Partilhar

Como prevenir fissuras anais

Como prevenir fissuras anais
Imagem: luluzynhamimada.blogspot.pt

As fissuras anais são rachaduras ou pequenas úlceras localizadas nas dobras do ânus, mais concretamente na mucosa da região retal, um local de tecidos finos que é muito delicado. Esta situação pode ser muito incômoda para o paciente, causando dor ao defecar e algumas vezes sangramento. Apesar de ser uma patologia mais comum em bebês, os adultos também sofrem dela, sendo importante saber como prevenir as fissuras anais, principalmente quando somos propensos a elas. Neste artigo de umComo.com.br explicamos com detalhes como fazer isso.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma fissura anal
Passos a seguir:
1

As fissuras anais costumam se manifestar em pessoas que apresentam constantemente eliminação de fezes duras e de grande tamanho, contando com um trânsito intestinal pouco regular caracterizado muitas vezes pela prisão de ventre. Outro tipo de pacientes comuns são os que, pelo contrário, apresentam diarreias frequentes que causam a irritação do ânus, levando a rachaduras nas dobras locais.

Como prevenir fissuras anais - Passo 1
2

Por este motivo, melhorar os hábitos alimentares e realizar algumas mudanças pode garantir um trânsito intestinal mais adequado e evacuações menos incômodas para o paciente, ajudando assim a prevenir as fissuras anais.

Quando aparece prisão de ventre frequente e fezes duras, o melhor é ajustar a dieta aumentando a ingestão de alimentos ricos em fibra, como cereais integrais e frutas e verduras frescas, com o objetivo de regular o trânsito intestinal e, portanto, as evacuações.

3

Para prevenir as fissuras anais não é só importante prestar atenção à alimentação mas também à ingestão de líquidos. Consumir pelo menos 2 litros de água por dia é fundamental para garantir um trânsito intestinal adequado que permita evitar a prisão de ventre e o tipo de evacuações que causam úlceras anais.

4

Se as fezes continuarem sendo duras apesar de melhorar sua alimentação e ingestão de líquidos, causando dores ao evacuar, será importante consultar um farmacêutico para adquirir algum produto que as amoleça, facilitando o processo e reduzindo o problema.

5

Caso esta condição seja por diarreias frequentes, será muito importante determinar a origem das mesmas. Ir a um gastroenterologista é essencial para manter sua saúde e encontrar a origem do problema que pode derivar em úlceras anais.

No caso de pacientes com problemas como colite, intestino irritável ou doença de Crohn, é fundamental controlar a alimentação para prevenir fissuras anais. Se você sofre de qualquer uma destas doenças recomendamos consultar nossos artigos sobre como comer se tenho colite, como comer se tenho intestino irritável ou como comer se tenho a doença de Crohn.

6

Se depois de mudar sua dieta e seguir as sugestões deste artigo você continuar apresentando fissuras anais, é recomendável consultar seu médico para um tratamento profissional. Para mais informações convidamos você a ler nosso artigo como tratar uma fissura anal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir fissuras anais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir fissuras anais

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Edyane moreira
Oi tenho problemas de intetisno prequisoço e to com fissuras anais o q devo fazer?
José Nivan Seabra de Moraes
Muito bom deixou claro muitas cosas que por falta de conhecimento não resolvia meus sofrimentos. Mande para o meu e-mail novidades que me ajudem a ter uma melhor qualidade de vida. Obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Elaine
Oi estou grávida e estou com fissuras no ânus e o que posso fazer ou passar pra melhorar obrigado.

Como prevenir fissuras anais
Imagem: luluzynhamimada.blogspot.pt
1 de 2
Como prevenir fissuras anais

Voltar ao topo da página