimentando diferentes técnicas holísticas. Mas no final, a melhor forma de garantir que os seus pulmões estão limpos depois de fumar é seguir um estilo de vida livre de fumo e não voltar a recair neste vicio.

Whatsapp 2 Twitter 2 Google +
Instruções
  1. Comer alho. Um dos melhores alimentos para se consumir quando se está tentando limpar os pulmões depois de fumar, é o alho cru ou misturados nos outros alimentos. O alho pode ajudar a remover o excesso de muco na cavidade torácica. O muco proveniente dos pulmões é na realidade, um aspecto muito positivo, uma vez que esse muco ajuda a expulsar as toxinas dos cigarros.

  2. Evite outras substâncias irritantes presentes no ar, tanto quanto for possível. Isto pode incluir filtros de ar, produtos químicos de limpeza e pólen. A sociedade moderna tem uma infinidade de substâncias irritantes no ar, e para a recuperação de um fumador deve evitar-se o aumento da pressão sobre os pulmões, uma vez que eles já estão trabalhando para limpar os pulmões dos danos de fumar.

  3. Com o tempo o corpo, naturalmente, vai limpando as toxinas geradas pelo cigarro. A maior parte das pessoas sente o regresso à sua antiga forma pulmonar dentro de umas semanas.

  4. O alho também ajuda a que as toxinas sejam eliminadas através dos poros da sua pele. Outros alimentos, como o nabo e o gengibre, também podem produzir efeitos semelhantes aos do alho.

  5. A produção de muco e tosse que ocorre após a cessação do tabagismo, geralmente resolve-se dentro de um mês. Veja também o nosso artigo sobre como deixar de fumar.

  6. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como limpar os pulmões do cigarro, recomendamos que entre na nossa categoria de Respiração e Saúde Respiratória ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • Reduza o consumo de alimentos que produzam muco adicional, especialmente os produtos láteos. O corpo produz o muco necessário para limpar as toxinas do tabaco, a produção de muco adicional só fará com que os pulmões trabalhem mais e será menos eficaz.
  • As especiarias, alho e outras medicinas naturais não foram cientificamente demonstrados que funcionam e não devem ser tratados como métodos definitivos para a limpeza dos pulmões.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como limpar os pulmões do cigarro:


20 comentários


30-08-2015 disse:
oi boa noite, mim chamo mara. eu sou fumante fumo mais que o normal, eu to querendo nao fumar mais, eu gostaria de saber se tem cha, suco, alguma coisa asim que posso tirar ou amenizar a vontade de fuma, qual Conselho. vc podem mim dar ?
16-08-2015 disse:
eu tem um ano qe fumu eu ja perde pezo como devo faze poço troca o sigaro pela a bala ou chimarao
16-08-2015 disse:
eu tem um ano qe fumu tem qero larga como qe eu faço eu cimto qe ja esmagrece e qero vouta o pezo normal como devo faze
30-07-2015 disse:
Quero saber o que devo ou posso tomar de ervas medicinais para limpar meus pulmoes do cigarro. Parei de fumar faz 2 meses,após 44 anos fumando.
03-07-2015 disse:
Parei de fumar a 9 dias. Mas ainda tenho muita vontade! O que fazer?
18-06-2015 disse:
Quero saber em quanto tempo meu pulmao estara limpo r saber se posso faser academia num ritimo mais acelerado sedo se q parei de fumar recente mente
23-05-2015 disse:
Fumo a mais de 20 anos ja temtei parar nao comsigo tem alguma soluçao .ou medicamemti eficiemte pra parar.
28-05-2015 disse:
eu estou tomando o bup e niquitim e esta resolvendo. Estou a 16 dias sem fumar.
08-07-2015 disse:
Fumei por mais de 20 anos. Parei com a ajuda de adesivos de nicotina e muita força de vontade, já que os adesivos só ajudam a amenizar o.vício químico. Vencer o hábito e a dependência psicológica é o mais difícil e exige muita força e disposicão para continuar no propósito. Tanto quanto os outros vícios, o tabagismo deve ser encarado como uma dependência muito séria, todos devem receber apoio da família, dos amigos e de profissionais, se for preciso.
17-08-2015 disse:
Só passar na farmácia e comprar um pouquinho de vergonha na cara...foi assim que parei de fumar depois de 33 anos...ponha as vantagens de parar de fumar...saúde principalmente...dinheiro que não irá gastar...VC não vai morrer se parar de fumar...mas se continuar sim...o cigarro mata aos poucos...pare...VC consegue.
02-04-2015 disse:
Fumei quase vinte anos resolvi parar de fumar oq posso comer que me ajude a fortalecer e dar uma vida mais sauldave para meus pumoes
01-04-2015 disse:
Achei muito vazia essas dicas, fala apenas do alho... e pra quem não come alho, o que fazer?? Gostaria que vocês disponibilizassem mais dicas!!
05-06-2015 disse:
dizem que brócolis e suco de couve com gengibre é muito bom, também estou tentando deixar de fumar vou experimentar, se não fizer bem, mal é que não vai fazer
15-03-2015 disse:
deixei de fumar a 75 dias . durante a noite e de vez em quando durante o dia tenho tosse e sai uma secreçao com muito mau sabor. o que fazer para limpar rapido
17-02-2015 disse:
Não fiz mais do que o mínimo de obrigação com meu corpo, mas para quem é emocionalmente , espiritualmente e físicamente vulnerável aos prazeres da carne como eu, é uma vitória : às 20:00 horas completei uma semana sem fumar. Tá rolando dentro do esperado : ansiedade , insônia, síndrome de abstinência, variações de humor ,dores infundadas pelo corpo que da mesma forma que aparecem somem, mas tudo isso está dentro do processo , nada de anormal pela situação. Bicicleta , nadar e ler estão me ajudando bastante, além dos adesivos de nicotina e reformulação de hábitos. Não tenho conseguido focar muito na escrita , mas como escrevo por puro prazer , tudo ok. A pior hora é ao acordar , mas pego a bike e vou pedalar na praia . Hoje foram 25 km , quem sabe amanhã uns 35...depois de amanhã uns 45...deixa rolar. No meu entendimento a melhor maneira é o exercício físico a cada dia mais "pesado" dentro das limitações naturais de cada um.
28-01-2015 disse:
gostei de algumas informações gostaria de saber algo que me ajude a parar de fumar mais coisas sobre limpar os pulmões
30-01-2015 disse:
Olá Ricardo, nesse link você pode ver mais dicas sobre como deixar de fumar: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-deixar-de-fumar-em-10-passos-3817.html Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
17-02-2015 disse:
Ricardo, segue meu testemunho : Não fiz mais do que o mínimo de obrigação com meu corpo, mas para quem é emocionalmente , espiritualmente e físicamente vulnerável aos prazeres da carne como eu, é uma vitória : às 20:00 horas completei uma semana sem fumar. Tá rolando dentro do esperado : ansiedade , insônia, síndrome de abstinência, variações de humor ,dores infundadas pelo corpo que da mesma forma que aparecem somem, mas tudo isso está dentro do processo , nada de anormal pela situação. Bicicleta , nadar e ler estão me ajudando bastante, além dos adesivos de nicotina e reformulação de hábitos. Não tenho conseguido focar muito na escrita , mas como escrevo por puro prazer , tudo ok. A pior hora é ao acordar , mas pego a bike e vou pedalar na praia . Hoje foram 25 km , quem sabe amanhã uns 35...depois de amanhã uns 45...deixa rolar.
20-02-2015 disse:
Oi Carlos, muito obrigada pelo seu depoimento :)
23-01-2015 disse:
além dos meus pulmões estarem com muito alcatrão e etc...preciso aumentar minha capacidade de oxigençao,,,além do alho existe algo mais?
01-12-2014 disse:
27 anos na área de pintura automotiva em tempos que não se dava muita atenção aos peis inalando po de lixamentos e fumaça de tintas e vernizes solventados, como companhia tenho 25 anos fumando, hoje tenho 40 e não subo 5 deguaus de escada sem ter fadiga e difuldade de respirar, como recuperar e desentoxicar tudo isso?
28-09-2014 disse:
pedi ajuda para DEUS e deixei de fumar Só ele pode te ajudar mas a decisão e sua
10-09-2014 disse:
bom dia sou da madeira o meu marido ja fuma auns 49 anos agora ele ta com problemas de respiraçao ele se cança muito custa lhe a respirar quando ta atacado tem que ir ao hospital para levar oxigenio ou orosol neste momento ta a levar oxigenio nao pode andar nao pode fazer nada ate a comer se cança muito ha remedios caseiros que lhe ajudo a idade dele e 65 anos pur favor ajude me a medica dis que as arterias dele tao um pouco estreitas ajudam -me pur favor
25-02-2014 disse:
Precisa esclarecer mais os alimentos?
16-08-2013 disse:
eu agradeço por min ajudar a entender
08-04-2013 disse:
O alho é um dos melhor alimentos que podemos comer. Rafael se esse é o seu caso, um alho por dia é suficiente. Obrigado pelo comentário.
07-04-2013 disse:
Nossa sempre como alho cru....e eu nem sabia que ele limpa os pulmões .....se eu parar de fumar e continuar comendo alho vai melhorar o meu pulmão? Sempre como alho posso comer um por dia, um só é o suficiênte, tem mais algum alimento que ajuda a melhora e a limpeza do mesmo? Obrigado
Vídeos em destaque
13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Animais de Estimação DIY Top 10