Partilhar
Partilhar em:

Como comer se tenho diabete tipo 2

Avaliação: 4,9 (787 votos)
31 comentários
166 vezes partilhado
 
Como comer se tenho diabete tipo 2
Fonte: tecno-bip.blogspot.com.es

Ao falar de diabete nos referimos a uma condição crônica que se diagnostica quando o corpo perde a capacidade para regular e controlar a produção e os níveis de açúcar no sangue. Esta doença apresenta-se em duas formas possíveis: a diabete tipo 1 e a diabete tipo 2, cada uma com suas características particulares. No entanto os hábitos diários e a alimentação são fundamentais em ambos os casos para manter a doença controlada e não agravar o quadro.

Uma vez que os pacientes são diagnosticados surge em seguida uma pergunta chave: como comer se tenho diabete tipo 2? Em umComo.com.br damos alguns importantes conselhos para que você descubra a forma adequada de se alimentar se sofre desta patologia.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a diabetes tipo 2

A diabete tipo 2 e a alimentação

A diabete tipo 2 apresenta-se na idade adulta, quando o corpo continua produzindo insulina, mas o faz de forma insuficiente ou com pouca qualidade. A maior parte dos pacientes que sofrem este tipo de diabetes padecem de obesidade, sedentarismo e contam com um fator hereditário importante.

No caso da diabete tipo 2 a alimentação é um dos desencadeantes mais importantes, já que uma dieta alta em gorduras, carboidratos e açúcares, junto com a falta de exercício pode levar o corpo ao limite, afetando a produção de insulina. Uma vez que se diagnostica a doença, é fundamental cuidar da dieta para evitar complicações e um possível colapso.

Como comer se tenho diabete tipo 2: carboidratos

A quantidade de carboidratos que um diabético pode consumir diariamente será determinada por um especialista baseado no consumo calórico do paciente, nas atividades que realiza diariamente e no estado da doença. No entanto, é importante ter em conta que:

  • Sempre é preferível escolher carboidratos e farinhas integrais por serem as mais adequadas para o organismo do diabético, já que seu alto conteúdo de fibra favorece a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Massas, pães, biscoitos, etc, devem ser integrais.
  • É recomendável escolher carboidratos baixos em gordura, desta forma favorecemos nosso metabolismo que não pode processar de maneira adequada a gordura.
  • Devem ser incluídos legumes na dieta sempre com preparações leves, pois seu alto conteúdo de fibra favorece o organismo.
  • Não se devem eliminar os carboidratos da dieta de uma pessoa com diabete tipo 2, já que os mesmos são uma das bases nutricionais mais importantes do organismo, e uma fonte de energia, vitaminas, fibra e minerais.
Fonte: sportadictos.com

Como comer se tenho diabete tipo 2: legumes

O consumo de legumes e hortaliças deve passar a ser uma parte importante da dieta de quem sofre de diabetes tipo 2. Estes alimentos, além de oferecer uma contribuição nutricional importante, ajudam a saciar o apetite e manter a saúde.

Recomenda-se um consumo entre três e cinco porções ao dia, especialmente de vegetais de folha verde ou cor amarela intenso como brócolis, espinafre, cenoura, pimentão ou acelgas, pois são ricos em vitaminas, altos em fibra e contribuem com poucas calorias.

Fonte: dreamstime.com

Como comer se tenho diabete tipo 2: proteínas e lacticínios

Tanto no caso da carne ou do peixe como no dos lacticínios, o recomendável quando se tem diabete é ingerir de duas a três porções diárias, sempre tendo em conta um aspecto fundamental: devem ser escolhidos produtos com pouca gordura.

O peixe, a carne magra, o frango ou o peru são excelentes alternativas. Devem ser evitados qualquer tipo de alimentos frios ou optar só por aqueles com conteúdo de gordura reduzido. Os lacticínios devem ser igualmente baixos em gordura.

Fonte: kalipedia.com

Como comer se tenho diabete tipo 2: frutas

As frutas são também importantes na dieta das pessoas com diabete tipo 2, pois contribuem com vitaminas e nutrientes. Recomenda-se consumir entre duas e quatro porções por dia, tendo em conta o seguinte:

  • Sempre prefira a peça de fruta em vez do suco, pois contribuem com mais fibra e nutrientes
  • Nunca coloque nenhum tipo de açúcar extra na fruta, lembre-se que a mesma já contém açúcar de forma natural
  • Prefira sempre as frutas recomendadas para diabéticos em vez das outras
Fonte: frutasparadiabeticos.com

Como comer se tenho diabete tipo 2: gorduras, açúcares e álcool

Na pirâmide alimentar as gorduras, os açúcares, os bolos industrializados e as guloseimas localizam-se na parte mais alta da pirâmide, o que quer dizer que são os alimentos que menos devemos consumir diariamente. Quando se tem diabete, esta recomendação é especialmente importante. Por isso é necessário ter em conta que:

  • Os alimentos altos em gordura ou açúcar refinado devem ser evitados na medida do possível, pois não são bem processados pelo organismo e afetam a produção de insulina
  • Evite a comida fast food, as frituras, os pratos muito gordurosos ou pesados, os doces, sobremesas, tortas e bolos industrializados
  • Escolha sempre sobremesas livres de açúcar, sem açúcar agregado ou diretamente aptos para diabéticos
  • Compartilhe sempre os doces ou sobremesas com alguém, desta forma você ingere menos quantidade
  • Modere o consumo de álcool e consulte com o seu médico que tipo de bebidas alcoólicas você pode consumir e quais não, pois existem algumas que contribuem mais com açúcar para o corpo do que outras
Fonte: padreshispanos.com

Se você tem diabete tipo 2 tenha em conta que...

  • A diabete afeta o corpo influindo na regulação e produção dos níveis de glicose no sangue o que, se não for tratado a tempo, pode produzir importantes complicações de saúde que podem levar inclusive à morte
  • Praticar exercício é fundamental quando você padece de diabete, pois a atividade física ajuda a regular os níveis de insulina no corpo e melhorar nossa saúde
  • Outros hábitos negativos como o tabagismo afetam também os pacientes com diabete

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como comer se tenho diabete tipo 2, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (31)

Escrever comentário sobre Como comer se tenho diabete tipo 2

O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
Terezinha SOARES
DESCOBRI QUE TENHO DIABETE TIPO 2,fiquei muito criste pois sou aquela pessoar que come muito pouco inclusive doces não sou tão fã,dos doces sempre tive boa saude, sempre muito regrada a todos tipos e alimentação,estou chocada com resultados dos exames que fiz.não aceito tomar medicamento é possivel controlar o tal do diabete só com alimentação.FOI MUITO IMPORTANTE TUDO QUE LI EM COMO COMER SE TENHO DIABETE,OBRIGADA
Sara Viega
Oi Terezinha! Que bom saber que as informações foram importantes para você! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Jussan
Boa noite, meu pai tem diabete,gostaria de receber informações sobre sua alimentação
obrigado,Jussan
Sara Viega
A sua avaliação:
sueli
quero um cardapio para diabete tipo 2, afe , almoço , lanhe e jantar
susamar
Como comer se tenho diabetes ti po2 e não posso comer carboidratos
Joaquim Alves Neto
Sou diabético tipo 2 gostei das esplicações, sou sedentário em tudo numa fiz dieta, estou sentindo dificuldades de ereção o que faço?
Sara Viega
Oi Joaquim! Para além de falar com o seu médico sobre esse problema, poderá alguns alimentos que poderão melhorar a ereção neste artigo: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/alimentos-que-melhoram-a-erecao-4821.html
Fatima
Olá! Sou uma diabética tipo 2 tomo 2 medicação por dia. Sinto muita fome . sou ansiosa. E sofro com os comentários por me alimentar cada 3 horas. Por isso entrei no site pra saber como agir. Obrigada .
Sara Viega
Oi Fatima! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Éder Quintão Torres
Gostei muito do artigo. A linguagem é clara, objetiva, de fácil entendimento e aplicação. Irei passar o carnaval, no interior de Minas Gerais, com a minha irmã que foi diagnosticada há poucos dias com diabete tipo 2.
Sara Viega
Oi Éder! Que bom saber que o artigo foi do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e se divirta muito neste carnaval com a sua irmã :)
Vanda
Boa tarde, chamo-me vanda e a minha mae descobriu que tem diabetes tipo 2, mas a mefica nso lhe deu uma lista de vomo poderá ser a dua alimentação diária, simplesmente lhe disse para não comer massa, arroz, pão, feijão, grão. E so poderia comer legumes 1 peça de fruta por dia e 1 bolacha carne branca e prixe sem gordura, mas nao lhe disse o que lhe deu um programa de rejeição.como poderei arranjar essa lista.
Mauro Alberto
Quais legumes posso comer, pois tenho diabete tipo 2 ?
José Alberto Alves Mateus
Gostei muito de ler os artigos aqui publicados, grande ajuda a quem como eu é diabético. gostava imenso de ser informado do que posso comer. os meus diabetes são do tipo 2

Como comer se tenho diabete tipo 2
Fonte: tecno-bip.blogspot.com.es
Fonte: sportadictos.com
Fonte: dreamstime.com
Fonte: kalipedia.com
Fonte: frutasparadiabeticos.com
Fonte: padreshispanos.com
1 de 7
Como comer se tenho diabete tipo 2