Que alimentos posso comer se tenho gota


Que alimentos posso comer se tenho gota

A gota é uma doença metabólica em que o corpo apresenta uma dificuldade para processar os sais de urato afetando principalmente os rins e articulações, o que se pode transformar numa patologia dolorosa. Se lhe foi diagnosticado a gota, certamente já saberá que a alimentação baixa em ácido úrico é fundamental para evita que esta doença se agrave e se transforme em desconfortos e dores, por isso em umComo.com.br mostramos-lhe que alimentos pode comer se tem gota e quais os alimentos que deve evitar.

  • As proteínas


    Se sofre de gota deve estar muito atento ao seu consumo de proteína animal. O consumo de carne de bovina e suína deve ser moderado em extremo, pois fomenta a produção de ácido úrico tal como os mariscos, por isso limite o seu consumo para um par de vezes por semana. Os enchidos e patês também não são adequados para o a sua dieta diária por isso não abuse deles. Os ovos são recomendáveis mas não deve passar de quatro por semana. O tofu, bem como a soja ou o grão-de-bico (preparados ligeiramente) são excelentes formas de obter proteínas sem aumentar os níveis de ácido úrico.

  • Os láteos


    Os produtos láteos podem ser incluídos na dieta de quem padece de gota, mas é recomendável optar pelas versões mais ligeiras ou desnatadas no caso do leite, do iogurte, dos cremes de leite (natas), etc, e preferir sempre os queijos com menos gordura.

  • Frutas e verduras


    Quem sofre de gota deve limitar o consumo de tomate, aspargos, lentilhas, ervilhas, couve-flor e cogumelos por serem ricos em purinas, o que faz com que se gere ácido úrico. Os vegetais ricos em fibra como os espinafres e o brócolis são recomendados, uma vez que ajudam a eliminar o ácido úrico do sangue, o mesmo acontece com as frutas. Por isso acrescente estes alimentos à sua dieta diária e sentir-se-á muito melhor.

  • Cereais, farinhas e frutos secos


    Os frutos secos são ricos em fibra e muito bons para o organismo, mas de forma alguma deve abusar do consumo destes alimentos, lembre-se que também têm um importante conteúdo de gordura. Os cereais integrais, o arroz, o trigo e a aveia são importantes fontes de fibra que oferecem boas qualidades às pessoas que sofrem de gota, por isso pode acrescentá-los à sua dieta. Evite as farinhas e açúcares processados, bem como os produtos que não conferem nada ao seu organismo como os doces e os bolos.

  • Bebidas


    O álcool é muito prejudicial para as pessoas que sofrem de gota por isso é necessário limitar ao máximo o seu consumo, pois impede a correta expulsão do ácido úrico do corpo. Beba água em abundância e líquidos, infusões por exemplo, ou sucos naturais e alimentos que o ajudem a se manter constantemente hidratado e a expulsar as toxinas através da urina.

  • Avaliação médica


    Se tem problemas com o ácido úrico ou sofre de gota é importante que visite um médico com frequência para fazer exames regulares e seguir a preceito as indicações do seu médico para ter uma vida tranquila e saudável.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a que alimentos posso comer se tenho gota, recomendamos que entre na nossa categoria de As articulações .

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre que alimentos posso comer se tenho gota:


                

21 comentários


19-06-2014 Rosely Silva disse:
Quero saber o que posso comer, não o que posso
17-06-2014 waldir alves de faria disse:
tenho 55 anos e tenho gota,quais alimentos devo comer ou evitar.
07-06-2014 israelgodoy142@hotmail.com disse:
Meu nome é Israel, tenho crises de gotas constantemente gostaria de saber quais alimentos devo comer.
10-05-2014 jose carlos disse:
oi tenho gota tenho 41 anos gostaria de saber uqe devo fazer se tem algum cha para abaixar o nivel de acido urico
24-04-2014 elina disse:
q alimentos posso comer se tenho gota
28-03-2014 Sara disse:
Olá Airton, desde já agradeço o seu comentário. Veja os nossos artigos com remédios naturais para tratar o ácido úrico e que frutas são boas para esse problema: http://saude.umcomo.com.br/articulo/frutas-para-reduzir-o-acido-urico-6039.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-acido-urico-com-remedios-naturais-1834.html
28-03-2014 airton aparecido paes disse:
hoje estou lutando com o acido urico,então busco informação para resolver este poblema;pois sou cardiopata; e preciso continuar vivendo bem.se voce tem informações que servem para mim estou aguardando.grato airton.
06-03-2014 Usuário anônimo disse:
pq não ué kk
03-03-2014 lourdes disse:
gostaria que me forcessece um cardapio diario do que posso estar fazendo para comer tenho gota o mais rapido possivel ;obrigado
21-02-2014 Sara disse:
Ivanilda muito obrigada pelo comentário :)