Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim


Qual é o colesterol bom e o colesterol ruim

"O colesterol é um esterol (lípido) que se encontra nos tecidos corporais e no plasma sanguíneo dos vertebrados", como como afirma a Wikipedia. Vulgarmente, se afirma que existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim, embora esta substância em si não seja prejudicial para o organismo humano, mas absolutamente necessária. Para que entenda a diferença entre estes dois tipos de colesterol, em umComo explicamos-lhe qual é o colesterol bom e qual é o colesterol ruim.

  • Colesterol bom


    O colesterol de lipoproteínas de densidade alta (HDL) é considerado como o colesterol bom, porque recolhe o colesterol não utilizado e devolve-o ao fígado onde é eliminado. Produz-se naturalmente no nosso organismo e ajuda a reduzir o nível de colesterol no sangue.

    O ideal é ter um nível de HDL superior a 60 mg/dL, embora quanto mais colesterol deste tipo se encontre no sangue, melhor. O colesterol bom aumenta com uma dieta rica em fibra e baixa em gordura, bem como praticando exercício físico regularmente.

  • Colesterol ruim


    O chamado colesterol ruim é o de baixa densidade (LDL) e é aquele que se acumula nas paredes das artérias, dificultando assim a correta circulação do sangue até ao coração. Desta forma, os níveis elevados deste tipo de colesterol aumentam o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, e portanto, é necessário ser controlado.

    Recomenda-se que mantenha o colesterol de baixa densidade a baixo dos 100 mg/dL e um nível superior a 160 mg/dL é considerado demasiado alto. O tabagismo, o consumo de álcool, a ingestão de alimentos com gordura de origem animal e o sedentarismo são algumas das causas do aumento do LDL e, portanto, da falta de HDL.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a qual é o colesterol bom e o colesterol ruim , recomendamos que entre na nossa categoria de Colesterol.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre qual é o colesterol bom e o colesterol ruim :


Vídeos em destaque
DIY Desenhos de natal Aulas de Matemática Experiências