Como saber se meu filho tem autismo


Como saber se meu filho tem autismo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta as habilidades das pessoas, especialmente quanto ao desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais. Os comportamentos não verbais, tais como o contato visual, expressões faciais e gestos, veem-se notavelmente afetados, bem como as formas de relacionamento com outras crianças e inclusive com adultos. O autismo afeta fundamentalmente os meninos, e é um transtorno que não tem cura. A seguir, apresentaremos indicações reais para você saber se seu filho tem autismo.

Instruções
  1. Problemas na comunicação verbal e não-verbal. A criança autista, com um ano de idade não balbucia, não aponta para os objetos nem imita os gestos que os outros fazem, como, por exemplo, se você der tchau com a mão ele não acompanha o gesto. Nestes casos é frequente que até um ano e meio ele não diga nenhuma palavra, não possa explicar o que quer, não siga as instruções que você dá e não responda pelo nome. Também costuma criar e inventar palavras constantemente.

  2. Dificuldades para relacionar-se com as pessoas e os objetos. O autista não costuma estar interessado nas outras crianças nem nas pessoas; ele muitas vezes mergulha em um profundo isolamento. Ele não costuma manter contato visual e também não parece reconhecer os sentimentos das outras pessoas nem costuma expressar seus próprios sentimentos.

  3. Conduta estereotipada. A criança autista, estabelece uma rotina ou ritual específicos que são anormais devido à sua intensidade. Por exemplo, ele está sempre com um mesmo objeto ou tocando-o ou mantém meticulosamente a ordem dos sapatos. Qualquer modificação nesta conduta desencadeia condutas agressivas como esperneios ou cenas escandalosas e fora de lugar.

  4. Hiperatividade, passividade e rejeição ao contato físico. Em determinados momentos, ele costuma ter uma conduta hiperativa, não fica quieto, move-se de um lado para o outro. Em outros momentos, parece estar mergulhado em uma passividade tranquilizadora. As crianças autistas não gostam de ser tocadas, de que tentem levantá-las ou de qualquer tipo de contato físico.

  5. Ela não é consciente dos possíveis perigos. Atua com total falta de consciência frente a perigos que podem afetá-la de alguma maneira. Como, por exemplo, pôr as mãos no fogo ou atravessar a rua sem prestar atenção.

  6. Sensibilidade extrema. As crianças com autismo são extremamente sensíveis aos sons, ao tato, ao olfato e ao paladar. Por exemplo: o ruído de um alarme pode ser um som perturbador para ela ou ela pode sentir que determinada roupa lhe dá coceira.

  7. Movimentos repetitivos. Costumam ter uma série de movimentos que realizam continuamente, como, por exemplo, fazer gestos com as mãos ou mover determinada parte do corpo.

  8. Se deseja ler mais artigos parecidos a como saber se meu filho tem autismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças do desenvolvimento .
Conselhos
  • Faça uma consulta com um médico especialista se você acha que seu filho pode ser autista.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como saber se meu filho tem autismo:


Vídeos em destaque
Jardinagem DIY 13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Desenhos de natal