Partilhar
Partilhar em:

Como se chamam os dedos da mão

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,6 (895 votos)
12 comentários
107 vezes partilhado
 
Como se chamam os dedos da mão

Não se lembra como se chamam os dedos das mãos? Muitas vezes identificamo-los pelo seu tamanho (dedo pequeno, dedo gordo), ou pela posição que ocupam na mão (dedo do meio) ou pela sua função (dedo dos anéis). Se quiser saber quais são realmente os nomes apenas tem de ler este artigo ilustrado com fotos.

Também lhe pode interessar: Curiosidade dos dedos das mãos
1

DEDO POLEGAR: É o primeiro dedo da mão. Está oposto aos outros quatro dedos e consegue tocar-lhes perfeitamente. Este dedo pode manusear objetos grandes apoiando-se com a palma da mão e objetos médios ou pequenos com a ajuda de um ou mais dedos.

2

DEDO INDICADOR: É o segundo dedo da mão e encontra-se entre o polegar e o dedo médio. É o dedo mais expressivo da mão uma vez que serve para apontar para alguma coisa, para mostrar algo negativo, para fazer clique no rato e enfatizar algumas expressões.

3

DEDO MÉDIO: É o terceiro dedo da mão, pode também ser chamado de dedo maior. Encontra-se entre o dedo indicador e o anelar. Em muitas culturas, levantar este dedo com os outros dedos fechados é considerado um insulto para a pessoa a quem se aponta.

4

DEDO ANELAR: é o quarto dedo da mão e está situado entre o dedo médio e o mindinho. O seu nome vem da antiga Grécia onde se acreditava que existia uma veia que comunicava entre este dedo e o coração diretamente, por isso os apaixonados elegiam este dedo para colocar um anel como prova do seu amor.

5

DEDO MINDINHO: É o quinto dedo da mão e está situado junto do dedo anelar. É o dedo mais pequeno de todos e não tem nenhuma função específica.

6

Agora que já sabe o nome dos dedos da mão aproveite e leia o nosso artigo sobre como fazer uma massagem na mão ou então o nosso artigo em que lhe explicamos como ler a mão.

7

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como se chamam os dedos da mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (12)

Escrever comentário sobre Como se chamam os dedos da mão

Muito útil
12 comentários
Ricardo Curdov
Há um erro das fotos e o que se diz abaixo da foto por favor queira observar.
Raquel Lamego Moimas
Me ajudou muito a aprender eu conhecia como eles falaranha
Sara Viega
Oi Raquel, muito obrigada pelo seu comentário :)
lenira
Amo estudar o corpo humano,e saber o nome dos dedos é maravilhoso.
Sara Viega
Oi Lenira, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
lara
eu tambem e muito legal
Sara Viega
Oi Lara, obrigada pelo comentário :)
Ana
"Mais pequeno" não existe! Existe "menor"
Leila
ótima informação obrigadãaaoooo!
José Antonio
"DEDO MINDINHO: É o quinto dedo da mão e está situado junto do dedo anelar. É o dedo mais pequeno de todos e não tem nenhuma função específica." ...NÃO TEM NENHUMA FUNÇÃO ESPECÍFICA??!! Então tente pegar a alça de uma caneca, bule, chaleira ou pegar o cabo de uma panela de pressão bem quente sem o uso do dedo mindinho, e descobrirá sentindo na própria pele que a função do DEDO MINDINHO é o de dá 50% de apoio para o resto da mão segurar qualquer coisa.
José Antonio
Se alguém quiser me DARR 50% de apoio para eu escrever certo; eu agradeço. O erre a mais que coloquei aqui, é o quê ficou faltando lá em cima. Sugiro ao site que nos dê a opção de editar um comentário.
Iwao
eu aprendi que o quarto dedo é anular. È correto essa expressão?
Sara Viega
Olá Iwao, você pode dizer anular ou anelar :) Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos!
José Antonio
Atenção!!! Isto é um Ctrl C + Ctrl V, e não uma resposta produto da minha imaginação ou a expressão de um conhecimento adquirido e armazenado já há bastante tempo: Dedo anelar ou dedo anular? Ora aqui está uma boa pergunta: o dedo em que se costuma usar um anel é o dedo anelar ou o dedo anular? «É óbvio! Se vem de anel + -ar, claro que é o dedo anelar» - dirá muita gente, com razão. No entanto... e agora pasmem: também se pode dizer (e escrever) que é o dedo anular, pois em latim a palavra annulāre- tinha precisamente o sentido de "relativo a anel". Trata-se, pois, de uma palavra homónima do verbo anular, que também deriva do latim (annullāre). Recorri ao Ctrl C + Ctrl V, porque vi que o quê está acima está bem melhor (não tem nem comparação) do que a resposta que eu ia dar, que seria: "Como as duas formas estão corretas; então que os casados digam; ANELAR (porque usam anel) e para os que ainda estão solteiros; ANULAR"
josé félix
qual a função do dedo do meio na mão direita em relação a saúde do corpo e p
Clodomir
Querida, Sara Considero a função do dedo mínimo/mindinho tão importante quanto os demais dedos das mãos. Considerá-lo sem função específica é desconhecer a utilidade que os dedos fazem tão bem à mão humana. Tendes todos os dedos vosso? tem algum menos valoroso?
JORGE CUNHA
O DEDO POLEGAR É O DEDO MAIS IMPORTANTE DA DA MÃO OU PÉ, POIS É O MAIS FORTE E É ELE QUE DÁ O EQUILIBRIO DO CORPO PARA ANDAR E CORRER, E NAS MÃOS PARA SEGURAR AS COISAS COM MAIS FIRMEZA

Descubra vídeos interessantes
Top 10
Aulas de Zumba
DIY
Tratamentos de Pele
Como se chamam os dedos da mão
1 de 6
Como se chamam os dedos da mão