Outros medicamentos

Como tomar Microvlar

Como tomar Microvlar
Imagem: drogariastarling.amawebs.com

O Microvlar é um dos anticoncepcionais mais vendidos no Brasil, devido ao seu baixo custo, sendo que cada cartela pode custar em média de R$5 a R$7. Os hormônios levonorgestrel e etinilestradiol são os princípios ativos deste anticoncepcional de uso oral, presentes também em outros anticoncepcionais. Cada cartucho contém um blíster-calendário com 21 drágeas. Se este anticoncepcional lhe foi receitado, em umComo vamos esclarecer-lhe as suas dúvidas para que saiba como tomar Microvlar.

Também lhe pode interessar: Como tomar Urispás

Passos a seguir:

1

O Microvlar é indicado para contracepção oral, protegendo contra a gravidez. Para além disso, ele apresenta outros aspetos positivos, o ciclo menstrual fica mais regular, a menstruação é menos dolorosa e o sangramento menos intenso e pode ainda reduzir o risco de câncer do endométrio e de ovário. Por isso, para aquelas mulheres que sofrem muito com a menstruação e apresentam ciclos irregulares, o Microvlar pode ser uma boa opção.

2

A cartela contém 21 comprimidos que deve ser tomados seguindo o calendário com os dias da semana. Deve tomar 1 comprimido por dia sempre à mesma hora, durante 21 dias consecutivos. No final da cartela, deve fazer uma pausa de 7 dias em que é suposto ocorrer um sagramento devido à privação hormonal. Este sangramento ocorre normalmente após o segundo ou terceiro dia da ingestão do último comprimido. Após a pausa de 7 dias, deve iniciar uma nova cartela, mesmo que ainda haja sangramento.

Como tomar Microvlar - Passo 2
Imagem: microvlar.com
3

Se pretende tomar Microvlar pela primeira vez, em que no mês anterior não foi utilizado nenhum outro contraceptivo hormonal, deve iniciar a cartela no primeiro dia de sangramento menstrual.

4

Caso esteja mudando de outro contraceptivo oral combinado para o Microvlar, deve iniciar a nova cartela no dia posterior à ingestão da última drágea do contraceptivo usado anteriormente. Ou, caso não seja possível, no dia após ao última dia da pausa. Ao mudar de adesivo transdérmico ou anel vaginal para Microvlar, deve iniciar no dia da retirada do adesivo ou anel. Caso não seja possível, deve iniciar no dia previsto para a próxima aplicação.

5

Para mudar de um método contraceptivo que contenha apenas progestógeno para Microvlar, poderá iniciar a cartela no dia da retirada do SIU ou implante ou no dia previsto para a próxima aplicação ou, no caso da minipílula, em qualquer dia.

6

Caso se tenha esquecido de tomar um comprimido e tenham passado menos de 12 horas do horário a que normalmente toma, deve tomar de imediato a drágea esquecida (mesmo que isso signifique a ingestão de 2 drágeas em simultâneo) e continuar com a restante cartela de forma habitual. Nesta situação a proteção contraceptiva não será reduzida. Caso tenham decorrido mais de 12 horas, deve seguir os passos indicados na bula do anticoncepcional. Mas, saiba que após um esquecimento de mais de 12 horas a proteção será reduzida. Saiba também que, quanto mais comprimidos se esquecer de tomar próximos da pausa normal, maior será o risco de ocorrer gravidez.

Como tomar Microvlar - Passo 6
Imagem: microvlar.com
7

Existem alguns casos em que o anticoncepcional Microvlar é contra-indicado:

  • Grávidas ou em período de amamentação;
  • Tromboses arteriais ou venosas, ou com histórico;
  • DSTs;
  • Diabetes;
  • Enxaquecas com sintomas neurológicos focais;
  • Sangramento não-diagnosticado;
  • Hipersensibilidade a qualquer componente do produto;
  • Suspeita de neoplasias dependentes de esteroides sexuais;
  • Hepática grave ou histórico;
  • Tumores hepáticos benignos ou malignos ou histórico.
8

O Microvlar pode causar reações indesejadas como:

  • Dores abdominais;
  • Variações de peso;
  • Náuseas;
  • Depressão;
  • Retenção de líquidos;
  • Alterações de humor;
  • Dores de cabeça;
  • Vômitos e diarreia;
  • Diminuição ou aumento da libido;
  • Sangramento irregular;
  • Corrimento vaginal;
  • Dor e/ou secreção das mamas;
  • Manchas, coceira e irritação na pele.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Microvlar, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Nunca tome Microvlar sem antes consultar o seu médico ou ginecologista.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
137 comentários
Maiara
Eu nunca tomeii niclovolar e quando e começar a tomar quantos dias devo esperar para ter relação sexuais??
Clarissa Ferreira Da Silva
Eu tomo o Microvlar e eu tomei 9 comprimidos e menstruei passei os 7 dias de pausa mas mesmo assim continuei tomando fiquei boa com 5 dias dair so faltava 3 pra acabar ai menstruei novamente passei 8 dias menstruada isso e normal? No nono dia comercei a tomar de novo acho q esse anticoncepcional eu n tou mim dando bem n eu sinto qualse todos os sintomas q o Microvlar causa oque fasso? E melhor mudar?
vanessa dos santos machado
boa noite, com quantos dias eu posso ter relações apos tomar o primeiro remedio da segunda cartela?por que da primeira foi no meio da cartela como diz na bula.
Hellen
Tomo o microvlar a 3 anos e acho que estou tomando da forma errada ! Eu tomo da seguinte forma, quando chega na última pílula espero mh menstruação vim que vem no 3 ou as vezes no 4 dia , assim que mh menstruação desce eu conto 7 dias e tomo começo uma nova cartela, faço isso a 3 anos e nunca engravidei, mh menstruação ficava 5 dias, mais tem uns 3 meses que esta ficando uns 3 dias, o fruxo diminuiu , me ajudaaa! Essa forma que eu estou tomando esta correta??
gane
eu tomo microvilar ha 16 anos; se eu para eu tenho chance de engravidar ja tenho 40 anos.
A sua avaliação:
Viviane castro
Queria começar a tomar esse anti mas esse mês já tive a minha menstruação faz um dia q parou posso começar a tomar tipo hoje
mariana
Eu estava tomando o ciclo 21 , gostaria de muda pra o microvlar , mas estou no segundo dia de mestruaçaõ gostaria de saber se começo toma hj enquanto tou mestruada ou se espero termina a mestruação esperando a pausa dos 7 dias , apos termina a pausa eu começo a nova cartela do microvlar
Thalia
Bom dia, vou começar a tomar microvolar, , desde terça estou menstruada, mas o fluxo já esta bem fraco o que significa que vai parar, minha duvida é, se tenho que esperar que pare por completo ou se já posso tomar. No caso se eu já puder tomar em quantos dias posso ter relação sem proteção?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Thalia! Se você pretende tomar Microvlar pela primeira vez, em que no mês anterior não foi utilizado nenhum outro contraceptivo hormonal, deve iniciar a cartela no primeiro dia de sangramento menstrual.
danila
Eu ja tomei microvilar a muito tempo parei. Agora novamente quero incia dinovo gostaria de saber o seguinte. Minha menstruação desceu ontem. Mas eu vo iniciar o uso de microvilar hj. Então queria saber se iniciando hj no segundo dia de menstruação. Mais ou menos com quantos dias desse mês Eu estou protegida sem risco de gravidez. Ou seja Quando estou segura ou n?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Danila! Uma vez que não iniciou no primeiro dia de menstruação, só estará protegida a partir do sétimo dia da cartela. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
anderson paz
minha esposa toma o microvlar a 6 meses e no mes de agosto tomou toads as drageas e e ate o dia de hoje nao veio a menstruacao isso e normal??? e desde o ultimo comprimido no final e agosto ate hoje ela nao toma mas o remedio sera q ela pode começar a tomar novamente apartir de hoje o remedio???
A sua avaliação:
ERICA SOARES DOS SANTOS
BOA TARDE VOU FAZER 3ANOS QUE USO ESSE METODO ULTIMAMENTE ANDO COM MUITA DORES DE CABECA E NAUSEAS. SERA QUE SAO OS COMPRIMIDOS?EXISTE UM TEMPO PARA ´PODER TROCAR??
A sua avaliação:
Jackson
