Partilhar

Remédios caseiros para os fungos nas unhas

Por Sara Viega. Atualizado: 17 fevereiro 2017
Remédios caseiros para os fungos nas unhas

Faz tempo que está com fungos nas unhas e não encontra forma de acabar com eles? Experimentou diferentes produtos que só danificam ainda mais suas unhas e sua pele, mas não consegue acabar com os fungos? Muita gente sofre de fungos nas mãos e/ou nos pés, algumas pessoas demoram inclusive anos até conseguirem eliminá-los. Neste artigo do umCOMO vamos mostrar para você diferentes remédios caseiros para os fungos nas unhas.

Também lhe pode interessar: Como usar o vinagre de maçã para os fungos

Vinagre de maçã contra os fungos nas unhas

Verta uma xícara de vinagre de maçã em um recipiente cheio de água morna. Coloque as unhas afetadas pelos fungos nesta mistura durante 15-20 minutos. Passado este tempo, seque bem as unhas com uma toalha ou papel. Se a sua pele se irritar, não faça isto todos os dias (a cada três ou quatro dias) ou coloque menos quantidade de vinagre de maçã. Se não se irritar poderá fazer isto todos os dias.

Também pode optar por eliminar os fungos nas unhas misturando o vinagre com outros ingredientes repletos de propriedades antibacterianas que melhorarão a sua condição: o limão, o alho e o alecrim. Para isso, vai precisar de:

  • 1 xícara de vinagre de maçã
  • 2 limões
  • 2 copos de água
  • 1 ramo de alecrim
  • 3 dentes de alho

Deverá preparar esta mistura colocando todos os ingredientes em uma panela e colocando para ferver durante 10 minutos. Uma vez pronto, deverá deixar esfriar um pouco, depois deverá umedecer um algodão com essa mistura e aplicar nas unhas que estejam infetadas com o fungo.

Deverá repetir este processo diariamente até ver que o fungo desapareceu por completo. No umCOMO explicamos-lhe como usar o vinagre de maçã para os fungos.

Remédios caseiros para os fungos nas unhas - Vinagre de maçã contra os fungos nas unhas

Azeite de oliva e óleo de orégano para eliminar os fungos das unhas

Outro dos melhores remédios caseiros para os fungos nas unhas é o azeite de oliva misturado com o de orégano, dois óleos com propriedades que lhe ajudarão a regenerar as células e a eliminar o fungo que está afetando a saúde das suas unhas. Além disso, conseguirão oferecer-lhe de novo a hidratação que esta zona do corpo precisa. Para preparar este remédio vai precisar de:

  • 3 gotas de óleo essencial de orégano
  • 1 colher de chá de azeite de oliva

Para o fazer, deverá misturar ambos os óleos em um mesmo recipiente até conseguir uma mistura homogênea. Depois terá apenas que aplicar todas as noites antes de ir dormir nas suas unhas para absorverem as suas propriedades durante toda a noite. Em um período de 10 ou 15 dias verá como as suas unhas voltam a estar saudáveis e em perfeitas condições.

O limão contra os fungos das unhas

O limão é conhecido pelas suas capacidades antibacterianas, ajudando a combater de forma eficaz a formação de fungos, por isso trata-se de um remédio caseiro para curar os fungos das unhas muito eficaz. Deverá fazer um suco com dois limões e colocar as unhas lá dentro durante 10 minutos. Se repetir este procedimento diariamente durante duas ou três semanas verá como, as suas unhas clareiam e ficam muito mais saudáveis.

Tenha em conta que o ácido cítrico que o limão contém atua como um antibiótico natural que elimina qualquer infeção que possa prejudicar a saúde das suas unhas, por este motivo, é um remédio ideal para mantê-las em perfeitas condições. Recomendamos que realize este método durante a noite porque o ácido pode causar manchas, sobretudo se entrar em contato com o sol.

Remédios caseiros para os fungos nas unhas - O limão contra os fungos das unhas

O alho contra os fungos nas unhas

Coloque 4 ou 5 dentes de alho em uma panela com água e coloque para ferver. Quando começar a ferver, tire do fogo e espere até que a água esteja morna. Depois mergulhe os pés ou as mãos das unhas com fungos durante 10-15 minutos. Repita várias vezes por semana, verá como graças às propriedades do alho, entre as quais se destaca o seu poder antifúngico, as suas unhas ficam saudáveis novamente.

Lembre-se que o alho é um ingrediente que atua como um antimicrobiano e um antibiótico e, por isso, consegue que qualquer fungo ou infecção externa seja eliminada de forma muito eficaz. Além do remédio que lhe demos, outra forma de aproveitar ao máximo os benefícios do alho para os fungos das unhas é amassar o alho e misturar com azeite de oliva, assim conseguirá uma pasta que poderá aplicar sobre as unhas durante 30 minutos por dia.

O óleo de rícino para eliminar fungos das unhas

Para aproveitar as múltiplas propriedades do óleo de rícino, vamos realizar uma preparação que nos ajudará a eliminar os fungos das unhas e conseguir recuperar a saúde desta zona do nosso corpo. Para isso, molhe um disco de algodão nesse óleo e aplique sobre a unha afetada, todas as noites, antes de ir dormir.

