Que alimentos posso comer se tenho gota


Que alimentos posso comer se tenho gota

A gota é uma doença metabólica em que o corpo apresenta uma dificuldade para processar os sais de urato afetando principalmente os rins e articulações, o que se pode transformar numa patologia dolorosa. Se lhe foi diagnosticado a gota, certamente já saberá que a alimentação baixa em ácido úrico é fundamental para evita que esta doença se agrave e se transforme em desconfortos e dores, por isso em umComo.com.br mostramos-lhe que alimentos pode comer se tem gota e quais os alimentos que deve evitar.

  • As proteínas


    Se sofre de gota deve estar muito atento ao seu consumo de proteína animal. O consumo de carne de bovina e suína deve ser moderado em extremo, pois fomenta a produção de ácido úrico tal como os mariscos, por isso limite o seu consumo para um par de vezes por semana. Os enchidos e patês também não são adequados para o a sua dieta diária por isso não abuse deles. Os ovos são recomendáveis mas não deve passar de quatro por semana. O tofu, bem como a soja ou o grão-de-bico (preparados ligeiramente) são excelentes formas de obter proteínas sem aumentar os níveis de ácido úrico.

  • Os láteos


    Os produtos láteos podem ser incluídos na dieta de quem padece de gota, mas é recomendável optar pelas versões mais ligeiras ou desnatadas no caso do leite, do iogurte, dos cremes de leite (natas), etc, e preferir sempre os queijos com menos gordura.

  • Frutas e verduras


    Quem sofre de gota deve limitar o consumo de tomate, aspargos, lentilhas, ervilhas, couve-flor e cogumelos por serem ricos em purinas, o que faz com que se gere ácido úrico. Os vegetais ricos em fibra como os espinafres e o brócolis são recomendados, uma vez que ajudam a eliminar o ácido úrico do sangue, o mesmo acontece com as frutas. Por isso acrescente estes alimentos à sua dieta diária e sentir-se-á muito melhor.

  • Cereais, farinhas e frutos secos


    Os frutos secos são ricos em fibra e muito bons para o organismo, mas de forma alguma deve abusar do consumo destes alimentos, lembre-se que também têm um importante conteúdo de gordura. Os cereais integrais, o arroz, o trigo e a aveia são importantes fontes de fibra que oferecem boas qualidades às pessoas que sofrem de gota, por isso pode acrescentá-los à sua dieta. Evite as farinhas e açúcares processados, bem como os produtos que não conferem nada ao seu organismo como os doces e os bolos.

  • Bebidas


    O álcool é muito prejudicial para as pessoas que sofrem de gota por isso é necessário limitar ao máximo o seu consumo, pois impede a correta expulsão do ácido úrico do corpo. Beba água em abundância e líquidos, infusões por exemplo, ou sucos naturais e alimentos que o ajudem a se manter constantemente hidratado e a expulsar as toxinas através da urina.

  • Avaliação médica


    Se tem problemas com o ácido úrico ou sofre de gota é importante que visite um médico com frequência para fazer exames regulares e seguir a preceito as indicações do seu médico para ter uma vida tranquila e saudável.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a que alimentos posso comer se tenho gota, recomendamos que entre na nossa categoria de As articulações .

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre que alimentos posso comer se tenho gota:


34 comentários


24-10-2014 disse:
me foi muito util , precisava urgente das informaçoes
14-10-2014 disse:
meucunhado descobriu que tenhe gota pofavor quais frutas pode comer qual tipo de feijâo pode comer se pode frango
21-09-2014 disse:
o tomate para quem tem gota é prejudicial
21-09-2014 disse:
tenho gota gostaria de uma dieta com mais detalhes de alimentos
20-09-2014 disse:
Gente ! excelente este artigo, ajuda bastante para tiara dúvidas e ajudar como se alimentar melhor. Valeu.
23-09-2014 disse:
Olá Rosália, muito obrigada por essas palavras valeu :) Continue a visitar-nos em umcomo.com.br! ;)
10-09-2014 disse:
eu descobri depois de tanto tratamento incorreto que as dores por todo corpo era de acido úrico. tem sido difícil pois trb fora e sofro muitas dores ainda estou com menos de um mês de tratamento.preciso de uma dieta especificada para meu dia á dia.
30-08-2014 disse:
bom dia eu estou com acido urico e com gastriti
02-09-2014 disse:
Olá Janailson, nesses links pode encontrar as indicações relativas à alimentação para quem tem ácido úrico e gastrite: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-comer-se-tenho-gastrite-3452.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-os-melhores-alimentos-para-reduzir-o-acido-urico-2345.html Obrigada pelo seu comentário :)
27-08-2014 disse:
Tenho gota. Estou com dúvidas sobre posso comer feijão e alface
12-08-2014 disse:
Arranhei meu cotovelo na parede, após uma semana ficou inchado, vermelho, quente e parecia que tinha líquido, o médico me receitou benzetacil e profenid injetável e cefalexina de 500 de 8/8hs durante 10dds. alegando ser bactéria, só NÃO tomei cefalexina. O que me chamou atenção é que o arranhou não tinha furo, ou pus justificando a bactéria. Um mês após fiz exames e constatou ácido urico 6.6 no sangue, constatou na urina tbm. Tive melhoras, mas ainda incomoda, fui ao médico pois estava com muitas dores lombar, me encaminhou para nutricionista e ortopedista, receitando para tomar Alopurinol 300mg duas vezes ao dia. Sou hipertensa e estava de férias quando o ocorrido, comendo e bebendo de tudo!!! Minha pergunta: pode ter sido crise de gota? a medicação esta correta? Muito obrigada
18-08-2014 disse:
Pode até ser que sim, que seja uma crise de gota, porém, você pode constatar com um exame para medir seu acido urico para confirmar. O estranho é que os primeiros medicamentos não são para este problema, o ALOPURINOL sim é remédio para baixar e controlar o acido urico......Quanto a boca aberta de férias comendo tudo de bom, pode com certeza ter aumentado seu acido urico ( gota ), pois, quanto estamos afetado não podemos comer quase nada, o recomendado é frango e peixe grelhado e bastante verduras......Sofro com este problema a mais de cinco anos e não consigo baixar o meu peso que é atualmente 110 kg que tambem é forte aliado para corrigir este problema......
30-07-2014 disse:
poderia passar pra nós uma dieta,ou seja uma lista de alimento que não podemos comer, as que tem são poucas ... por favor desde já obrigada.
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom