Reduzir a acidez

Azia após comer banana, é normal?

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 26 setembro 2023
Azia após comer banana, é normal?

Existem algumas pessoas que sofrem de azia quando comem banana. No entanto, será realmente que o alimento tão comum na alimentação do brasileiro traz malefícios para o estômago ou pro trato gastro intestinal no geral? Pois é, traremos reflexões e informações acerca das qualidades da banana para o organismo e sanaremos a dúvida de quem acredita que a banana é causadora da azia.

Se você se está perguntando "Por que tenho azia quando como banana?" ou "Azia após comer banana, é normal?", fique sabendo que a resposta é não! A banana não é responsável pela queimação, sendo na verdade um dos alimentos recomendáveis para o combate de muitos problemas gastrointestinais. Por se tratar de um alimento nada ácido e muitas vezes alcalino, podemos afirmar tranquilamente que a Banana não é responsável pela azia que você sente. Continue lendo este artigo do umCOMO para saber mais sobre o tema e desvendar outros mistérios sobre essa fruta, trazendo os benefícios e malefícios do alimento.

Também lhe pode interessar: Como tratar a azia

Índice

  1. Por que tenho azia quando como banana?
  2. Banana causa queimação?
  3. Banana é bom para queimação?
  4. O que comer quando está com azia?
  5. Frutas que causam azia

Por que tenho azia quando como banana?

Existem muitas causas para ter azia quando se come banana. Apesar disso, não é possível afirmar com precisão qual que é a grande motivação para isso. Existem, sim, algumas razões prováveis: a primeira é que você provavelmente está comendo bananas verdes. Bananas verdes possuem muito mais amido do que bananas maduras, podendo chegar a doze vezes mais na quantidade dessa substância se comparada as comumente consumidas. Por se tratar de um alimento excessivamente verde, isso pode dificultar a digestão do alimento, causando excessiva acidez e muita dor na barriga de quem for responsável pela digestão.

Mesmo assim é muito difícil que isso aconteça, pois vários nutrólogos acreditam que a banana verde é uma ótima proteção ao estômago, graças aos próprios amidos e pelo caráter alcalino da banana. Logo, não é muito plausível que a primeira causa da azia seja a banana. Ou seja, esse é um ponto de discordância entre os especialistas em nutrição, sendo a maioria favorável à segunda tese.

Num segundo caso, você pode ter síndrome do cólon irritável. No entanto, nesse caso, não é somente a banana, mas qualquer alimento basicamente que é capaz de deixar você com azia. Porém, a azia e a diarreia são muito comuns naqueles que tem a síndrome do cólon irritável quando esses consomem a banana, que tem muita força na hora de atacar essa síndrome. Se você deseja entender melhor as questões relacionadas com esse distúrbio, dê uma lida em Quais são os sintomas da síndrome do Cólon Irritável.

Banana causa queimação?

Não. A banana não somente não é responsável pela queimação como também é um dos alimentos certas vezes recomendável para o combate aos problemas gastrointestinais. Por se tratar de um alimento nada ácido e muitas vezes alcalino, podemos afirmar tranquilamente que a Banana não é responsável pela queimação.

Afirmamos portanto que existe algum costume sua alimentação, provavelmente relacionada à qualidade dos outros alimentos que você está comendo que podem estar de alguma maneira relacionada com a queimação pela qual você culpa a banana. Para dar uma revisitada na sua prática alimentar, dê uma olhada no nosso artigo Por que tenho azia e entenda o que está causando esse desconforto em você. Talvez seja cebola.

Banana é bom para queimação?

Sim. A banana é uma ótima pedida para quem tem um problema de queimação. É certo que a melhor dieta para quem possui grandes problemas de refluxo e para quem tem problemas de acidez no estômago possui baixa acidez, a principal característica para reduzir as dores e problemas relacionados ao gastrointestinal.

Portanto, banana é bom para reduzir a queimação, só precisa ser acompanhada de outros alimentos, como o pão integral, além de outras coisas como por exemplo hortelã, manjericão e sardinha e de uma redução de alimentos com caráter ácido, como abacaxi, limão e tomate. Só que é preciso ficar atento, além de dar uma lida em nosso artigo Tratamentos caseiros para azia, que pode te ajudar equilibrar essa dieta e reduzir a queimação.

Acidez e banana nanica

A banana prata e a banana ouro são realmente muito boas para a gastrite. No entanto, a banana nanica é um pouquinho mais ácida do que as normais. Só que somente com grandes ingestões de banana nanica que você pode começar a ter uma sensação de acidez. A questão é a seguinte: quanto mais verde a banana, menor sua acidez, logo, é difícil ter gastrite ou mesmo qualquer tipo de azia com banana nanica.

Leia também: Como tratar a gastrite

O que comer quando está com azia?

