Partilhar

Como eliminar os fungos dos pés

Como eliminar os fungos dos pés

Os pés são uma parte do corpo que a maioria das pessoas descuidam, no entanto é tão importante como as outras e é por isso que devemos tratar dela e mantê-la saudável. Além disso a estética dos pés é muito importante. Imagine o mau que seria quando usasse umas sandálias com uns pés muito descuidados! Alguns descuidos provocam fungos nos nossos pés, os quais são muito desconfortáveis uma vez que produzem ardor, transpiração excessiva, mau cheiro, etc. Por isso caso se tenha descuidado não se preocupe, porque em umComo.com.br ensinamos-lhe como eliminar os fungos dos pés.

Também lhe pode interessar: Como usar o vinagre de maçã para os fungos

Lave bem os seus pés

Todos os dias quando tomar banho certifique-se de lavar bem os pés para eliminar toda a sujeira e as bactérias, assim evitará a formação de fungos e mau cheiro. Escove a planta dos pés, as laterais, as unhas e no meios dos dedos, depois lave com bastante água para remover bem o sabão. Além disso, tenha em conta que para esta zona será muito melhor usar um sabão antibacteriano.

Como eliminar os fungos dos pés - Lave bem os seus pés

Seque bem os pés

Não importa o quanto você se esmerou a lavar os pés, agora demore o tempo necessário para os secar bem, especialmente no meio dos dedos. Evite deixá-los úmidos, uma vez que isso favorece e prolifera o aparecimento de fungos, criando o ambiente ideal para estes desagradáveis hospedes.

Como eliminar os fungos dos pés - Seque bem os pés

Coloque os pés em água com água sanitária

Num recipiente coloque água morna e uma tampa de água sanitária, mergulhe os seus pés durante 30 minutos, depois seque-os bem. Repita o procedimento durante duas semanas a cada dois dias e depois uma vez por semana para evitar os fungos. A água sanitária resseca a pele por isso deverá colocar creme hidratante todas as noite, apesar disso trata-se de uma forma simples de matar os fungos e melhorar a saúde dos seus pés.

Como eliminar os fungos dos pés - Coloque os pés em água com água sanitária

Vinagre de maçã

Também pode eliminar os fungos dos pés embebendo um algodão em vinagre e pressionando suavemente durante 20 minutos sobre a zona afetada. Tal como a água sanitária, o vinagre tem a capacidade de reduzir os fungos e evitar a sua proliferação. Neste artigo de umComo contamos-lhe de forma específica como usar o vinagre de maçã para os fungos.

Como eliminar os fungos dos pés - Vinagre de maçã

Use meias adequadas

Use meias de algodão e mude todos os dias, caso os seus pés transpirem muito mude-as várias vezes ao dia. É importante que o material das meias seja de algodão para permitir que os seus pés respirem adequadamente, prevenindo a transpiração. Lembre-se que a umidade junto com o calor são ideais para a formação de fungos.

Mude de sapatos

Se tem fungos nos pés é quase certo que estes também estejam nos sapatos, por isso mude-os ou lave-os bem para eliminar as bactérias, depois coloque talco. Além disso, é importante ter em conta que os melhores sapatos para prevenir os fungos são aqueles feitos em pele, pois permitem a adequada transpiração dos pés. Pelo contrário, o plástico e os materiais sintéticos aumentam a transpiração.

Fungos nas unhas

Conhece-se como onicomicose a invasão de fungos nas unhas, uma condição que causa o aparecimento de manchas amarelos e um aspeto desagradável destas. É mais comum que isto ocorra nas unhas dos pés, embora também possam aparecer fungos nas mãos. Para descobrir mais sobre esta condição, convidamos você a ler o nosso artigo sobre como curar os fungos das unhas.

Prevenir os fungos

Uma vez que tenha curado os seus pés e estejam livres de fungos, deve ter em conta os métodos que tem que seguir para conseguir evitar voltar a contagiar-se com a bactéria que lhe causou esta condição. De seguida, damos-lhe alguns conselhos para que esteja prevenido dos fungos, tome nota:

  • Utilize calçado adequado: evite os sapatos de plástico ou sintéticos e opte pelos que estejam feitos de materiais naturais como a pele ou o couro.
  • Seque bem os pés: depois de cada lavagem procure secar bem os seus pés com toalhas para evitar que fique umidade armazenada em alguma zona. Lembre-se que os fungos aparecem devido à umidade, por isso procure ter cuidado quando os lavar.
  • Pó talco: para evitar a transpiração e, assim, o aparecimento de umidade nos pés uma boa forma de o fazer é aplicando pó talco depois de cada duche.
  • Não ande descalço: tente nunca andar descalço e, menos ainda, em zonas públicas como chuveiros ou piscinas. Os fungos são altamente contagiosos e se alguém tiver, é provável que possa tê-los você também, por isso use sempre calçado.

Neste artigo de umComo damos-lhe mais conselhos sobre como prevenir os fungos nos pés para que saiba tê-los protegidos de infeções.

Como eliminar os fungos dos pés - Prevenir os fungos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar os fungos dos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como eliminar os fungos dos pés

O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
VALDO MEDEIROS
Ola, a muito tempo atras consegui combater os fungos com ANTIMICÓTICO LIFAR, mas esse medicamento agora não existe mais, até queria saber se existe outro com os mesmas propriedades.
lurdes
como curar fungos dos dedos peço ajuda
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Neli Gonçalves Negreira
Tenho,há algum tempo,uma espécie de fungo na sola dos pés.Jáa usei de tudo e nada adiantou. Quando eu noto que está nascendo uma nova pele,racham outra vez,coçam muito e racham,até a sangrar! O que poderia me curar?Não sei mais o que fazer!
A sua avaliação:
pretha
O limão rosa colocado no pé afetado também é um excelente remédio, vai arder muito mas é um santo remédio.
Editor umComo.com.br
Oi Pretha! Obrigado por partilhar esse remédio conosco ;)
A sua avaliação:
Ismenia
Gostei muito das dicas!!! Entre os meus dedos dos pés ficam com uma pele esbranquiçada, devo tirá las??
Rosália Pereira
Eu tenho um filho com fungos dos pés ele tem 11amos como é que poso fazer o tratamento é a onde se pode comprar a água sanitária
Richardson Antunes
Faz 2 anos que tenho coçeira e rachaduras no meu pé direito já fiz tratamento com comprimido
Jefferson sebastiao
Achei legal as dicas e vou experimentar a de usar água sanitária. Espero que te eu tenha resultados,pois esse essas bolhas nos pés incômodam muito!!
Cindy
Cuidado, não siga essa dica a risco. Água sanitária é muito toxica e pode causar câncer. Ela pode matar os tecidos da sua pele.
Lucas Fração
Seu texto refere-se a métodos preventivos (como não adquirir) e não tratamento (eliminar) os fungos. Assim, seu texto não é condizente com o título.
wilson jesus do nascimento
Meus pes quando estar calsado pega fogo e enche de bolhas.
Elias mileiro
E acredito que deve sentir bastante coceira. isso se chama desidrose, e não tem cura, mas pode encontrar algo que possa amenizar e suavizar essa doença..

Como eliminar os fungos dos pés
1 de 6
Como eliminar os fungos dos pés

Voltar ao topo da página