Outros medicamentos

Azitromicina - Indicações e efeitos colaterais

Azitromicina - Indicações e efeitos colaterais
Imagem: kernpharma.com

Quer saber mais sobre a Azitromicina? Neste artigo de umComo vamos explicar para você as indicações, bem como os efeitos colaterais, posologia e contra-indicações desse medicamento. A Azitromicina é um antibiótico cuja substância ativa é a azitromicina di-hidratada. Este medicamento de solução oral pode ser encontrado à venda sob os nomes comerciais de Azi, Azitrix, Zitromax, Astro, Azitrolab, entre outros. Este antibiótico é usado para tratar doenças infecciosas, diarreia, infecções respiratórias e doenças de transmissão sexual. Continue lendo e fique sabendo mais sobre a Azitromicina.

Índice

  1. Indicações
  2. Efeitos colaterais
  3. Posologia
  4. Contra-indicações

Indicações

A azitromicina é um medicamento eficiente contra várias bactérias como a Legionella, Salmonella, Streptococcus, entre outras, o que a torna em uma ótima aliada no tratamento das seguintes condições:

  • Infecções do trato respiratório inferior como bronquite e pneumonia;
  • Infecções do trato respiratório superior como sinusite e faringite;
  • Otite média;
  • Uretrite;
  • Cancro mole (doença de transmissão sexual);
  • Infecções genitais devido à bactéria Chlamydia trachomatis ou Neisseria gonorrhoease;
  • Gonorreia.

Efeitos colaterais

No geral a azitromicina é bem tolerada, ainda assim pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Náuseas;
  • Vômitos e diarreia;
  • Dispepsia;
  • Desconforto abdominal;
  • Prisão de ventre;
  • Flatulência;
  • Fezes amolecidas.

Caso haja alguma reação alérgica face ao medicamento, deve interromper de imediato o tratamento com azitromicina e consultar o seu médico.

Posologia

A posologia da azitromicina vai depender do tipo de condição a tratar e, deverá seguir sempre as indicações do seu médico quanto à posologia e duração do tratamento. Normalmente costuma-se tomar 1 comprimido de 500 mg por dia durante 3 dias. No entanto, em casos de clamídia, gonorreia ou cancro mole, devem ser tomadas 1000 mg do medicamento em dose única. Em crianças, a azitromicina só deverá ser administrada em crianças que pesem mais de 45 kg, neste caso a dose será a mesma que para os adultos.

Azitromicina - Indicações e efeitos colaterais - Posologia
Imagem: news.med.br

Contra-indicações

Este antibiótico é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade à azitromicina ou a qualquer outro componente da fórmula. Pacientes com problemas hepáticos, como hepatite ou cirrose não devem tomar azitromicina, uma vez que pode ser prejudicial para o fígado. Estudos revelaram que a azitromicina durante a gravidez não causa qualquer dano ao feto. O mesmo acontece durante o período de amamentação, em que a substância não é excretada no leite materno. No entanto, o uso de azitromicina durante a gravidez e período de lactação deverá ser avaliada primeiro pelo seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Azitromicina - Indicações e efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Respeite sempre as orientações do seu médico quanto à posologia e duração do tratamento com Azitromicina.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
élida fabiola fontanini
por favor estou desesperada ,minha filha de 10 anos estava com dor de garganta e febre o médico receitou azitromicina di-hidratada 900mg eu dei somente uma dose ,isso a noite ,e pela manhã ela estava com o corpo todo cheio de manchas vermelhas e coçando muito voltei ao hospital então médico deu um antialergico melhorou ,após 6 horas começaram a voltar ,preciso saber se é normal essas manchas irem e voltarem ,o médico diz que sim ,mas como mãe preciso de mais opinião por favor alguem me ajude
A sua avaliação:
Patrticia Pereira Cavalle
olá boa noite, meu filho tem 4 anos e 2 meses, e pesa 14,6, e ta com sinusite, a pediatra dele receitou azitromicina de-idratada de 600mg, ela passou pra ele tomar de 12/12 horas, durante 4 dias, só q com dois dias acabou o rémedio, depois eu vi na bula do rémedio que deve tomar 1 vez ao dia, to desesperada de dar algum efeito no meu filho, ele graças à Deus ele não teve nada, grato de puder me responder.
rosa
na receita dizia 1 comprimido ao dia ou noite tomei um ao dia utro a noite 5 comprimidos fiquei com o rosto inchado e vermelho o que fazer?
Ilma
Oi , tomei azitromicina na primeira semana de gestação estou preucupada.o que pode acontecer com meu bebê.
Imagem: kernpharma.com
Imagem: news.med.br
1 de 2
Azitromicina - Indicações e efeitos colaterais