Se você está buscando alimentos indicados para os momentos em que sofre de azia, essa lista é para você:

  • Melões e Melancia
  • Aveia
  • Pão
  • Alho-poró
  • Arroz
  • Batata
  • Peixe
  • Espargos
  • Couscous
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Clara de ovo

Veja também: 10 soluções caseiras para aliviar azia - Antiácidos naturais

Frutas que causam azia

Ao contrário das bananas, algumas frutas podem provocar e piorar a azia. Confira quais são as frutas que pioram este quadro:

  • Tomate
  • Toranja
  • Laranja
  • Frutas secas

Além das frutas, tome atenção a esses outros alimentos que também devem ser evitados por quem sofre de azia:

  • Refrigerantes
  • Chocolate
  • Comidas picantes
  • Menta
  • Queijos
  • Bebidas alcoólicas

Dica: Saiba mais sobre o tema no artigo "Quais alimentos causam azia".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Azia após comer banana, é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
WILSON
Dizer que limão causa azia é um erro. Suco puro de limão combate a azia, que passa na hora.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Wilson, agradecemos o seu comentário e já fizemos a alteração no texto. Esperamos que você continue nos acompanhando. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Rosa Maria
A banana só não dá azia, para quem tem essa sensibilidade , se for cozida. Pode colocar manteiga enquanto quente. Fica deliciosa.
A sua avaliação:
Rômulo Amorim
Este post, apesar de interessante, não foi bem feito. Essas afirmações de que a banana não causa azia não foram felizes, uma vez que várias pessoas tem problemas de azia e queimação ao ingerirem a banana madura.

Eu fiquei por anos sem comer a banana caturra, há pouco tempo fui comer uma banana caturra bem madura e tive a mesma azia. Não tem como ter sido por outro alimento, uma vez que estou fazendo dieta restrita e treino de musculação, então sei bem o que estou comendo no meu dia a dia.

Portanto, as afirmações do post caem por terra na minha e na experiência de outras pessoas que sentem a mesma coisa.

De qualquer forma eu agradeço a oportunidade de poder deixar a minha opinião nos comentários e espero que ajude alguém que esteja preocupado com a situação a perceber que cada pessoa terá uma reação e cabe a ela, testar outras bananas e, caso continue a ter azia, retire o alimento de sua lista ou aprendar a lidar com os efeitos da ingestão do mesmo.
A sua avaliação:
Victoria
Para não ter azia ao comer banana vc deve mastigar bem até ficar liquida ( com muita saliva), só então engula. Beba água entre as refeições.
A sua avaliação:
Rute
Amo banana mais infelizmente ela me faz muito mal .tenho azia fico por morrer 😕😕😕
A sua avaliação:
Bruna
Toda vez que eu como banana maçã me dá queimação, minha barriga incha e tenho muitos gases, e isso só acontece qdo é com a banana maçã, as outras eu como e não sinto nada.
Jarde Dembiski
Olha, sinceramente essa avaliação de que a banana não causa azia deve ser revista, pois, sempre que como banana (madura sempre) sinto azia e uma queimação na garganta e, não tem nenhuma relação com outros alimentos. Já cortei o pão caseiro da minha alimentação que também me dava azia, mas banana é irresistível.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Jarde, como comentado no artigo, o pH da banana pode variar, por isso em algumas pessoas causa azia e em outras não.
Ideni a Deluque
Comigo acontece exatamente isso.Fiz vários testes, com variedades e também as maduras e sempre que como uma ja me da azia!!
Flavia
Achei que era só eu. Quando como banana bem madura sinto muita coçeira e um incomodo grande na garganta. A azia inicia 15min após a ingestão, seja madura ou mais verdinha.
Portanto, discordo totalmente deste artigo.
Ademir Da Silva
Eu como banana sinto queimacao na garganta
Raniele
A banana é sim um alimento ácido, o pH dela é de 4,6. Não sei de onde tirou que era alcalino
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Raniele. Como comentado no texto, o pH muda de acordo com o tipo de banana. Obrigada pelo seu comentário!
Matheus Furtado
Boa noite editora, pode citar um exemplo de banana com ph alcalino? Pois gostaria de ir atrás pra comprar. Todos que vi até agora tem PH ácido
A sua avaliação:
António Costa
Li a matéria e embora exista todo o embasamento científico eu sempre tenho azia após comer banana, sejam as de mercado quanto as colhidas aqui no sítio onde moro que foram amadurecidas naturalmente.
Não é questão das outras coisas que como e que podem fazer mal, a coisa é simples, comeu... Azia
Fiz exames e fui diagnosticado com intolerância a lactose então eu imaginei que talvez ao parar de ingerir o leite a banana deixaria de fazer mal, mais uma decepção...
Ou seja, a matéria afirma que a banana não dá azia... Claro que não quem dá azia por causa da banana sou eu. Então vamos parar com esse negócio de estar falando a verdade por causa dos estudos e tals... Se quiser afirmar venha aqui me estudar primeiro... Rsrsss
Lia M
Falam que a banana pode see consumida no tratamento de quem tem gastrite,eu adoro banana, mas toda vez que como, quase sempre me dá azia, por isso evito
A sua avaliação:
Sueli
Pão é horrivel para quem tem azia.
Victoria
mastigue muito muito muito p colocar bastante saliva , que contem enzima para digestão do amido.
Azia após comer banana, é normal?