Depois coloque o algodão por cima da unha e imobilize-o com um emplastro para permitir que os seus benefícios penetram durante toda a noite, para o tratamento ser o mais eficaz possível enquanto dorme. Pela manhã, deverá apenas tirar o algodão e limpar a pele, seque bem e com um cotonete aplique uma ligeira camada do mesmo óleo e deixe secar.

Pode ir aplicando camadas leves de óleo de rícino durante todo o dia, pois assim conseguirá acelerar o procedimento de curação e eliminação do fungo.

Neste outro artigo do umCOMO explicamos-lhe diferentes truques de beleza com óleo de rícino.

Remédios caseiros para os fungos nas unhas - O óleo de rícino para eliminar fungos das unhas

O iogurte para tratar os fungos

Outro dos melhores remédios caseiros para os fungos nas unhas é o iogurte natural, um alimento repleto de probióticos, bactérias vivas que podem remitir a proliferação dos fungos e conseguir uma melhoria na saúde dos seus pés quase de forma imediata.

Para aproveitar estes benefícios, terá de usar apenas o iogurte natural e aplicá-lo sobre as unhas afetadas. Deixe secar durante uns 30 minutos e depois enxague com água morna para o limpar por completo. É importante se certificar que ficam bem secas para que a umidade não se acumule nas unhas, e para não aparecem novos fungos.

Óleo de árvore de chá

O óleo de árvore de chá também é um remédio caseiro ideal para os fungos nas unhas, pois conta com uma ação antisséptica que conseguirá eliminar qualquer infecção que haja na sua pele, como é o caso dos fungos. Para aproveitar as suas propriedades recomendamos que compre este óleo natural em alguma loja de produtos naturais ou especializada e, depois o aplique duas vezes por dia na unha afetada.

Recomendamos que opte por um óleo que seja o mais puro possível, de preferência 100%, para que a sua ação seja o mais eficaz possível. Em um período de 1 mês, aproximadamente, verá uma grande melhoria nos seus pés e os fungos irão minimizando.

Remédios caseiros para os fungos nas unhas - Óleo de árvore de chá

Como prevenir fungos nas unhas

Além de conhecer estes remédios caseiros, também é conveniente colocar em prática uma série de conselhos simples que podem ajudá-lo a prevenir os fungos nas unhas e conseguir umas mãos e/ou pés mais saudáveis.

De seguida, vamos lhe dar uma série de conselhos para conseguir evitar o aparecimento de novos fungos nas unhas:

  • Sapatos confortáveis: é essencial optar pelo uso de um tipo de calçado que seja confortável para o pé, ou seja, que não aperte demasiado a zona das unhas. Além disso, o material não deve ser sintético, para permitir que os seus pés transpirem facilmente.
  • Evite as umidades: os fungos aparecem nos ambientes úmidos e, por isso, é importante secar bem os seus pés depois do banho e que, quando vier da academia ou de fazer esporte, mude rapidamente as meias e o calçado para evitar estar muito tempo em um ambiente com umidade.
  • Máxima higiene em lugares públicos: espaços como piscinas, banheiros compartilhados, vestuários, etc, são zonas onde os fungos abundam e ocorre facilmente um contágio. Deve ir sempre corretamente calçado para não tocar no solo diretamente com a pele e nunca os compartilhar com ninguém.
  • Meias 100% de algodão: para evitar que a umidade se acumule na pele é recomendável usar meias que sejam de algodão, pois este material absorve a umidade e evita o aparecimento de fungos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para os fungos nas unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para os fungos nas unhas

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Edi Bitencourt
Achei ótimo estas dicas obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Edi! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
augusta maria lopes sanches
Achei que sera suficiente esses remedios caseiros para o fungo que esta em meu dedo obrigado.p
Editor umComo.com.br
Oi Augusta, muito obrigada pelo seu comentário :)
Maria Aparecida sousa
Tenho as minhas unhas dos pés escura e descascando , o que posso fazer.
vania
existe alguma coisa caseira que pode acabar com os vasinhos das pernas isso me incomoda muito são poucos ?, como posso fazer clareamento nos meus dentes caseiro nunca fumei mas meus dentes são escuros tenho muita vergonha fui ao dentista ficou muito caro o clareamento comprei algumas marcas de cremes dental mas não resolveu ex Colgate Luminous WHITE deu fui muita sensibilidade nos dentes
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Vania, nesse link você pode encontrar alguns remédios caseiros para tratar as varizes nas pernas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-as-varizes-com-remedios-caseiros-1957.html Quanto ao clareamento dos dentes, experimente esta receita caseiro com bicarbonato: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-branquear-os-dentes-com-bicarbonato-12133.html Espero que dê certo com você! Obrigada por comentar e continue seguindo as nossas novidades :)
vania
me ajude tem alguma coisa caseira para acabar com afitas pelo amor de DEUS desde criança que sofro com isso me ajude
marilene maria de lima
Tenho minhas unhas do pé todas escuras isso é fungo ??? como faço para eliminar ?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Marilene, confira nesse link os sinais de fungos nas unhas: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-tenho-fungos-nas-unhas-7326.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)

Remédios caseiros para os fungos nas unhas
1 de 5
Remédios caseiros para os fungos nas unhas

Voltar ao topo da página