Como limpar os pulmões do cigarro

Um dos maiores benefícios para a saúde ao deixar de fumar, é uma maior capacidade pulmonar recuperada pelos ex-fumadores depois de continuadamente contaminarem os seus pulmões com alcatrão e outras substâncias químicas nocivas. Entretanto os pulmões vão-se limpando naturalmente, mas existem certas estratégias que um ex-fumador pode usar para acelerar esse processo, incluindo o consumo de certos alimentos e experimentando diferentes técnicas holísticas. Mas no final, a melhor forma de garantir que os seus pulmões estão limpos depois de fumar é seguir um estilo de vida livre de fumo e não voltar a recair neste vicio.

Instruções
  1. Comer alho. Um dos melhores alimentos para se consumir quando se está tentando limpar os pulmões depois de fumar, é o alho cru ou misturados nos outros alimentos. O alho pode ajudar a remover o excesso de muco na cavidade torácica. O muco proveniente dos pulmões é na realidade, um aspecto muito positivo, uma vez que esse muco ajuda a expulsar as toxinas dos cigarros.

  2. Evite outras substâncias irritantes presentes no ar, tanto quanto for possível. Isto pode incluir filtros de ar, produtos químicos de limpeza e pólen. A sociedade moderna tem uma infinidade de substâncias irritantes no ar, e para a recuperação de um fumador deve evitar-se o aumento da pressão sobre os pulmões, uma vez que eles já estão trabalhando para limpar os pulmões dos danos de fumar.

  3. Com o tempo o corpo, naturalmente, vai limpando as toxinas geradas pelo cigarro. A maior parte das pessoas sente o regresso à sua antiga forma pulmonar dentro de umas semanas.

  4. O alho também ajuda a que as toxinas sejam eliminadas através dos poros da sua pele. Outros alimentos, como o nabo e o gengibre, também podem produzir efeitos semelhantes aos do alho.

  5. A produção de muco e tosse que ocorre após a cessação do tabagismo, geralmente resolve-se dentro de um mês. Veja também o nosso artigo sobre como deixar de fumar.

  6. Se deseja ler mais artigos parecidos a como limpar os pulmões do cigarro, recomendamos que entre na nossa categoria de Respiração e Saúde Respiratória ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • Reduza o consumo de alimentos que produzam muco adicional, especialmente os produtos láteos. O corpo produz o muco necessário para limpar as toxinas do tabaco, a produção de muco adicional só fará com que os pulmões trabalhem mais e será menos eficaz.
  • As especiarias, alho e outras medicinas naturais não foram cientificamente demonstrados que funcionam e não devem ser tratados como métodos definitivos para a limpeza dos pulmões.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como limpar os pulmões do cigarro:


12 comentários


01-04-2015 disse:
Achei muito vazia essas dicas, fala apenas do alho... e pra quem não come alho, o que fazer?? Gostaria que vocês disponibilizassem mais dicas!!
15-03-2015 disse:
deixei de fumar a 75 dias . durante a noite e de vez em quando durante o dia tenho tosse e sai uma secreçao com muito mau sabor. o que fazer para limpar rapido
17-02-2015 disse:
Não fiz mais do que o mínimo de obrigação com meu corpo, mas para quem é emocionalmente , espiritualmente e físicamente vulnerável aos prazeres da carne como eu, é uma vitória : às 20:00 horas completei uma semana sem fumar. Tá rolando dentro do esperado : ansiedade , insônia, síndrome de abstinência, variações de humor ,dores infundadas pelo corpo que da mesma forma que aparecem somem, mas tudo isso está dentro do processo , nada de anormal pela situação. Bicicleta , nadar e ler estão me ajudando bastante, além dos adesivos de nicotina e reformulação de hábitos. Não tenho conseguido focar muito na escrita , mas como escrevo por puro prazer , tudo ok. A pior hora é ao acordar , mas pego a bike e vou pedalar na praia . Hoje foram 25 km , quem sabe amanhã uns 35...depois de amanhã uns 45...deixa rolar. No meu entendimento a melhor maneira é o exercício físico a cada dia mais "pesado" dentro das limitações naturais de cada um.
28-01-2015 disse:
gostei de algumas informações gostaria de saber algo que me ajude a parar de fumar mais coisas sobre limpar os pulmões
30-01-2015 disse:
Olá Ricardo, nesse link você pode ver mais dicas sobre como deixar de fumar: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-deixar-de-fumar-em-10-passos-3817.html Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
17-02-2015 disse:
Ricardo, segue meu testemunho : Não fiz mais do que o mínimo de obrigação com meu corpo, mas para quem é emocionalmente , espiritualmente e físicamente vulnerável aos prazeres da carne como eu, é uma vitória : às 20:00 horas completei uma semana sem fumar. Tá rolando dentro do esperado : ansiedade , insônia, síndrome de abstinência, variações de humor ,dores infundadas pelo corpo que da mesma forma que aparecem somem, mas tudo isso está dentro do processo , nada de anormal pela situação. Bicicleta , nadar e ler estão me ajudando bastante, além dos adesivos de nicotina e reformulação de hábitos. Não tenho conseguido focar muito na escrita , mas como escrevo por puro prazer , tudo ok. A pior hora é ao acordar , mas pego a bike e vou pedalar na praia . Hoje foram 25 km , quem sabe amanhã uns 35...depois de amanhã uns 45...deixa rolar.
20-02-2015 disse:
Oi Carlos, muito obrigada pelo seu depoimento :)
23-01-2015 disse:
além dos meus pulmões estarem com muito alcatrão e etc...preciso aumentar minha capacidade de oxigençao,,,além do alho existe algo mais?
01-12-2014 disse:
27 anos na área de pintura automotiva em tempos que não se dava muita atenção aos peis inalando po de lixamentos e fumaça de tintas e vernizes solventados, como companhia tenho 25 anos fumando, hoje tenho 40 e não subo 5 deguaus de escada sem ter fadiga e difuldade de respirar, como recuperar e desentoxicar tudo isso?
28-09-2014 disse:
pedi ajuda para DEUS e deixei de fumar Só ele pode te ajudar mas a decisão e sua
10-09-2014 disse:
bom dia sou da madeira o meu marido ja fuma auns 49 anos agora ele ta com problemas de respiraçao ele se cança muito custa lhe a respirar quando ta atacado tem que ir ao hospital para levar oxigenio ou orosol neste momento ta a levar oxigenio nao pode andar nao pode fazer nada ate a comer se cança muito ha remedios caseiros que lhe ajudo a idade dele e 65 anos pur favor ajude me a medica dis que as arterias dele tao um pouco estreitas ajudam -me pur favor
25-02-2014 disse:
Precisa esclarecer mais os alimentos?
16-08-2013 disse:
eu agradeço por min ajudar a entender
08-04-2013 disse:
O alho é um dos melhor alimentos que podemos comer. Rafael se esse é o seu caso, um alho por dia é suficiente. Obrigado pelo comentário.
07-04-2013 disse:
Nossa sempre como alho cru....e eu nem sabia que ele limpa os pulmões .....se eu parar de fumar e continuar comendo alho vai melhorar o meu pulmão? Sempre como alho posso comer um por dia, um só é o suficiênte, tem mais algum alimento que ajuda a melhora e a limpeza do mesmo? Obrigado