Quando usado corretamente, o índice de falha é de aproximadamente 1% ao ano (uma gestação a cada 100 mulheres por ano de uso). O índice de falha pode aumentar quando há esquecimento de tomada das drágeas ou quando estas são tomadas incorretamente, ou ainda em casos de vômitos dentro de 3 a 4 horas após a ingestão de uma drágea ou diarreia intensa, bem como interações medicamentosas. PERGUNTAS 1.No trecho acima o que viria a ser [...] ou quando tomadas de forma incorreta [...] ? 2.E tambem oque viria a ser [...]bem como interações medicamentosas [...] 3Minha esposa toma o microvlar a mai de 1 ano e geralmente vem no 4 dia apos a pausa , ja tem 5 dias que tomou a ultima e ainda nao veio , isso e normal ? Pode vir no 6 ou 7 ou ate mesmo nao vir .Rla tomou todos comprimidos todos dias aproximadamente no mesmo horarios , siferencas de minutos tipo um dia 22 horas outro 22 e meia
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Jackson! Considera-se uma toma incorreta do anticoncepcional quando há esquecimentos de drágeas ou não se tomam sempre na mesma hora. Quanto às interações medicamentosas, isso faz referência a outros medicamentos que ela possa estar tomando e que podem interferir com o uso do anticoncepcional reduzindo ou anulando o seu efeito. Depois de tomar a cartela, ela deve fazer uma pausa de 7 dias em que ocorrerá a menstruação. O importante é que a menstruação aparece nesta pausa, independente se depois de 2 ou 4 dias do término da cartela anterior. Caso ela não aparece deve-se descartar a hipótese de gravidez antes de iniciar uma nova cartela. Obrigada pelo seu comentário e espero ter esclarecido suas dúvidas!
A sua avaliação:
Jackson
Se o remedio acabou na sexta, faz a pausa de 7 dias e no caso no sabado comeca outra cartela e isso mesmo ? Minha mulher geralmente ven 4 dia apos a ultima pilula , e ja ten 5 dias completos e ainda nao veio ? Pode acontecer de vir no 6 ou 7 dia R Ela tomou todos comprimidos horario certo e ja tem mais de ano que toma .
A sua avaliação:
Lucy
Ola o que eu devo fazer se eu ingerir o anticoncepcional uma hr antes do meu horário, no meu caso eu confundir a minha hr. Aguardo resposta obgd
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucy! Uma hora ou depois da hora habitual não tem problema, agora se você se esquecer de tomar por mais de 12 horas é que tem de ter cuidado e seguir as indicações da bula do seu anticoncepcional quanto aos esquecimentos. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Lucy ferreira
Gostaria de saber se é normal dentre da pausa de 7 dias o sangramento vir no 4º dia?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucy! É normal sim, por norma a menstruação só vem entre o 2º e o 4º dia de pausa depois do término da cartela. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossas dicas ;)
A sua avaliação:
Rafaela silva
Ola nao tiver relação sexual ainda!mas pretendo só posso tomar o microvlar no primeiro dia da menstruação?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rafaela! Para tomar o Microvlar pela primeira vez o recomendável é fazê-lo no primeiro dia da menstruação, caso não seja assim deverá esperar 7 dias para ter relações desprotegidas. Obrigada pelo comentário!
janaina
oi comecei a tomar microvilar gostaria de saber se a mestruacao for embora mesmo tomando os comprimido pode ter relacao sem risco de engravidar
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Janaina! Se você tomar o anticoncepcional direito, sem esquecimentos e sempre na mesma hora, não corre o risco de engravidar mesmo que tenha relações desprotegidas. Obrigada pelo seu comentário!
wanessa
Oi,quero tirar uma dúvida. Minha menstruação só é 3 dias,e eu só tomo o microvlar no ultimo dia da menstruação. Será que há algum risco de gravidez ? ou mesmo com a menstruação vindo só 3 dias só devo ingerir a pílula no 7 dia?
Edjane
Eumestroei na quinta mas vim comprar no domingo e agora como faco pra tomar eu tomo ou nao
Ana
Oii estava tomando o anticoncepcional miclovlar esperei a pausa de sete dias para menstruação.no oitavo dia comecei a tomar outro anticoncepcional minian ,fiz a pausa de sete dias mas minha menstroacao não desceu ..
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Você tomou a cartela anterior direito, sem esquecimentos e sempre na mesma hora? Quando é assim convém descartar a hipóteses de gravidez antes de iniciar uma nova cartela. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: drogariastarling.amawebs.com
Imagem: microvlar.com
Imagem: microvlar.com
1 de 3
Como tomar Microvlar