Alimentos para perder gordura do abdômen

Alimentos que ajudam a emagrecer

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 28 março 2024
Alimentos que ajudam a emagrecer

Os melhores alimentos que ajudam a emagrecer são café, canela, carnes magras, gengibre, chá verde, nozes, pimenta, brócolis, entre outros, por isso são altamente recomendados para quem deseja atingir seu peso ideal. Vale destacar que o metabolismo funciona modificando a natureza de algumas substâncias para extrair delas a quantidade de energia e nutrientes que o corpo necessita para o desenvolvimento, resposta a estímulos, reprodução e sobrevivência em geral. Esse processo é realizado no interior das células, por meio de diversas substâncias orgânicas, conhecidas como enzimas, que são responsáveis ​​por produzir as reações bioquímicas mais favoráveis ​​ao organismo, evitando aquelas que não são.

A seguir, no umCOMO, mostraremos alguns dos alimentos que ajudam a emagrecer, conseguindo assim a perda de peso.

Também lhe pode interessar: Como tomar maca peruana para emagrecer

Índice

  1. Chá verde
  2. Café
  3. Nozes
  4. Guacamole
  5. Pimenta
  6. Maçãs
  7. Canela
  8. Chocolate amargo
  9. Brócolis
  10. Lentilha
  11. Outros alimentos que ajudam a emagrecer
Ver mais >>

Chá verde

O chá verde, ou Camellia sinensis, fornece catequinas e teína ao organismo, graças às suas propriedades termogênicas, que atuam estimulando o metabolismo para que o corpo gaste mais energia e assim promova o emagrecimento. Além disso, recomenda-se beber chá matcha, um tipo de chá verde japonês.

Aqui te contamos Como emagrecer com chá verde.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Chá verde

Café

A cafeína é um composto que atua diretamente no sistema nervoso central, fazendo com que o metabolismo seja acelerado e a gordura corporal seja queimada, resultando em rápida perda de peso. Porém, deve ser consumido com moderação, sem ultrapassar 4 xícaras por dia.

No caso de gestantes é melhor evitá-lo, assim como no caso de quem sofre de hipertensão. Para esse grupo, existem outros tipos de alimentos que ajudam a manter o peso.

Neste outro post você poderá ler sobre Os benefícios do café.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Café

Nozes

Comer nozes promove a perda de gordura, principalmente aquela localizada no abdômen. Portanto, muitas pessoas as consomem diariamente. Da mesma forma, as nozes causam saciedade e equilibram os níveis de açúcar no sangue. A recomendação é consumir 5 nozes por dia.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Nozes

Guacamole

A origem do guacamole é mexicana e seus efeitos são benéficos para saciar e queimar gorduras, pois ajuda a acelerar o metabolismo. Para preparar o guacamole, você deve triturar e misturar ¼ de cebola fresca, 2 abacates, ¼ de tomate, suco de 1 lima ou limão e coentro.

Se quiser um sabor mais picante, pode adicionar pimenta serrano, ingrediente que recomendamos fortemente se seu objetivo é, além de se alimentar de alimentos saudáveis, acelerar o metabolismo para gastar mais calorias e queimar gordura. A razão é que qualquer tempero picante acelera os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea (por isso sentimos mais calor e suamos) e, portanto, acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Guacamole

Pimenta

O principal composto da pimenta é a capsaicina, que é o responsável pelo sabor picante característico, e isso faz com que a temperatura do corpo aumente, acelerando o metabolismo e a perda de peso. A pimenta pode ser adicionada a diversas receitas. Porém, quem sofre de refluxo, gastrite, hipertensão ou úlcera deve usar com muita cautela, e quem sofre de hemorroidas deve evitar sua ingestão.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Pimenta

Maçãs

O melhor da maçã é comê-la com casca, pois isso aumenta a quantidade de fibra que se ingere, bem como a presença do ácido ursólico, composto favorável no processo digestivo, dando os nutrientes e a energia necessária para o dia a dia. As maçãs saciam, regulam a glicemia, melhoram o trânsito intestinal e, tudo isso junto, ajuda a perder peso.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Maçãs

Canela

O composto desta especiaria é o cinamaldeído, que promove a queima de gordura corporal, pois acelera o metabolismo. A canela pode ser consumida tanto em pó quanto em pau. Sugere-se adicioná-la ao leite, iogurte, chás ou frutas. Pessoas que tomam medicamentos para diabetes, anticoagulantes ou sofrem de problemas cardíacos devem conversar primeiro com seu médico.

Conheça mais sobre A canela reduz o açúcar no sangue?

Alimentos que ajudam a emagrecer - Canela

Chocolate amargo

A gordura monoinsaturada está presente no chocolate, mas ajuda a queimar a gordura localizada no abdômen. Porém, o chocolate a ser consumido deve ser aquele cujo teor seja maior em cacau, no mínimo 80%.

Recomendamos que você descubra se chocolate tem cafeína.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Chocolate amargo

Brócolis

Depois que uma pessoa consome brócolis, o corpo transforma seus compostos em uma substância a qual são atribuídas propriedades anticancerígenas, o sulforofano. Essa substância é o que ajuda a queimar gordura. A recomendação é não ferver o brócolis por muito tempo. Pode ser temperado com azeite e alho para potencializar os efeitos.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Brócolis

Lentilha

A lentilha contem ferro, que ajuda a queimar gordura, e também fornece vitaminas do grupo B, que ajudam a converter a gordura em energia, por isso é amplamente recomendada para perder peso, mas deve-se evitar prepará-la com chouriço, por exemplo, pois este alimento contém muita gordura.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Lentilha

Outros alimentos que ajudam a emagrecer

Além dos alimentos explicados, outros que também são recomendados para perder peso e queimar gordura são:

  • Gengibre
  • Chá de flores da Jamaica
  • Carnes magras
  • Tomate
  • Sementes de chia
  • Iogurte
  • Alho
  • Funcho
  • Cúrcuma
  • Chicória
  • Espargos
  • Endívia
  • Alface
  • Espinafre
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Salsão
  • Abobrinha
  • Abóbora
  • Cebola
  • Vagens
  • Pepino
  • Toranja

Cada pessoa deve consultar seu médico ou nutricionista de confiança para fazer consumo destes alimentos para emagrecer, pois devem ser consideradas as condições individuais.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Outros alimentos que ajudam a emagrecer

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que ajudam a emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Alimentos que ajudam a emagrecer