PARTILHAR

Dulcolax - Indicações, uso e efeitos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Dulcolax - Indicações, uso e efeitos
Imagem: panvel.com

Dulcolax é um medicamento indicado para pessoas que procuram um alívio da prisão de ventre. Este medicamento pode ser encontrado sob a forma de drágeas, pérolas e gotas e tem como substância ativa bisacodil. Dulcolax promove um alívio da prisão de ventre entre 6 a 12 horas após a sua ingestão. Se quer saber mais acerca do Dulcolax, em umComo vamos abordar as indicações, posologia e efeitos colaterais.

Também lhe pode interessar: Zovirax - Indicações, uso e efeitos

Indicações Dulcolax

Como já foi referido no início, Dulcolax é indicado para o tratamento de constipação intestinal. Além disso, Dulcolax pode ainda ser utilizado em procedimentos diagnósticos, pré e pós-operatório, em exames radiológicos onde seja necessário uma limpeza prévia ou em outras condições que exijam facilitação de evacuação intestinal. Em pacientes com fissuras anais ou com hemorroidas, o Dulcolax também pode ajudar as evacuações.

Modo de uso Dulcolax

Para o tratamento da constipação intestinal, a dose recomendada de Dulcolax para adultos e crianças com mais de 10 anos é de 1 a 2 drágeas por dia (5 a 10 mg). Deve tomar de preferência à noite para evacuar na manhã seguinte. As drágeas não devem ser tomadas com líquidos que reduzem a acidez no trato gastrointestinal superior, o melhor será tomá-las com água. Em crianças dos 4 aos 10 anos de idade, a dose recomendada é de 1 drágea (5 mg) ao dia. Dulcolax atua entre 6 a 12 horas após a ingestão das drágeas, pelo que ocorrerá um estímulo ao intestino e por conseguinte um alívio da prisão de ventre.

Em procedimentos diagnósticos, no pré e pós operatório ou em outras condições que exigem uma facilitação de evacuação facilitada, Dulcolax deve ser sempre utilizado sob supervisão médica. A dose recomendada para adultos e crianças com mais de 10 anos é de 2 a 4 drágeas na noite anterior ao exame. Na manhã do exame, deve ser utilizado um laxante de alívio imediato, em forma de supositório. Em crianças entre os 4 e os 10 anos, a dose é de 1 drágea na noite antes do exame e de um laxante pela manhã.

É muito importante que siga sempre as orientações do seu médico no que diz respeito a doses, horários e duração do tratamento com Dulcolax.

Caso tome mais Dulcolax do que deveria, podem ocorrer sintomas como cólicas, diarreia e perda de líquidos, potássio e eletrólitos. Nestas situações, deverá consultar de imediato o seu médico.

Dulcolax - Indicações, uso e efeitos - Modo de uso Dulcolax
Imagem: annunaki.me

Efeitos colaterais Dulcolax

Como qualquer outro medicamento, também Dulcolax pode causar efeitos indesejáveis como cólicas, diarreia, náuseas e dor abdominal, estas são as reações mais comuns. Para além destas reações, também podem ocorrer tonturas, sangue nas vezes, desidratação, reação anafilática (reação alérgica), edema angioneurótico (inchaço idêntico à urticária) e síncope (perda de consciência), embora a sua ocorrência seja rara.

Contra-indicações Dulcolax

Dulcolax é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade ao bisacodil ou a qualquer outro componente da fórmula. Além disso, o medicamento não deve ser tomado por pacientes com:

  • Íleo paralítico;
  • Doenças inflamatórias agudas do intestino;
  • Obstrução intestinal;
  • Desidratação;
  • Dor abdominal grave associada a vômito e náusea;
  • Apendicite;
  • Condições hereditárias de intolerância a frutose ou galactose.

Estudos realizados não revelam efeitos indesejáveis ou prejudiciais do Dulcolax durante a gravidez ou em período de lactação. No entanto, grávidas e lactantes só deverão tomar Dulcolax sob orientação médica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dulcolax - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Caso esteja tomando algum medicamento, informe o seu médico.
  • Tome sempre Dulcolax sob orientação médica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Dulcolax - Indicações, uso e efeitos
Imagem: panvel.com
Imagem: annunaki.me
1 de 2
Dulcolax - Indicações, uso e efeitos

Voltar ao topo da página ↑